A escolha da profissão é algo muito importante, mas que, curiosamente, costuma acontecer em um momento de muitas dúvidas, que é a adolescência. Por mais que, nessa fase, já seja possível identificar as áreas pelas quais se tem maior interesse, decidir o que vai fazer para o resto da vida é uma grande responsabilidade. Com isso, podemos encontrar com facilidade pessoas que afirmam “Quero mudar de profissão”, pois se sentem frustradas com as escolhas que fizeram.

O trabalho ocupa um terço da vida do ser humano e ter satisfação em realizar tal atividade é muito importante para ter uma vida plena e feliz. Se você está passando por um período de crise em relação à sua profissão, saiba que é possível mudar e encontrar aquilo que irá preencher a sua alma. Entretanto, trata-se de uma grande transformação e que deve ser realizada com cautela.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Como Ter a Certeza de Que Quero Mudar de Profissão?

Saiba que chegar à conclusão de que a sua profissão não te faz feliz por mais que traga sentimentos conflitantes e incertezas é um passo importante para mudar e encontrar verdadeiramente uma atividade que seja sua missão. Por isso mesmo, é essencial buscar esta resposta e esta transformação que deseja em sua carreira e vida atual. Para isso, existem quatro questionamentos básicos que você deve se fazer para entender melhor o momento em que está vivendo e se conhecer. Continue lendo e confira quais são eles.

1 – O que, exatamente, causa a minha insatisfação?

Essa pergunta ajuda a entender o motivo que te leva a querer mudar. É importante pensar nesse ponto para conseguir diferenciar uma real mudança de área de uma insatisfação momentânea com o seu emprego atual. Em muitos casos, não é a profissão em si que causa infelicidade, mas sim outros fatores relacionados ao local em que se trabalha, como liderança ineficaz e dificuldade de relacionamento com colegas, por exemplo. Nesse caso, a mudança pode ocorrer de forma mais simples, mantendo a profissão e buscando uma nova oportunidade em outra empresa.

2 – Quais razões me levam a ter interesse por outra profissão?

Assim como é necessário pensar no que te deixa insatisfeito com sua carreira atual, é importante considerar o que te atrai na profissão que sonha em seguir. Dessa forma, é possível verificar se suas expectativas são reais através de pesquisas e conversas com profissionais da área em questão. Vale lembrar que motivar-se apenas pelo dinheiro não é um bom caminho, afinal é a sua satisfação profissional que está em jogo e isso não está à venda.

3 – Tenho como me manter durante a mudança de carreira?

PSC

Quando se tem convicção de que a mudança se faz mesmo necessária, é importante considerar a questão financeira durante a fase de transição. Ter uma reserva para se manter durante a virada profissional é muito importante para evitar situações inesperadas. Outra possibilidade é a de, se possível, trabalhar nas duas profissões simultaneamente, até que consiga se firmar na segunda e entender se é isso verdadeiramente que te traz brilho aos olhos.

4 – Tenho qualificação para exercer a profissão que desejo?

Aqui entra outra parte prática da mudança, que está relacionada à sua capacitação profissional. Com o mercado cada vez mais competitivo, é necessário pensar nas suas qualificações atuais e o que pode fazer para se especializar na nova área que deseja explorar. Poder contar com ajuda especializada, como de um coach de carreira, é uma ótima maneira de enxergar a situação sob um novo aspecto e tomar decisões mais assertivas.

Dicas Para Quem Deseja Mudar de Profissão

Se, após fazer todos estes questionamentos, chegou à conclusão de que realmente deseja mudar, é importante considerar alguns pontos que listarei a seguir:

  • Verifique a possibilidade de tirar férias ou um período menor para se certificar se o que está sentindo é realmente insatisfação ou apenas cansaço mental com se atual trabalho.
  • Pense nas opções de carreiras que gostaria de seguir e procure saber mais a respeito delas, incluindo suas atividades e o mercado de trabalho.
  • Entre em contato com profissionais da área que deseja entrar e faça perguntas para saber mais a respeito. Se possível, experimente vivenciar a profissão na prática em seu período de férias. Esta é uma boa forma de avaliar como se sente fazendo isso e de ter mais segurança para tomar sua decisão final.
  • Planeje-se para tomar boas decisões e não aja de forma impulsiva.
  • Busque inspiração em histórias de pessoas que passaram por grandes transformações em suas vidas e triunfaram.
  • Elimine crenças limitantes, como a idade, por exemplo, e não deixe que isso te impeça de buscar a sua satisfação profissional. Com empenho, dedicação, amor e planejamento você conseguirá conquistar o que deseja.

A Importância da Preparação Emocional

Além de todas as questões práticas que envolvem uma mudança de carreira, como planejamento e gestão das finanças, também é necessário pensar no fator emocional, pois este elemento é tão importante quanto. É importante se preparar porque, na nova profissão, é bem provável que comece em um cargo de nível mais baixo e com um salário compatível com a nova função. Não há problema algum nisso, desde que se esteja preparado psicologicamente.

No caso daqueles que estão saindo de um emprego para abrir uma empresa, o preparo emocional deve acontecer, principalmente, pelo fato de que os ganhos podem ser variáveis no início. Além disso, haverá uma mudança de rotina e de responsabilidades, já que é natural que empreendedores que estão começando um negócio precisem trabalhar mais horas por dia do que um expediente tradicional.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Os Benefícios de Contar Com um Coach de Carreira

O momento de insatisfação profissional e desejo de mudança é cercado por muitas dúvidas, e poder contar com um profissional para te apoiar a se entender é muito bom. Por meio de técnicas, ferramentas e métodos do Coaching, um coach de carreira poderá auxiliar em seu processo de autoconhecimento, planejamento e execução de mudanças durante essa importante fase de transição. Na prática, este profissional atuará trazendo reflexões poderosas para que você possa galgar os melhores caminhos, tomar decisões assertivas e alcançar, de forma planejada, focada e objetiva, seus resultados positivos em sua nova carreira.

A mudança de profissão é um processo desafiador e cercado de riscos, mas que podem ser amenizados e controlados quando há planejamento e suporte de alguém com mais experiência. Por meio do acompanhamento de um coach você terá a possibilidade de conhecer melhor os seus sentimentos e aptidões, de planejar seu futuro e realizar suas metas. Dessa forma, poderá encontrar o seu caminho com maior clareza e definir as estratégias certas para chegar ao seu estado desejado.

E você, está satisfeito com a sua profissão atual? Já pensou em mudar de área ou abrir um negócio? Saiba que nunca é tarde para buscar a satisfação profissional e se sentir feliz e completo. Não permita que o medo bloqueie a sua vontade de mudar. Se você deseja mudar, mude! E, claro, conte com o Coaching para alcançar seus resultados extraordinários!

Copyright – https://www.shutterstock.com/pt/g/nivens