homem motivado

© Depositphotos.com / andresr A motivação pessoal é fundamental para quem quer manter o equilíbrio e alcançar o de sucesso, seja em seus relacionamentos, na profissão ou em sua vida em geral.

A motivação pessoal é uma forma de gerar iniciativa para uma ação. Ela é fundamental para quem deseja manter uma vida equilibrada e de sucesso em seus relacionamentos e profissionalmente.

Às vezes, o ambiente em que vivemos não colabora com a automotivação, pois vivemos cercados de fatos ou circunstâncias que vão influenciando de maneira negativa, tais como: violência, desemprego, materialismo, individualismo, egoísmo, competição e desigualdades sociais.

Entretanto, é preciso sempre ter em mente que são fatores como a força interna, o pensamento e suas habilidades particulares que levam à motivação. Embora os fatores externos tenham sua influência, devemos sempre manter o foco naquilo que acreditamos e desejamos para nós.

Continue lendo para saber mais a respeito da motivação pessoal e da sua importância para termos uma vida plena e feliz.

A importância da motivação pessoal

Motivação é um motivo que leva à ação, sem ela não fazemos nada. A motivação para preparar o jantar é a fome, assim como a motivação para estudar para um concurso é o sonho de conquistar a vaga desejada. Somos o tempo todo movidos por motivações, ora internas e ora externas.

PSC

Aqui iremos manter o foco na motivação pessoal, que é aquela que vem de dentro e é a mais poderosa. Afinal, em muitas situações precisamos realizar atividades que não foram motivadas por vontades internas, mas que são necessárias. Perceba que o desejo pessoal é muito mais poderoso do que a mera obrigação e é por isso que devemos olhar para dentro de nós.

Quando nos conhecemos e entendemos nossas verdadeiras motivações, conseguimos trilhar caminhos muito mais satisfatórios. Isso vale para a carreira, os relacionamentos e os projetos de maneira geral. Fazer aquilo que tem verdadeiro sentido para nós é extremamente recompensador e nos aproxima dos melhores resultados possíveis.

7 Dicas de motivação pessoal para obter resultados extraordinários

Se você deseja trilhar um caminho de desenvolvimento e sucesso, deve começar cuidando da sua motivação pessoal. Nela, se encontra a base para que se torne uma pessoa determinada, que sabe exatamente o que quer e não mede esforços para chegar lá. Veja, a seguir, algumas dicas poderosas que irão te ajudar nessa importante missão.

1. Evite supervalorizar os próprios erros

O erro é uma forma de adquirir sabedoria. Lembre-se: é errando que se aprende, pode parecer clichê, mas é uma grande verdade. Por isso, não se permitir errar é o mesmo que não se permitir crescer e evoluir. Uma pessoa que não tem medo de errar vai sempre tentar fazer o seu melhor, independentemente de erros e acertos.

É claro que é preciso ter cautela, pensar nas consequências e buscar sempre acertar, mas se o erro vier, ele não precisa ser visto como o fim do mundo. Em vez de buscar esquecer que errou, pare e reflita sobre as ações que teve que levaram a aquele resultado. Assim, poderá aprender para fazer diferente em uma próxima oportunidade.

2. Sinta-se feliz com sua vida

Aceite os desafios como uma forma de crescimento e sempre siga caminhos que te façam sentir bem. Felicidade, entusiasmo e motivação são capazes de gerar mais energia positiva dentro das pessoas, e essa energia é fundamental para manter o otimismo, que é uma fonte de motivação pessoal.

Em vez de condicionar a sua satisfação a grandes conquistas, saiba apreciar a jornada. Situações vistas como simples do dia a dia, como passar tempo com a família, ler um livro ou apreciar a paisagem pela janela são o que compõem a maior parte da nossa felicidade. Portanto, valorize as pequenas coisas e tenha sempre muitos motivos para sorrir e agradecer.

3. Saia da zona de conforto

Aprenda a entrar em um ambiente descontraído para explorar melhor as oportunidades que esses lugares têm a oferecer. Estar sempre com as mesmas pessoas, nos mesmos lugares, não é o bastante. É fundamental que explore novas coisas que reforcem a capacidade de alcançar seus objetivos e que o mantenha motivado e saia da zona de conforto.

Embora pareça confortável fazer sempre as mesmas coisas e não arriscar para crescer, com o tempo isso se torna incômodo. É no desconforto e na incerteza que reconhecemos a nossa força e crescemos através dela. Portanto, não tenha medo do novo, se abra e se permita conhecer novos universos.

4. Saiba exatamente o que deseja

Você sabe exatamente o que deseja para a sua vida? Se acha que essa pergunta tem uma resposta óbvia, saiba que não é bem assim, pois muitas pessoas não têm essa consciência, mesmo que acreditem ter. Isso acontece pela falta de autoconhecimento, o que leva a uma confusão entre as próprias vontades e as pressões externas.

É muito importante se conhecer e entender o porquê de cada desejo que se tem. Para isso, é preciso se questionar, refletir, se observar. Assim, saberá a origem dos seus sonhos e conseguirá identificar quando são genuínos, porque é daí que virá a sua motivação para persegui-los.

5. Evite a reclamação

Você já percebeu que as pessoas que mais reclamam são as que menos agem? Caso se identifique com esse comportamento, procure repensá-lo. Afinal, quando alguém se dedica à reclamação, deixa de focar no que realmente importa, que é buscar soluções para os problemas.

O indivíduo que reclama se coloca em uma posição de vítima, de alguém que não pode agir para mudar a situação. E a realidade é que sempre temos algo a fazer, mesmo que não possamos mudar um acontecimento, temos como decidir como iremos agir em relação a ele.

6. Acredite no seu potencial

Para se manter motivado, é imprescindível acreditar no seu potencial, pois, se não confiar em si mesmo, não t20erá ânimo para buscar nada. Se você costuma se sentir inseguro e se acha inferior em relação aos demais, procure a origem disso. Entenda que cada indivíduo tem a sua própria trajetória e que não dá para fazer comparações de forma justa.

Pegue papel e caneta e comece a listar as suas qualidades e conquistas. Isso irá te forçar a dar destaque para as coisas boas, deixando as inseguranças de lado. Claro que esse exercício não irá mudar a sua mente instantaneamente, mas será um início de uma ressignificação da imagem que tem de si mesmo.

7. Defina metas

Além de todos os passos já citados, é primordial que você defina metas para saber exatamente para onde direcionar os seus esforços. Fazendo isso, além de se organizar para alcançar o objetivo em menos tempo, irá fortalecer sua motivação a cada etapa vencida.

Imagine uma pessoa que precisa reunir 500 mil reais para adquirir o imóvel dos seus sonhos. Esse é um valor alto e mirar apenas nele pode dar uma ideia de algo inatingível. Contudo, se definir metas menores, poderá considerar um valor mensal para poupar ao longo de X anos. Então, a cada mês se verá um pouco mais perto de chegar onde deseja, o que fará toda a diferença ao longo do processo.

E então, está pronto para fortalecer cada vez mais a sua motivação pessoal? Faça isso e veja o quanto tudo ao seu redor irá se transformar, pois passará a enxergar a vida de uma nova maneira.

Este conteúdo te inspirou e te ajudou de alguma maneira? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por yuttana Contributor Studio