O que Influencia a Mudança de Comportamento

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de março de 2017
Mulher sorrindo feliz depois de sua mudança de comportamento

Pressmaster/Shutterstock A mudança de comportamento pode ser influenciada por inúmeros fatores, a exemplos dos sentimentos positivos.

Quando falamos em mudança de comportamento, não estamos apenas nos propondo a acordar num belo dia e virar a chave.  Seria mais fácil se fosse assim, mas não é, pois ao longo de nossa vida carregamos diversos tipos de atitudes, baseadas em nossas experiências e crenças, e são elas que direcionam nossa forma de ser, pensar e agir. Portanto, a mudança comportamental começa por ai, mas não se resume a isso apenas.

Neste sentido, segundo Triandis (1971, p. 14), “O comportamento não é apenas determinado pelo que as pessoas gostariam de fazer, mas também pelo que elas pensam que devem fazer e pelas consequências esperadas de seu comportamento”. Ou seja, tudo que fazemos tem um sentido, uma razão de ser, seja ela boa ou não tão boa, e disso sempre esperamos uma resposta proporcional aos esforços que empregamos.

A Mudança de Comportamento

Mas então como ocorre a mudança de comportamento? O que nós devemos fazer para modificar nossa forma de ser e para nos tornarmos pessoas, profissionais, coaches e seres humanos cada vez melhores? Acredito que antes de tudo, a resposta passa por permissão.

Ainda assim podemos dizer que a transformação comportamental é influenciada por fatores como – situação, necessidade e por sentimentos e informações novas também. Todos estes elementos estão presentes na vida das pessoas, porém a mudança só ocorre quando há uma abertura para isso.

Influências à Mudança Comportamental

A situação diz respeito ao meio onde o indivíduo está; a necessidade ao que está sendo exigido da pessoa; os sentimentos ilustram as emoções ( boas ou ruins) que causam a vontade de mudar e, as informações são os novos conhecimentos que levam a pessoa a refletir, a expandir sua mente, a repensar seus posicionamento e transformar suas ideias e ações.

Portanto, para a pessoa mudar ela deve ser influenciada por um ou alguns destes elementos acima, uma vez que tanto o que se refere ao cognitivo, experiencial e ao emocional, nos leva a modificar nossos comportamentos, seja em maior ou menor escala. Por exemplo, quando uma pessoa tida como egoísta é colocada numa situação onde é preciso haver compartilhamento e doação, ele muda ao aprender que o sentimento de solidariedade é importante e tem a oportunidade de agir de forma mais colaborativa.

Outro exemplo, diz respeito ao ambiente, quando um profissional é promovido a um cargo de gestão e o meio (empresa e nova função) exige que assuma a postura de liderança, consequentemente, o colaborador acaba tendo que mudar seus comportamentos para se adequar ao novo cargo.

Na prática isso quer dizer que estes fatores também nos influenciam e acabam sendo determinantes para que mudemos ou não nossa forma de ser, pensar e agir! E você, o que te fez ou te faz mudar? Comente e compartilhe sua opinião.

Deixe seu Comentário: