O que faz com tenhamos esperança de que as coisas vão melhorar, mesmo perante as adversidades de nossa rotina, é o otimismo – um mecanismo de nosso cérebro que não nos deixa abater pelas dificuldades em nosso caminho. Devido a essa característica, temos tendência de sempre focar no lado positivo quando o assunto são nossas aspirações para o futuro.

Em todas as áreas de nossa vida, devemos ser otimistas para alcançarmos nossos objetivos e termos perseverança para prosseguir, utilizando todas as situações a nosso favor. No amor, no trabalho, em casa, em nossas relações sociais, com relação ao progresso de nosso país e, principalmente, nos momentos em que estamos doentes, precisamos fazer uma programação mental positiva para lidar com as variáveis de todos esses tópicos em nossa vida.

Nesse processo, é preciso enxergar a realidade tal como ela é. Evidentemente, devemos ser otimistas diante do que nos acontece e do que pode nos acontecer. Contudo, ser otimista em demasia pode prejudicar a percepção da realidade, pois quando elevamos muito nossas expectativas, a probabilidade de nos decepcionarmos, é igualmente proporcional ou maior.

Quando depositamos muita esperança no futuro, não cogitamos probabilidades negativas nesse processo. Dessa forma, o ideal é ter equilíbrio. É pensar positivamente, considerando que existem obstáculos a serem superados. O que não podemos é recuar diante deles.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Os 7 Benefícios do Otimismo

Ser alguém otimista traz benefícios em todas as áreas da vida. Confira os principais deles:

1. Obter melhores resultados

PSC

Antes de acreditarem que algo não vai funcionar, os otimistas buscam várias saídas, alternativas que os levem ao êxito. Por isso, as pesquisas realizadas pelo psicólogo Martin Seligman afirmam que políticos, estudantes e atletas otimistas têm melhores desempenhos e, com isso, alcançam os melhores resultados. Conseguem isso por alimentarem emoções positivas e acreditarem, antes de qualquer situação, que as coisas vão dar certo.

2. Aprender com os próprios erros

Martin Seligman diz também que aquelas pessoas que tendem ao comportamento pessimista podem desenvolver as habilidades do otimismo. Isso significa que é possível aprender a acreditar que qualquer situação ou dificuldade é passageira e a enxergar os problemas como aprendizados, que vão servir para toda a vida.

Infelizmente, nós, seres humanos, aprendemos muito mais diante dos erros e das dores do que quando tudo vai bem. Por isso, se você cometeu um erro ou está vivendo algum arrependimento, vivencie esse momento como uma oportunidade para fazer melhor no futuro.

3. Motivar-se diante dos problemas

Por falar em problemas, lembre-se de que pessoas otimistas agem exatamente desta forma: antes de considerar os fatores negativos das situações, pensam nos pontos positivos de cada uma delas. Caso elas se vejam diante de uma dificuldade, não esmorecem e encaram-na como um desafio, colocando em prática todas as alternativas para mudar, como puderem, o cenário problemático.

Só há ganhos em ter comportamento e pensamento positivos. Não se perde nada. Na contramão, ser pessimista faz com as pessoas percam oportunidades: de tentar, de conseguir, de vencer e de serem vitoriosas.

4. Melhorar a saúde física e mental

Você sabia que os seus pensamentos e os seus sentimentos têm um impacto direto sobre a saúde do seu corpo e de sua mente?

As pessoas pessimistas vivem numa atmosfera de negatividade. Pensamentos catastróficos constantes, sempre imaginando o pior, aumentam consideravelmente a nossa produção do hormônio cortisol, que provoca estresse e ansiedade. Além disso, quando esse hormônio aparece em quantidade excessiva em nosso organismo, temos aumentado o risco de: diabetes, hipertensão arterial e até mesmo depressão.

Em contrapartida, uma mente otimista, segundo pesquisas, reduz a produção de cortisol, ajudando na prevenção dos problemas acima.

5. Dormir melhor

É isso mesmo que você leu. Cultivar uma mente otimista pode combater a insônia, ou seja, pode fazer com que você adormeça com mais facilidade e seja capaz de manter esse sono com qualidade, sem interrupções e sem despertares precoces.

Pesquisas indicam que pessoas otimistas conseguem relaxar com mais facilidade e amenizar os efeitos do estresse, da depressão e da ansiedade. Dessa forma, o cérebro consegue reduzir o nível de suas atividades conforme anoitece, o que favorece um sono de qualidade e revigorante. Portanto, pensamentos positivos podem fazer com que você acorde na manhã seguinte feliz e cheio de energia.

6. Desenvolver a autoconfiança

Quando uma pessoa é sempre tomada por pensamentos pessimistas, ela tende não apenas a desconfiar de que as coisas possam dar certo em sua vida; ela também tem mais dificuldade de confiar nas pessoas, mesmo naquelas que já conhece, e, acima de tudo, tem uma grande dificuldade de acreditar em si mesma.

Em cada projeto iniciado, vem uma crise de autoestima, em que a pessoa começa a se perguntar se de fato tem as habilidades e competências necessárias para ser bem-sucedida. Isso provoca desconfiança, crises de autoestima e, consequentemente, desistências. Logicamente, alguém que muito desiste logo deixa de tentar, acomodando-se à zona de conforto e afastando-se cada vez mais de suas ideias de sucesso e felicidade.

O otimismo, em compensação, permite que a pessoa confie em suas habilidades e se sinta preparada para qualquer desafio.

7. Ter uma visão mais positiva sobre a vida

De maneira geral, uma pessoa pessimista tende a acreditar que a vida é um fardo, repleto de dor e sofrimento. Alguns chegam até mesmo a acreditar que viver não vale a pena. O problema é que nosso cérebro toma como verdade aqueles pensamentos que alimentamos com maior frequência. Isso quer dizer que, quanto mais uma pessoa pensar no lado ruim da vida, mais ela acreditará que a vida é assim mesmo.

O lado bom é que esse círculo vicioso também funciona para o lado oposto. Quanto mais uma pessoa refletir sobre o aspecto positivo de cada circunstância da vida, mais ela entenderá que a vida é essencialmente feliz.

É por isso que existem pessoas que, mesmo lidando com tantos problemas, nunca tiram o sorriso do rosto. Elas sabem que a vida tem seus desafios e problemas, mas elas entendem também que possuem capacidade plena para resolvê-los, sempre mantendo a fé de que não há mal que dure para sempre.

Se eu Acredito… Então, Eu Posso!

Os otimistas são capazes de mudar o mundo com a fé a esperança que alimentam diariamente. Eles creem que, se hoje as coisas não saíram como esperado, amanhã será melhor e também fazem seu próprio patrocínio positivo. Fazem tudo isso sem tirar os pés do chão, sem deixar de lutar para alcançar seus objetivos, sem ficar esperando que o que desejam caia do céu, ou que uma situação que os incomoda mude somente porque querem.

Eles sabem que é preciso batalhar e buscar as realizações todos os dias. Talvez seja disso que os pessimistas têm medo, pois, para realizar os nossos sonhos, só depende de nós e mais ninguém “tirar o bumbum da cadeira” para colocar a mão na massa. Isso paralisa muita gente que tem medo de lidar com o desconhecido.

Mudança de comportamento e crenças; transformação de pensamento; programação mental positiva – é assim que as pessoas otimistas são. Siga seu exemplo, antes de se dar por vencido.

Inspire-se nos otimistas, ouse mudar suas crenças e comportamentos para ter pensamentos e ações mais positivas em sua vida. Esse é o primeiro passo para conquistar resultados extraordinários.

Você se define como alguém mais otimista ou mais pessimista? O que está faltando para que você enxergue o lado bom da vida? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com aqueles que você ama. Por que não levar a essas pessoas uma boa dose de otimismo e pensamento positivo, não é mesmo?