Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem: honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade. Ter esses e outros valores como referência no dia a dia é essencial para que possamos conviver de maneira pacífica e positiva.

Os nossos valores funcionam como um guia para as nossas vidas, assim como as empresas também têm os seus valores corporativos. É esse guia que vai nos orientar no modo de agir e pensar. Além disso, os valores são também a representação daquilo em que acreditamos e, portanto, são imprescindíveis para os nossos relacionamentos. 

Ainda temos muito que melhorar, mas ter essa consciência já é um grande avanço. Neste artigo, vamos entender melhor o que são os valores humanos, quais são os principais deles, por que eles são importantes e o que é a temida inversão de valores. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

O que são valores humanos?

Cada indivíduo tem os seus próprios valores, que são o conjunto de regras e comportamentos que ele considera importantes. Eles variam de pessoa para pessoa, entretanto, existem alguns que devem estar sempre presentes nas atitudes de todos, que são os chamados valores humanos. Os animais, por exemplo, por mais que tenham uma forma de se organizar de acordo com a sua espécie, são seres irracionais, e, portanto, não têm valores como os seres humanos.

Imagine que você está na rua e vê uma pessoa passar que, sem perceber, deixa cair a carteira no chão. Se a sua primeira reação for pegar o objeto caído e chamá-la imediatamente para devolver, é sinal de que tem um valor humano muito importante, que é a honestidade. O mesmo vale para tantas outras situações do dia a dia, como ajudar um idoso a atravessar a rua, ceder o seu assento no transporte público para uma gestante e, por aí vai.

Esses valores apresentam um importante papel no contexto social. São eles os responsáveis por orientar as nossas ações no cotidiano. Assim, eles têm total influência sobre os nossos relacionamentos, sejam eles pessoais, sejam profissionais.

Além disso, os nossos valores humanos podem contribuir significativamente para o nosso desenvolvimento como indivíduos. Isso ocorre, pois, ao mesmo tempo em que eles podem nos tornar pessoas mais dignas, amorosas e até mesmo felizes; também são capazes de nos fazer acreditar em nós mesmos, ser perseverantes e  corajosos. São qualidades que, convenhamos, são importantíssimas para o nosso sucesso.

25 valores humanos essenciais para ter como referência

PSC

Confira a lista a seguir que conta com 25 valores humanos bastante importantes e aproveite para repensar como cada um deles está presente na sua vida. Faça essa reflexão para que você se conheça melhor e identifique pontos que possa trabalhar e aperfeiçoar — não para se julgar ou se colocar como inferior. Lembre-se de que os seres humanos estão em constante processo de evolução, pois sempre é possível melhorar algo.

  1. Amizade: os amigos são uma parte fundamental da existência humana e, por meio dessa relação poderosa, é possível aprender coisas novas, se conhecer melhor e descobrir o poder fantástico da colaboração. Ter amigos significa ser fraterno, empático e colaborativo.
  2. Amor-próprio: amar outras pessoas é importante, entretanto, antes de qualquer outra coisa, é fundamental aprender a amar a si mesmo. Isso não deve ser feito de forma egoísta, mas sim para que o indivíduo reconheça o seu valor e possa tomar decisões considerando-o.
  3. Compaixão: a compaixão é um valor essencial para a sobrevivência humana porque, por meio dela, as pessoas se sensibilizam pelas dores umas das outras, se unem e se ajudam mutuamente. Ela fortalece a solidariedade e o altruísmo, que é o oposto do egoísmo.
  4. Coragem: o medo é um estado emocional que faz parte da condição humana, inclusive é com ele que nos protegemos de diversos perigos. Entretanto, é necessário ter coragem para enfrentar tantas outras situações indispensáveis para o nosso desenvolvimento, lidando com o medo e agindo apesar dele.
  5. Cortesia: neste valor estão incluídos todos os gestos e palavras que expressam gentileza e educação, como dizer “obrigado”, “por favor”, “com licença”, entre outros. São atitudes pequenas que servem para aproximar as pessoas e tornar as relações mais positivas, embasando o valor do respeito.
  6. Dedicação: esse valor envolve se dedicar verdadeiramente a todas as atividades que você se dispuser a fazer, o que pode tanto ter relação com o trabalho quanto com tarefas do dia a dia ou ações para ajudar outras pessoas. Dedicar-se é dar o seu melhor, e não fazer as coisas de qualquer maneira.
  7. Flexibilidade: o mundo está em constante mudança, e ser flexível se torna uma condição essencial. Adaptar-se não é sinal de falta de personalidade, mas sim de inteligência e pensamento estratégico. Significa não ser assim tão rígido e compreender que as circunstâncias externas e as vontades dos outros também podem prevalecer.
  8. Generosidade: assim como a cortesia, ser generoso é ajudar o outro sem esperar nada em troca, apenas pelo prazer de contribuir e, de alguma maneira, fazer o bem para alguém. É estar disponível, sendo gentil e solícito quando for possível.
  9. Gratidão: agradecer é uma atitude poderosa e transformadora e deve ser realizada tanto quando alguém faz algum favor a você quanto de forma interna, sendo grato por tudo o que você tem na sua vida. Significa dar valor a tudo: à natureza, à família, aos amigos, à saúde, aos estudos, ao trabalho, aos bens materiais e a cada aprendizado obtido.
  10. Honestidade: trata-se de um valor extremamente falado ultimamente e que deve ser igualmente praticado por todos, de cidadãos até políticos. Envolve, principalmente, agir de forma honrada, de acordo com princípios morais e éticos. Trata-se não apenas de obedecer às leis vigentes, mas também de respeitar os direitos de cada um.
  11. Humildade: ser humilde nada tem a ver com colocar-se como inferior, mas com ter a consciência de quem se é e, assim, não precisar da validação de terceiros. Isso permite que a pessoa reconheça os seus erros e veja a todos ao redor como semelhantes, entendendo que cada um tem o seu valor.
  12. Justiça: cada indivíduo pode e deve ser um representante da justiça, não com a intenção de resolver questões com as próprias mãos, mas sim de identificar situações injustas e tomar as medidas cabíveis de acordo com a lei e a situação. Ser justo significa ser coerente com a realidade de cada um, de modo que ninguém seja prejudicado.
  13. Lealdade: ser leal envolve mais do que seguir imposições sociais e inclui, principalmente, agir de acordo com o que acredita, honrando os seus sentimentos e aqueles que confiam em você. Uma pessoa leal é fiel aos amigos, aos familiares e aos próprios princípios, sem traí-los em benefício próprio.
  14. Liberdade: todo ser humano é livre para fazer as suas escolhas e, embora isso pareça claro para muitos, outros ainda demonstram estar presos a pressões sociais e àquelas criadas por eles mesmos. A liberdade é um direito garantido por lei, mas cada um deve respeitar a liberdade do outro.
  15. Maturidade: ser uma pessoa madura envolve uma série de fatores, como: ser consciente em relação a quem se é, assumir as próprias responsabilidades, definir prioridades e arcar com as consequências dos próprios atos. Significa amadurecer, ou seja, portar-se como pessoa adulta.
  16. Otimismo: um otimista não é aquele que tem uma visão utópica em relação à vida, mas sim o que consegue enxergar o lado positivo de cada situação e manter o foco nas soluções, em vez de enxergar apenas problemas. São pessoas esperançosas, que geralmente contagiam quem estiver ao redor.
  17. Perseverança: ser perseverante é acreditar em uma ideia e não desistir na primeira dificuldade. Errar faz parte do processo de desenvolvimento de todo ser humano, e apenas vence aquele que mostra a sua força e persevera. Muitas vezes, é nas falhas que descobrimos as soluções.
  18. Responsabilidade: esse é um valor que inclui cumprir as próprias obrigações e que envolve, também, responsabilizar-se pelos próprios sentimentos e emoções, em vez de terceirizar a culpa pelo que se passa em seu interior. Caminha de mãos dadas com o valor da maturidade.
  19. Solidariedade: esse valor fantástico se torna real por meio da união de várias pessoas em prol de uma mesma causa, sempre com o objetivo de fazer o bem. Ser solidário é estender a mão, quando possível, àqueles que se encontram em algum tipo de dificuldade.
  20. Tolerância: a tolerância é um valor essencial para que indivíduos tão diferentes possam conviver em harmonia. Envolve respeitar o direito do outro de ser quem é, por mais diferente que ele seja de nós mesmos. Está bastante associado também à paciência e ao perdão que concedemos aos outros.
  21. Autoconfiança: confiar em si mesmo é um valor que ajuda cada indivíduo não somente na sua vida profissional, mas também em diversos aspectos pessoais, pois lhe confere mais segurança e convicção nas suas próprias falas, emoções, decisões e ações.
  22. Empatia: não é nada fácil conseguir se colocar no lugar de outras pessoas, mas, quando se desenvolve esse valor, é possível compreender um pouco mais sobre as dores e angústias que elas apresentam, de modo que se torna mais fácil ajudá-las e respeitá-las.
  23.  Espontaneidade: ter esse valor está ligado ao fato de agir com naturalidade e ser verdadeiro, não se preocupando em fingir alguém que você não é. Ser espontâneo também é ser flexível e criativo, compreendendo que nem tudo está sob o nosso controle.
  24. Educação: agir de forma simpática e cordial pode não só atrair pessoas ao seu redor, promovendo uma melhor relação, como também, contribuir para o seu desenvolvimento profissional. É sinônimo de respeito, sendo uma espécie de “mãe” de todos os outros valores.
  25. Dignidade: A dignidade, como valor moral, diz respeito ao direito que todos temos de ser valorizados como indivíduos, independentemente do nosso gênero, idade, orientação sexual, religião, profissão, origem ou quaisquer outras diferenças.

É uma lista incrível, não é mesmo? Lembre-se de que estamos em constante processo de evolução, portanto, busque se tornar a melhor versão de si mesmo, e isso vai repercutir positivamente na sua vida, em todos os aspectos.

O que é inversão de valores?

É consenso que todos esses valores dizem respeito a qualidades muito importantes para o nosso convívio no dia a dia. Além disso, eles nos enobrecem e nos enriquecem como indivíduos, bem como nos incentivam a manter a harmonia nas relações pessoais e profissionais.

Em contrapartida a essa corrente positiva, pode haver problemas, sobretudo quando estamos falando de valores morais, afinal de contas, eles se referem a questões que nos norteiam sobre o que é “certo” e “errado”, levando em conta a harmonia e o bem-estar da sociedade, o que nem sempre é claro.

A inversão de valores é o comportamento oposto do que é tido como benéfico e correto, tornando-se possivelmente prejudicial para os nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Muitas vezes, essa atitude está relacionada a problemas de ordem jurídica, ao infringir normas e leis.

O apego aos bens materiais, a ideia de que a pessoa amada é uma posse, o excesso de tempo dedicado ao trabalho (descuidando-se da família e de outras áreas importantes), o egocentrismo, o consumismo, a vingança, o progresso econômico que desrespeita a sustentabilidade ambiental e a imposição violenta de determinada ideologia a todas as pessoas são exemplos de inversões de valores, infelizmente comuns na sociedade atual.

Ficou clara a enorme importância dos valores humanos no nosso dia a dia?  

Cada um desses 25 valores citados tem uma grande importância dentro do nosso cotidiano. Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e inspirar mais pessoas a vivenciá-los na prática, contribuindo com a construção de um mundo melhor e mais justo para todos.

Restou alguma dúvida sobre o que são valores humanos ou quer nos dar alguma sugestão? Deixe a sua mensagem nos comentários abaixo e compartilhe essa mensagem poderosa para que ela também possa ajudar outras pessoas!