Todos aqueles que buscam sair da sua zona de conforto e atingir resultados ainda melhores, tanto na vida pessoal como na vida profissional, precisam internalizar duas atitudes que são pontos de viradas na realidade das pessoas, que é a de superar desafios e a de se manter motivado. Podem parecer atitudes e conceitos distantes um do outro, mas em verdade eles estão lado a lado. 

A motivação e a superação andam juntas, pois a pessoa altamente motivada é capaz de se superar e alcançar resultados extraordinários. A motivação é um sentimento que estimula a força de vontade e o engajamento do indivíduo, para realizar suas atividades pessoais e profissionais com ainda mais entusiasmo. No sentido literal da palavra, significa ter motivos para agir. Assim, entende-se que manter-se motivado é fundamental para estar em movimento.

A superação, por sua vez, é o estado emocional que impulsiona o indivíduo a ir além de suas dificuldades e limitações. Superação é super/agir, ou seja, direcionar forças para ter um desempenho acima da média, entregando mais do que as expectativas esperam.

Tanto a motivação, quanto a superação andam de mãos dadas e devem estar interligadas no seu dia a dia. Um indivíduo conquista resultados extraordinários quando identifica com clareza suas motivações para se superar e ousar ir além!

Vou trazer a seguir informações muito úteis e importantes para as pessoas que desejam extrapolar ainda mais os seus resultados, através de um conhecimento maior sobre o poder que a superação e a motivação juntas podem conferir às suas vidas.

Como a motivação e a superação se interrelacionam?

Como já vimos anteriormente, a superação e a motivação são conceitos distintos e podem ensejar atitudes diferentes. Mas você reparou como elas são complementares uma da outra? Não? Então, observe, por exemplo, se uma pessoa estiver motivada, ela muito provavelmente vai conseguir superar obstáculos que achava que não conseguiria e, com isso, alcançar resultados ainda mais significativos e extraordinários.

PSC

Superar desafios sem estar motivado, não é impossível, mas é quase, pois se mostra muito difícil. Uma pessoa que não está motivada o suficiente muito provavelmente não lutará para ultrapassar aquilo que lhe impede de evoluir e crescer, uma vez que é a motivação que vai trazer as forças necessárias para que ela busque a autosuperação constante.

Ainda, tanto a motivação com a superação estão relacionadas ao fato de uma pessoa ser capaz de acreditar em si mesma. A motivação só vai se manifestar em pessoas que possuem a convicção de que são capazes de conquistar algo. O mesmo raciocínio vale também para a superação, ou seja, só consegue superar um desafio aqueles que acreditam em si mesmos, são otimistas e possuem força de vontade.

Como exercitar a motivação?

Uma boa forma de se ter uma vida mais leve e feliz é ter alinhamento entre as nossas tarefas do dia a dia com os nossos propósitos e objetivos. É possível, inclusive, definir que a nossa vida é acordar todos os dias e sair cumprindo atividades e responsabilidades que nos foram atribuídas, seja no seu trabalho, seja na sua vida pessoal. Agora imagina se todos os dias que você precisa se levantar para cumprir essas atividades e elas não estão nem um pouco alinhadas com os seus objetivos de vida? Esse processo vai se tornando cada vez mais desanimador, não é mesmo?!

Dessa forma, quando se tem um propósito de vida, você muitas vezes os transforma em sonhos e, para conseguir realizar esses sonhos, traça objetivos para alcançá-los. Assim, se mostra muito importante ter um planejamento de metas e objetivos que você deseja, para dar um check, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo. Ainda, vale lembrar que ter sonhos a serem materializados nos ajudam a manter acesa a chama da motivação.

Então, quando as suas tarefas diárias são condizentes com os seus objetivos que você traçou para conseguir materializar sonhos, você está diariamente trabalhando a sua motivação de continuar sempre conquistando mais e mais. De tudo isso, você consegue perceber que sonhar é uma ação essencial para que você exercite sempre a motivação dentro de si mesmo.

Em resumo, até aqui, sonhar se mostra essencial para que você continue a se manter motivado, ou seja, é um ótimo exercício para a motivação. Mas apenas sonhar se mostra insuficiente, é preciso aliar outros aspectos aos seus sonhos para que a motivação dentro de você não morra. Nesse sentido, é preciso também nutrir a sua autoconfiança e a sua autoestima. Mas o que isso quer dizer?

Bom, para se manter motivado é necessário que você acredite na sua capacidade própria de realização. Quem não possui autoconfiança e autoestima possui maiores dificuldades para conseguir tirar do papel as suas ideias e os seus objetivos, já que a falta dessas virtudes é capaz de aumentar ainda mais os obstáculos e os desafios percebidos por essa pessoa.

Além disso, alcançar objetivos pode ser um caminho marcado por renúncias. Mas é preciso lembrar que a vida exige equilíbrio, ou seja, é preciso ter prazer na vida também. Isso porque pessoas que não se divertem durante suas trajetórias, ficam mais cansados e consequentemente menos motivadas. Assim, ter momentos de distração também te ajudam a exercitar a motivação. 

Como exercitar a superação 

Quando você se encontra em frente a uma situação de adversidade, é comum que se sinta impotente, ou mesmo fraco. São muitas vezes emoções que não se consegue controlar. Ainda, você pode se deparar com outros fatores que vão ajudar a ensejar esses sentimentos em você, como pessoas que não desejam o seu sucesso, por exemplo. Inclusive, esse pode ser um momento para reavaliar os seus relacionamentos e perceber quais são as pessoas que de fato desejam o seu bem e agregam para o seu crescimento.

Nesse sentido, para que você seja capaz de superar um desafio é preciso primeiro pensar que esses sentimentos negativos são passageiros e mesmo essa situação adversa é passageira. Lembre-se de se lembrar de nunca esquecer que nada é para sempre. Nesse sentido, a esperança se mostra como um grande consolo e uma alavanca para te impulsionar a sair desse estado em questão.

Ter esperança te ajuda a se sentir capaz de superar um desafio. E cabe aqui também dizer que a superação é motivada pela autoconfiança e a autoestima. Você consegue perceber como é importante acreditar em si mesmo? Esse é quase um princípio basilar da motivação e da superação. Quem acredita no seu próprio potencial é capaz de sair do estado adverso que se encontra e buscar transpor todo e qualquer tipo de desafio.

Além disso, saber analisar uma situação de dificuldade e perceber que isso pode te trazer algum aprendizado e ensinamento, é fundamental para exercitar a superação. Conseguir enxergar além do panorama atual pode ser um diferencial na hora de transpor um desafio.

Pense nisso e siga em frente sempre!

Mantenha a motivação no ambiente de trabalho

O profissional precisa se concentrar em suas atividades e prestar atenção aos pequenos detalhes de sua rotina para manter o foco, continuar produzindo e permanecer motivado, mesmo diante dos grandes desafios que o trabalho lhe impõe diariamente.

Vez ou outra, no entanto, momentos de desânimo e cansaço podem aparecer. Afinal, nada é perfeito, não é mesmo? Saber como lidar com esses elementos é fundamental para que a falta de motivação não seja uma constante que atrapalhe o seu desempenho no trabalho. Se isso está acontecendo com você frequentemente, é hora de ligar o sinal de alerta, avaliar o seu desempenho profissional e entender as razões para tanta desmotivação.

Se você, por sua vez, sente-se satisfeito com suas atividades e responsabilidades no ambiente corporativo, mas mesmo assim deseja melhorar e manter-se sempre motivado profissionalmente falando, confira algumas dicas simples de incorporar à sua rotina:

Concentre-se na organização

Não deixe que ambientes caóticos afetem a sua motivação e a sua produtividade. Concentre-se e comece a organizar as suas tarefas diárias por ordem de prioridade e urgência. Assim, fica mais fácil definir metas diárias, evitando que suas demandas se acumulem e que você acabe ficando estressado por conta da sobrecarga de tarefas.

Fuja da rotina

Determine as suas tarefas e o seu jeito de trabalhar. Você não precisa fazer tudo da mesma maneira sempre. Fuja da rotina incrementando novas ferramentas de gestão de tarefas, converse com seus colegas e entenda os métodos adotados por eles, para cumprir com as obrigações do dia a dia. Às vezes, a pessoa ao seu lado tem uma forma mais eficiente de fazer o mesmo trabalho e pode ajudar você a incorporar melhorias ao seu desempenho diário.

Inove

A melhor maneira de evitar que a rotina fique monótona é inovar. No ambiente corporativo é preciso ser inovador e inventivo, para saber como manter a motivação no trabalho todos os dias. Pare e pense: fazer as coisas sempre do mesmo jeito fará com que você gere sempre os mesmos resultados, logo, você não cresce, não surpreende, nem cria nada novo, fica estagnado. 

Para mudar e fazer com que algo novo aconteça na sua carreira é preciso fazer diferente! Preste atenção no que está acontecendo no mercado, incorpore tendências, mantenha-se informado e colabore com novas ideias e soluções. Assim os trabalhos também podem variar e se tornarem mais atraentes e produtivos.

Invista em sua automotivação

Faça as coisas por e para você. Os estímulos externos são importantes, é claro, mas o seu sucesso e sua motivação não devem ficar a mercê de fatores que fogem do seu controle. Cada um de nós sabe os motivos que nos levaram até o ponto em que estamos, fomos nós que percorremos uma trajetória de muito trabalho para realizar sonhos profissionais e pessoais. Então, busque na automotivação os estímulos que lhe motivam e que vêm de dentro de você, dos seus sonhos, metas, objetivos e dos desejos que almeja realizar.

Descanse

É importante deixar claro que estar motivado não quer dizer trabalhar à exaustão. Muito pelo contrário! Quando ficamos sobrecarregados ou não estabelecemos limites para a execução das tarefas do dia a dia, podemos ficar estressados e, consequentemente, desmotivados e improdutivos.

Lembre-se sempre se lembrar de nunca esquecer que você não é uma máquina e não deve agir como tal. É substancial buscar equilíbrio, ou seja, não trabalhar demais e nem de menos, já que é preciso focar em seu crescimento profissional, mas também é imprescindível cuidar da qualidade dos seus momentos de descanso e lazer. É neste tempo livre que você poderá desconectar, limpar a mente, relaxar e voltar pleno de suas capacidades e potencialidades ao seu trabalho.

Supere-se todos os dias

Direcionar as forças certas para ter um desempenho acima do esperado, entregando mais que as suas próprias expectativas, é um desafio que deve ser encarado todos os dias e que só traz benefícios à sua carreira. A máxima de “pensar fora da caixa” deve ser um hábito para você se superar todos os dias. Vá além do que esperam, mostre a sua capacidade de cumprir com as tarefas designadas a você, surpreenda com ideias para antigos problemas, com soluções e métodos mais produtivos de trabalhar.

Mas fique tranquilo, para isso você não precisará desdobrar-se ou “levar trabalho para casa”. É simples! Veja algumas dicas:

Encontre um objetivo

Quando você tem um propósito bem definido, fica mais fácil se preparar para momentos de dificuldade ou dúvida. Por isso, invista em sempre ter um objetivo em mente para diferentes tipos de ocasiões.

Comunicação

Para crescer, é preciso se comunicar. O seu sucesso e história de superação dependerá principalmente de como você se comunica. Pensando nisso, é importante trabalhar suas habilidades de relacionamentos interpessoais.

Fique atento

De nada adianta tudo o que comentamos acima se você for displicente aos detalhes. Evite desconfortos com o chefe e colegas de trabalho, preste atenção a todos os processos que envolvem o seu fazer profissional, mostre que você os acompanha e que se preocupa tanto com o suas conquistas pessoais, quanto com o sucesso e bons resultados da empresa que você representa.

Explicadas tanto as diferenças, como os pontos em comum e quanto a importância da superação e da motivação no seu dia a dia, é preciso que você combine os dois fatores de maneira que você sinta-se inspirado e motivado a conquistar seus bons resultados e sucesso profissional. Mantenha-se firme, aproveite estas ideias e motive-se sempre!

E aí, gostou do nosso artigo de hoje? Você se sente motivado a se superar cada vez mais? Aproveite e deixe aqui seu comentário sobre o que achou do nosso tema de hoje e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

Fontes:

https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-diferenca-entre-incentivo-e-motivacao-para-uma-equipe-no-trabalho/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/exemplos-de-superacao-de-vida-e-dedicacao-ao-trabalho/