Você já ouviu falar em mindset? E em mindset positivo? Esses termos que têm sido tão empregados no mundo do coaching e do desenvolvimento pessoal têm levantado algumas dúvidas. Neste artigo, você vai compreender melhor os diferentes tipos de mindset que uma pessoa pode desenvolver e por que um mindset positivo pode oferecer muito mais benefícios em todas as áreas da sua vida. Vamos lá?

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O mindset fixo e o mindset de crescimento

A palavra “mindset” vem do inglês e significa “mentalidade”, ou seja, o conjunto de pensamentos, crenças, visões de mundo e valores morais de um indivíduo. Segundo especialistas na mente humana, as pessoas podem ser divididas em dois grupos: as que têm um mindset fixo e as que têm um mindset de crescimento contínuo.

As pessoas com um mindset fixo possuem crenças e ideias rígidas, pouco abertas às mudanças. São indivíduos que acreditam que “a vida é assim mesmo” e que não há nada que possam fazer para modificá-la. Elas creem que todo mundo já nasce com determinados defeitos e qualidades, e que isso não pode ser alterado.

As pessoas com um mindset de crescimento contínuo, por sua vez, são totalmente abertas às mudanças. Elas entendem que as pessoas têm traços dominantes em sua personalidade, mas que novas qualidades e conhecimentos podem ser adquiridos ao longo do tempo. Para elas, nada está definido na vida, e todo mundo pode ser bem-sucedido na área em que desejar. Por este motivo, o mindset de crescimento também é conhecido como “mindset positivo”.

Agora que você já conhece essas duas realidades, qual será a que corresponde à sua realidade? Você acha que “não nasceu para ser rico” ou que pode estudar e aumentar a sua renda? Acredita que as pessoas já nascem com pouca ou muita inteligência ou que todo mundo pode sempre aprender mais e mais?

PSC

Independentemente da sua resposta, o fato é que todo mundo pode expandir os seus horizontes e desenvolver um mindset positivo. A seguir, você confere 7 bons motivos para mergulhar num mindset de crescimento constante. Confira o que ele pode fazer por você.

1. Te deixa mais persistente

Você sabia que os bebês têm um mindset de crescimento? Eles não nascem acreditando que são inferiores aos adultos. Eles se arriscam, aprendem a falar, aprendem a andar, interagem com o mundo à sua volta e, assim, entendem como ele funciona. Já imaginou como seria se os bebês tivessem um mindset fixo? Ninguém aprenderia absolutamente nada.

Por isso, inspire-se na sua própria versão de um ano de idade! Se você deseja ingressar numa nova profissão, abrir um negócio próprio, aumentar a sua renda, aprender a dirigir, entre outros, só há um jeito de conseguir: tentando e aprendendo com os próprios erros.

2. Permite a definição de novas metas

Você sabe o que as pessoas com um mindset positivo fazem depois que alcançam uma meta? Já pensam em metas ainda maiores! É o caso, por exemplo, daquele empresário que ficou muito bem-sucedido numa cidade e já resolve expandir os seus negócios para todo o estado.

Uma pessoa com mindset de crescimento confia em suas próprias habilidades e, por esse motivo, sai da zona de conforto. Para ela, se um objetivo já foi alcançado, é preciso definir um novo e mais ousado. Para isso, essas pessoas estão sempre adquirindo novos conhecimentos e lapidando os saberes que já possuem.

3. Produz líderes melhores

Aqueles que possuem um mindset positivo também tendem a ser líderes mais competentes. Um líder de mindset fixo sempre vai querer que as pessoas façam aquilo que sempre fizeram, deixando de ousar. Além disso, ele tende a ser mais autoritário, enxergando os seus liderados como máquinas que executam o que ele manda.

O líder que possui um mindset de crescimento, por sua vez, entende que resultados melhores só são alcançados quando todos agem no sentido de melhorar progressivamente nas diferentes áreas da sua vida. Por isso, líderes desse tipo sabem corrigir os erros com suavidade, ensinam com gentileza e investem no conhecimento e no aperfeiçoamento de cada funcionário.

4. Promove a aprendizagem contínua

Se uma pessoa nasce e cresce com um mindset fixo, acreditando que ela não é inteligente ou que não nasceu para enriquecer, por exemplo, ela simplesmente não fará nada para mudar essa realidade. Por que alguém se esforçaria, se não acredita em sua capacidade de mudança?

Em compensação, as pessoas com um mindset positivo reconhecem as suas limitações, mas entendem que, na vida, tudo pode ser aprendido. Se elas não sabem fazer algo, pesquisam até aprender, conversam com quem sabe e, assim, experimentam até que realizem por conta própria. Elas têm noção de suas barreiras, mas também têm a consciência de que todas elas podem ser superadas por meio do conhecimento.

5. Evita que você julgue realidades que desconhece

As pessoas com mindset fixo têm ideias muito rígidas, como o próprio nome sugere. Além de serem inflexíveis consigo mesmas, isso também pode torná-las inflexíveis com as outras pessoas. Como as suas crenças são muito enraizadas, elas julgam, não compreendem e tendem a ter problemas de relacionamento com aqueles que pensam diferente delas.

Em contrapartida, quem tem um mindset positivo é mais aberto ao diálogo com o outro. Mesmo que as opiniões não coincidam, a pessoa entende que o outro pode estar certo e que a sua opinião sobre determinados assuntos pode mudar ao longo do tempo. São pessoas que preferem evoluir e mudar a forma como pensam conforme adquirem conhecimento, ao invés de fixarem-se em determinadas ideias, como se fossem verdades absolutas.

6. Melhora os seus relacionamentos

É fácil concluir, portanto, que as pessoas com um mindset de crescimento estão dispostas a aprender com os próprios erros e a mudar os traços de seu ser que estão causando problemas. Essa postura de querer ser alguém melhor é muito bem vista pelos amigos, pelos familiares, pelos parceiros amorosos e até mesmo pelos colegas de trabalho.

Além disso, como essas pessoas têm a mente mais abertas, elas julgam menos a realidade do outro. Isso facilita as interações, previne o preconceito e permite que laços sinceros e positivos sejam construídos nas diferentes áreas da vida.

7. Oferece uma visão mais otimista sobre a vida

Por fim, qual das duas pessoas a seguir você acha que terá uma visão mais otimista sobre a vida: aquela que acredita que todo mundo pode desenvolver as suas capacidades e melhorar, ou aquela que crê que as pessoas são o que são e que não há nada que possa ser mudado?

Naturalmente, quem acredita na mudança será mais otimista, pois entende que o conhecimento permite que as pessoas obtenham resultados melhores em tudo aquilo que fizerem. Por este motivo, um mindset positivo possibilita que os indivíduos enxerguem a vida com uma “lente” de otimismo e fé de que as circunstâncias sempre podem melhorar.

E você, acredita que já possui um mindset positivo ou ainda precisa fazer algumas modificações? Reflita, seja sincero e deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Dessa forma, você levará um conteúdo transformador a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dele!

Imagem: Por sun ok