© Depositphotos.com / Wavebreakmedia A inteligência emocional é um fator fundamental para alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Inteligência Emocional é o nível satisfatório do controle das emoções, é a capacidade de administrá-las de maneira favorável para o alcance de metas e objetivos. É a maestria em conduzir seu lado luz, mas também seu lado sombra e fazer bom proveito disso.

As pessoas que possuem inteligência emocional conseguem identificar e reconhecer as motivações que influenciam seus comportamentos e deste modo, lidar com eles adequadamente para se tornar bem sucedida em todos os aspectos de sua vida.

Você conhece verdadeiramente suas forças e fraquezas? Tem foco ou perde a concentração facilmente? Você compreende os motivos de suas chateações? Lida bem com todos ou relacionar-se com as pessoas é um desafio? Você se preocupa em separar um tempo para ajudar o próximo? Consegue interpretar a linguagem verbal e não verbal da pessoa com quem está dialogando? Você lida bem com os erros, sejam seus ou dos outros?

O autoconhecimento é o caminho para atingir esse alto nível de maturidade emotiva, competência fundamental para manter relações construtivas no trabalho, na família, com os amigos e na sociedade.  Mais do que isso, ser emocionalmente inteligente ultrapassa a conquista de sucesso profissional e equilibro pessoal, torna-se fator essencial e significativo para o alcance da plenitude e felicidade.

Assim como dizia o sábio Mahatma Gandhi: “Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz, estão em harmonia.”

5 Evidências da Inteligência Emocional

Automotivação

PSC

Automotivação é um sentimento intrínseco que deve ser sempre estimulado de dentro para fora, seu entusiasmo e vontade de viver positivamente não pode depender de fatores externos. Se seu nível de energia se mantem mesmo diante das adversidades este é um forte sinal de que você é emocionalmente inteligente.

Empatia

A empatia é um dos componentes da inteligência emocional. É a receptividade para se conectar com novas pessoas, ser curioso e verdadeiramente interessado em conhecer o outro.

Adaptabilidade

Ser flexível e resiliente são fortes sinais de que você possui inteligência emocional. Nem todos os dias as coisas saem como planejamos e estar preparado para lidar com as situações imprevistas é determinante para manter o equilíbrio e a capacidade de solucionar os problemas.

Foco

A conquista de metas e objetivos, alto desempenho e realização são substancialmente influenciados pela capacidade de se manter focado ao trabalhar em um projeto e exercer suas atividades sem se deixar influenciar com o que está ao redor. O foco é um dos principais ativos para o alcance do sucesso pessoal e profissional, pois permite que acessemos nosso potencial plenamente.

Confira abaixo a apresentação do livro Foco, feita pelo maior especialista em Inteligência Emocional: Daniel Goleman.

 

Conquiste Mais em sua Vida e Carreira – Adquira o seu!

Sociabilidade

A alta facilidade em estabelecer relacionamento com as pessoas, a capacidade de persuasão, facilidade em negociar, aceitar e saber lidar com o outro mesmo com suas qualidades e defeitos, habilidade em trabalhar em grupo e capacidade de compreender as emoções e reações que as pessoas têm, são notórios índices de inteligência emocional.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos!