valores-humanos-dicas

Valores Humanos – Uma Referência Que Devemos Possuir no Dia a Dia

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de dezembro de 2019

Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade. Ter esses e outros valores como referência em nosso dia a dia é essencial para que possamos conviver de maneira pacífica e positiva.

Nossos valores funcionam como um guia para nossas vidas. É esse guia que irá nos orientar no modo de agir e pensar. Além disso, são também a representação daquilo que acreditamos, portanto, imprescindíveis para os nossos relacionamentos. 

Ainda temos muito o que melhorar e ter essa consciência já é um grande avanço. Continue acompanhando e aproveite para refletir a respeito desse assunto tão importante.

O Que São Valores Humanos?

Cada indivíduo tem os seus próprios valores, que são o conjunto de regras que consideram importantes. Eles podem variar de pessoa para pessoa, entretanto, existem aqueles que devem estar sempre presentes na mentalidade de todos, que são os chamados valores humanos. Os animais, por exemplo, por mais que tenham uma forma de se organizar de acordo com sua espécie, são seres irracionais, e, portanto, não possuem valores como os seres humanos.

Imagine que você está na rua, vê uma pessoa passar que, sem perceber, deixa cair a sua carteira no chão. Se a sua primeira reação for pegar o objeto caído e chamá-la imediatamente para devolver, é sinal de que possui um valor humano muito importante, que é a honestidade. O mesmo vale para tantas outras situações do dia a dia, como ajudar um idoso a atravessar a rua, ceder o seu assento no transporte público para uma gestante e daí por diante.

Esses valores possuem um importante papel no contexto social. Afinal de contas, são eles os responsáveis por orientar nossas ações no cotidiano. Assim, eles terão total influência em nossos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Além disso, nossos valores humanos podem contribuir significativamente para o nosso desenvolvimento como indivíduo. Isso porque, ao mesmo tempo que eles podem nos tornar pessoas mais dignas, amorosas e até mesmo felizes, eles também são capazes de nos fazer acreditar em nós mesmos, ser perseverantes e  corajosos. Qualidades que convenhamos, são importantíssimas para o nosso sucesso.

Você sabe responder pra si mesmo se é FELIZ?
Clique aqui e descubra como anda sua felicidade!

20 Valores Humanos Essenciais Para Ter Como Referência

Confira a lista a seguir que conta com vinte e cinco valores humanos bastante importantes e aproveite para repensar como cada um deles está presente na sua vida. Faça essa reflexão para que se conheça melhor e identifique pontos que possa trabalhar e aperfeiçoar e não para se julgar ou se colocar como inferior. Afinal, os seres humanos estão em constante processo de evolução, pois sempre é possível melhorar algo.

1 – Amizade: os amigos são uma parte fundamental da existência humana, através dessa relação poderosa é possível aprender coisas novas, se conhecer melhor e descobrir o poder fantástico da colaboração.

2 – Amor-próprio: amar outras pessoas é importante, entretanto, antes de qualquer coisa, é fundamental aprender a se amar, não de forma egoísta, mas sim para que reconheça o seu valor e possa tomar decisões considerando-o.

3 – Compaixão: um valor essencial para a sobrevivência humana, porque através dele as pessoas se sensibilizam pelas dores umas das outras, se unem e se ajudam mutuamente.

4 – Coragem: o medo é um estado emocional que faz parte da condição humana, inclusive é através dele que nos protegemos de diversos perigos. Entretanto, é necessário ter coragem para enfrentar tantas outras situações indispensáveis para o nosso desenvolvimento.

5 – Cortesia: neste valor estão incluídos todos os gestos e palavras que expressam gentileza e educação, como dizer obrigado, por favor, com licença. São atitudes pequenas que servem para aproximar as pessoas e tornar as relações mais positivas.

6 – Dedicação: envolve se dedicar verdadeiramente a todas as atividades que se dispuser a fazer, o que pode tanto ter relação com o trabalho, quanto com tarefas do dia a dia ou ações para ajudar outras pessoas.

Você é feliz?

7 – Flexibilidade: o mundo está em constante mudança e ser flexível se torna uma condição essencial. Se adaptar não é sinal de falta de personalidade, mas sim de inteligência e pensamento estratégico.

8 – Generosidade: ser generoso é ajudar o outro sem esperar nada em troca, apenas pelo prazer de contribuir e, de alguma maneira, fazer o bem para alguém.

9 – Gratidão: agradecer é uma atitude poderosa e transformadora e deve ser realizada tanto quanto alguém te faz algum favor quanto de forma interna, sendo grato por tudo o que possui em sua vida.

10 – Honestidade: um valor extremamente falado ultimamente e que deve ser igualmente praticado por todos, de cidadãos até políticos. Envolve, principalmente, agir de forma honrada, de acordo com princípios morais.

11 – Humildade: ser humilde nada tem a ver com se colocar como inferior, inclui ter a consciência de quem se é e, assim, não precisar da validação de terceiros, o que permite que se reconheça erros e veja a todos ao redor como semelhantes.

12 – Justiça: cada indivíduo pode e deve ser um representante da justiça, não com a intenção de resolver questões com as próprias mãos, mas sim de identificar situações injustas e tomar as medidas cabíveis de acordo com a lei e a situação.

13 – Lealdade: ser leal envolve mais do que seguir imposições sociais e inclui, principalmente, agir de acordo com o que acredita, honrando os seus sentimentos e aqueles que confiam em ti.

14 – Liberdade: todo ser humano é livre para fazer as suas escolhas e, embora isso pareça claro para muitos, outros ainda demonstram estar presos a pressões sociais e a aquelas criadas por eles mesmos.

15 – Maturidade: ser uma pessoa madura envolve uma série de fatores, como, por exemplo, ser consciente em relação a quem se é, às responsabilidades e, também, às prioridades que possui.

16 – Otimismo: um otimista não é aquele que tem uma visão utópica em relação à vida, mas sim o que consegue enxergar o lado positivo de cada situação e manter o foco nas soluções ao invés de enxergar apenas problemas.

17 – Perseverança: ser perseverante é acreditar em uma ideia e não desistir na primeira falha. Afinal, errar faz parte do processo de desenvolvimento de todo ser humano e apenas vence aquele que mostra a sua força e persevera.  

18 – Responsabilidade: um valor que inclui cumprir com as próprias obrigações e que envolve, também, se responsabilizar pelos próprios sentimentos e emoções ao invés de terceirizar a culpa pelo que se passa em seu interior.

19 – Solidariedade: esse valor fantástico se torna real através da união de várias pessoas em prol de uma mesma causa, sempre com o objetivo de fazer o bem.

20 – Tolerância: um valor essencial para que indivíduos tão diferentes possam conviver em harmonia. Envolve respeitar o direito do outro de ser quem é.

21 – Autoconfiança: Confiar em si mesmo, é um valor que irá te ajudar não somente na sua vida profissional, mas também em diversos aspectos pessoais, te dará mais segurança e convicção de suas ações.

22 – Empatia: Não é nada fácil conseguir se colocar no lugar de outras pessoas, mas quando se adquire esse valor é possível compreender um pouco mais sobre as dores e angústias que elas possuem, de modo que se torna mais fácil ajudá-las e respeitá-las.

 23 – Espontaneidade: Ter esse valor está ligado ao fato de agir com naturalidade, ser verdadeiro, não se preocupando em fingir alguém que você não é.

 24 – Educação: Agir de forma simpática e cordial pode não só atrair pessoas ao seu redor, promovendo uma melhor relação, como, também, contribuir para seu desenvolvimento profissional.

 25 – Dignidade: A dignidade, como valor moral, diz respeito ao direito que todos temos de ser valorizados como indivíduo, independente de nosso sexo, orientação sexual, religião, etnia ou quaisquer outras diferenças.

É uma lista incrível não é mesmo? Lembre-se do que eu disse, estamos em constante processo de evolução, portanto, busque se tonar a melhor versão de si mesmo, isso irá repercutir positivamente em sua vida, sob todos os aspectos.

Inversão de Valores

É consenso absoluto que todos esses valores dizem respeito a qualidades muito importantes para o nosso convívio no dia a dia. Além disso, enobrece e nos enriquece como indivíduos.

Em contrapartida a essa corrente positiva, podem haver problemas. sobretudo quando estamos falando de valores morais, afinal de conta, eles se tratam de questões que vão nos nortear sobre o que é “certo” e “errado”, levando em conta a harmonia e o bem estar da sociedade.

A inversão de valores diz respeito ao comportamento oposto do que é tido como correto, tornando-se possivelmente prejudicial para os nossos relacionamentos pessoais e profissionais,  além de serem muitas vezes relacionadas a problemas de ordem jurídica, ao infringir normas e leis.

Ficou clara a enorme importância dos valores humanos no nosso dia a dia?  

Cada um desses vinte e cinco valores citados tem uma grande importância dentro do nosso dia a dia. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e inspirar mais pessoas a vivenciá-los na prática, contribuindo com a construção de um mundo melhor e mais justo para todos.

Restou alguma dúvida sobre o que são valores humanos ou quer nos dar alguma sugestão? Deixe sua mensagem nos cometários abaixo e se você gostou do conteúdo compartilhe essa mensagem poderosa para que ela possa ajudar outras pessoas também.

Copyright: 262168895 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dolgachov

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: