técnico esportivo segurando prancheta

Halfpoint / Shutterstock O Coaching Esportivo trabalha aspectos relacionados ao desenvolvimento pessoal, profissional, emocional, social, físico e intelectual dos atletas e equipes.

Lidar com pressões, derrotas, contusões, desgaste físico e psicológico, superação de limites, quebra de obstáculos, rivalidade e tantas outras dificuldades e desafios faz parte do dia a dia de todo atleta, independentemente do esporte que pratica. Na busca pelo melhor lugar do pódio, essas pessoas dedicam-se muito tempo de suas vidas a longos e duros treinos, o que exige boas doses de força de vontade, desprendimento e disciplina.

As histórias de superação que fazem parte do mundo esportivo são muito usadas como metáforas para motivar as pessoas comuns a lutar pelos seus sonhos. Mas, quem protagoniza essas narrativas de fato sabe que não é nada fácil equilibrar o desenvolvimento físico com o psicológico e ainda exercitar a maturidade emocional para superar não somente as expectativas de seus torcedores e equipe, como as suas próprias.

O Coaching Esportivo é uma das ferramentas mais eficazes para orientar e conduzir os atletas e outras pessoas que atuam nesse ramo tão competitivo. O principal benefício desse método é que ele ajuda os seus clientes a saber lidar de forma positiva com as vitórias e derrotas, sem deixar que isso interfira em seu desempenho.

O que é Coaching Esportivo?

O Coaching Esportivo é um nicho do Coaching desenvolvido exclusivamente para atletas e todos os profissionais ligados às práticas esportivas, como técnicos, diretores esportivos, auxiliares, comissão técnica, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, nutricionistas, preparadores, assessores, entre outros.

Apesar de tanto o treinador esportivo, quanto o coach (profissional do Coaching responsável por aplicar as técnicas do coaching esportivo) terem como objetivo melhorar o desempenho de seus clientes e incentivá-los a dar o melhor de si, cada um atua de forma diferente e não devem ser confundidos.

PSC

Enquanto o técnico/treinador transfere os seus conhecimentos, técnicas e táticas relativas a um esporte específico, o coach esportivo trabalha aspectos relacionados ao desenvolvimento pessoal, profissional, emocional, social, físico e intelectual dos atletas e da equipe utilizando uma metodologia que engloba diversas áreas do conhecimento.

O Coaching Esportivo utiliza mais de cem ferramentas de Coaching, com foco na prática esportiva. A metodologia desenvolve temas como: práticas de liderança aplicadas ao contexto esportivo, comunicação e psicologia esportiva, programação neurolinguística aplicada ao esporte e cases, sempre com o objetivo de potencializar a performance e atuação dos atletas e demais profissionais.

Esse tipo de coaching tem um papel fundamental no desenvolvimento do atleta e da equipe como um todo. Seu trabalho vai muito além da aplicação de técnicas ligadas ao esporte, considerando também aspectos como valores, missão, objetivos, metas, sentimentos, pensamentos e outros comportamentos essenciais.

Enquanto o treinamento e preparação física trabalham o corpo do atleta, o coaching esportivo volta-se para a mente do esportista, ajudando-o a ter mais equilíbrio emocional diante das adversidades, desenvolver mais autoconfiança e trabalhar melhor em conjunto para apresentar uma boa performance física durante toda a competição, inclusive em momentos decisivos.

O coaching esportivo também ajuda a ampliar a visão estratégica, investindo em escolhas mais assertivas para atingir metas e objetivos, além de ajudar os seus clientes a manterem-se mais organizados e otimizar seu tempo.   

Coaching no futebol e em outras modalidades esportivas

No futebol brasileiro, grandes times como o Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Figueirense e Atlético Mineiro têm adotado o Coaching Esportivo como estratégia para alcançar melhores resultados. Mas o método também é muito solicitado por atletas individuais. Entre os medalhistas olímpicos que utilizam essa poderosa ferramenta estão César Cielo e Flávio Canto.

Benefícios do Coaching Esportivo

O Coaching é um método que surgiu do esporte na década de 1970. Apesar de suas técnicas serem muito empregadas em outros campos, o Coaching Esportivo ainda continua sendo utilizado como ferramenta para otimizar a performance de atletas principalmente nos Estados Unidos e Europa. Por aqui, como vimos, a técnica ultimamente tem sido muito solicitada em diversas modalidades.

A aplicação do Coaching Esportivo baseia-se na teoria sobre inteligência emocional do psicólogo Daniel Goleman, PhD pela Universidade de Havard. Segundo o estudioso, as emoções desempenham um papel fundamental no desempenho individual. Equilibrar mente e corpo, portanto, é fundamental para obter os resultados desejados durante as práticas esportivas. Nessa perspectiva, o Coaching Esportivo proporciona:  

  • Maior comprometimento com resultados;
  • Motivação pessoal e profissional;
  • Capacitação e desenvolvimento de habilidades esportivas;
  • Comunicação efetiva;
  • Capacidade de tomar decisões assertivas, de maneira rápida;
  • Desenvolvimento de foco, comprometimento e disciplina;
  • Inteligência emocional;
  • Autoconhecimento e autodesenvolvimento contínuo;
  • Definição de objetivos e prioridades;
  • Boa performance nas competições;
  • Trabalho em equipe.

Conheça o Coach Training Esportivo

Agora que você já sabe mais sobre os benefícios do Coaching Esportivo, gostaria de convidá-lo para  conhecer o Leader Coach Training Esportivo, a melhor e mais eficaz formação em Coaching focada em lideranças, atletas e todos os profissionais que atuam no meio esportivo.

Trata-se de um poderoso treinamento que, por meio de uma metodologia única e exclusiva, proporciona aos atletas desenvolvimento pessoal e profissional, melhorando a performance física, o controle emocional e, principalmente, os seus resultados.

O LCT Esportivo oferece apoio e orientação não só aos atletas em início de carreira, mas aos que estão em ascensão ou em processo de aposentadoria, ajudando-os a administrar suas carreiras de forma a atingir todos os seus objetivos.

Este artigo foi útil e interessante para você? Não deixe curtir e compartilhar o conhecimento com seus amigos em suas redes sociais.