“As pessoas são contratadas pelo seu conhecimento técnico e são demitidas pelo seu comportamento. Por isso, quem entende de pessoas leva grande vantagem no momento de liderar”.

É com essa valiosa frase, proferida pelo pai da administração moderna, o austríaco Peter Drucker, que iniciamos este artigo enaltecendo os méritos de um líder. Liderar é mais do que ter muitos conhecimentos em uma determinada área. É também ensinar, inspirar e organizar as pessoas, de modo que equipes de sucesso sejam formadas e que alcancem resultados extraordinários.

Por isso, é essencial que as empresas invistam não apenas nos treinamentos de capacitação profissional voltados aos colaboradores, mas também às formações de líderes. É nesse contexto que surge o conceito de leader training, prática corporativa de imensurável valor sobre a qual nos aprofundaremos a seguir. Para saber em que consiste esse treinamento e quais benefícios ele pode oferecer às organizações, é só continuar a leitura a seguir!

O que é leader training?

Leader Training, ou Treinamento de Liderança, é um programa para capacitação de líderes eficazes. Esse tipo de curso é voltado para o aprimoramento da performance e resultados dos profissionais que ocupam cargos de liderança, sendo realizado com a ajuda de ferramentas e recursos com foco no desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências.

No cenário atual, esse tipo de treinamento empresarial tem sido cada vez mais buscado. Isso tem acontecido porque a nova ordem para as empresas que querem se tornar competitivas e se manter no mercado é investir em pessoas e na construção de uma cultura organizacional bem alinhada entre os funcionários, garantindo que todos desempenhem os seus respectivos papéis em direção ao objetivo comum.

Os líderes são as peças-chave para essa missão, pois são eles os responsáveis por aplicar as estratégias de liderança na sua equipe, disseminando comportamentos favoráveis para o alcance dos resultados propostos pela organização. Lembre-se: “empresas são resultados de pessoas”.

O que se aprende em um leader training?

PSC

As responsabilidades de um líder não se resumem a dar ordens e a cobrar resultados. Elas vão muito além disso. Por isso, confira na sequência alguns dos itens que compõem a ação de um líder e que são desenvolvidos em um leader training.

  • Formação de equipes qualificadas: seleção de profissionais capacitados, de acordo com as funções e atividades que precisam ser feitas na equipe e de acordo com a cultura da organização;
  • Definição de objetivos: capacidade de estabelecer metas estimulantes, de acordo com a metodologia SMART, que afirma que todo objetivo deve ser: específico, mensurável, alcançável, relevante e ter prazos definidos;
  • Tomadas de decisão e planejamento estratégico: definição das ações estratégicas a serem executadas pela equipe para que o objetivo seja alcançado. Envolve a análise de dados e a capacidade de fazer escolhas eficazes;
  • Delegação de tarefas: distribuição de atividades aos membros da equipe, de acordo com as capacidades, competências, talentos, habilidades, conhecimentos, experiências e atitudes de cada um;
  • Supervisão contínua: presença do líder durante a execução das tarefas, a fim de tirar dúvidas, prestar auxílio e fazer correções, mas sem microgerenciar e sem tolher a criatividade, a proatividade e a autonomia dos liderados;
  • Comunicação clara e objetiva: transmissão de mensagens diretas e sem ruídos aos liderados, cumprindo os seus respectivos objetivos de forma consistente, humanizada e sem margem a interpretações equivocadas;
  • Motivação: capacidade de despertar nos membros da equipe o ânimo, a autoconfiança e a alegria de trabalhar, promovendo um clima de união e cooperação;
  • Avaliação de desempenho: definição de critérios técnicos para avaliar se o desempenho de cada membro da equipe correspondeu ou não ao que se esperava;
  • Feedback: comunicação dos resultados da avaliação de desempenho, com reconhecimento e valorização dos aspectos positivos e sugestões de melhorias para os aspectos que precisam de mais desenvolvimento;
  • Treinamento e desenvolvimento: compartilhamento de conhecimento, por meio de cursos, palestras e treinamentos, a fim de capacitar continuamente os membros da equipe, tanto em relação aos conhecimentos técnicos, quanto em relação ao comportamento e à própria cultura da empresa (hard skills e soft skills).

Quais são as vantagens de investir em líderes?

A professora de Administração de Empresas Cyntia Montgomery realizou uma pesquisa na Harvard Business School comparando o tempo médio em que uma empresa consegue se manter na liderança do mercado em que atua, de acordo com a prioridade de investimento:

  • Investimento em preço: 2 meses na liderança do mercado;
  • Investimento em publicidade e propaganda: 1 ano na liderança;
  • Investimento em manufatura: 3 anos na liderança;
  • Investimento em pessoas: 7 anos na liderança.

Outra pesquisa, feita pela PUC-Campinas com 10 executivos que passaram por um processo de coaching, apontou que:

  • 100% deles aperfeiçoaram a capacidade de ouvir;
  • 90% melhoraram a produtividade;
  • 80% melhoraram a flexibilidade;
  • 80% se mostraram mais abertos às mudanças organizacionais;
  • 70% conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.

O que é o Leader Coach Training?

Leader Coach Training consiste no maior movimento já idealizado no Brasil e no mundo para a democratização e a ampliação da acessibilidade da mais poderosa habilidade que um líder pode desenvolver: contribuir significativamente dentro das empresas, ajudando a desenvolver o potencial infinito das pessoas e alcançando resultados significativos e duradouros.

“O Leader Coach Training é o resultado de minha experiência de mais de 25 anos de trabalho em desenvolvimento de líderes e organizações, unido ao meu sucesso como administrador de empresas e empresário da maior instituição de coaching do Brasil. Tudo isso é alcançado por meio da aplicação prática da maior e melhor metodologia de desenvolvimento humano da atualidade: o coaching.” — José Roberto Marques, presidente do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching.

Qual é o objetivo do Leader Coach Training?

O objetivo desse treinamento é desenvolver, treinar e capacitar os participantes para utilizar o coaching como cultura organizacional e estilo de liderança, o que ocorre por meio de práticas que focam no alcance da mais alta performance.

Este treinamento oferece conteúdo exclusivo, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Coaching — IBC e Behavioral Coaching Institute — BCI, os maiores centros mundiais de coaching e liderança. Por que ser o mesmo líder se você pode ser ainda melhor? Conheça os nossos treinamentos!

E você, ser de luz, é ou tem vontade de ser um grande líder? Em quais aspectos você ainda precisa de mais desenvolvimento para que isso seja possível? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!