troca-experiencias

A Troca de Experiências em Sua Vida Pessoal e Profissional é Muito Importante

Por: José Roberto Marques | Blog | 14 de janeiro de 2018

A troca de experiências oferece a extraordinária oportunidade de aprendermos através das vivências de outras pessoas. Nesse sentido, além das nossas próprias experimentações, podemos ter acesso às lições que amigos, familiares e colegas de trabalho aprenderam, multiplicando o conhecimento e tornando-o infinito. Essa relação de troca deve ser valorizada, pois pode ser muito enriquecedora tanto para a vida pessoal como profissional.

Como Ocorre a Troca de Experiências

Pessoas podem compartilhar experiências das mais diversas maneiras. Geralmente, quando se trata da vida pessoal, as trocas acontecem no dia a dia, de forma natural e espontânea. Em relação à vida profissional, além dos ensinamentos compartilhados com e pelos os colegas e líderes durante o trabalho, existem situações que são criadas especialmente com o intuito de troca de experiências, como é o caso de encontros, eventos e palestras, por exemplo.

Dentro de uma família, é possível que esse compartilhamento de vivências aconteça das mais diferentes maneiras. Os pais, por terem mais experiência de vida, certamente têm muito a ensinar aos filhos, e eles, por sua vez, podem atualizar os conhecimentos dos mais velhos, inclusive ensinando-os a lidar com aparelhos tecnológicos. Um pode complementar o que o outro sabe, fortalecendo os laços e tornando a família cada vez mais unida.

Em uma empresa, essa troca pode acontecer da mesma maneira, e os funcionários com mais tempo de casa passarem seus conhecimentos para os mais novos, que poderão atualizá-los com o que aprenderam em cursos e empregos anteriores. Essa atitude de ensinar e aprender é bastante positiva e leva os indivíduos a valorizarem mais uns aos outros, o que ajuda a reduzir o clima de competição e a promover o trabalho colaborativo.

Os Benefícios da Troca de Experiências

Além de ter a oportunidade de aprender com os erros e acertos de outras pessoas, a troca de experiências possibilita que se obtenha uma nova visão a respeito daquilo que se viveu. Dessa forma, um acontecimento que te deixou triste ou magoado, um problema que considerava sem solução, pode passar a ser visto com mais leveza depois de ouvir as experiências de alguém que viveu algo parecido.

Ao falar sobre as suas vivências para terceiros, terá a chance de se entender melhor e, também, de encontrar soluções para situações que julgava serem impossíveis. Outro benefício está na satisfação que poderá ter ao saber que aquilo que compartilhou pode ter auxiliado uma pessoa a resolver uma questão que parecia complicada para ela ou que serviu para ajudá-la de qualquer outra maneira. A troca de experiências nos mostra o poder que temos quando nos unimos.

A Importância da Troca de Experiências no Trabalho

Uma organização que estimula a troca de experiências entre os seus colaboradores certamente tem muito a ganhar. Se a alguns anos a informação ficava centralizada aos cargos mais importantes, hoje muitos gestores entenderam o quanto é importante dar voz a todos. Ter a consciência de que cada membro da equipe pode contribuir com o desenvolvimento da empresa é fundamental para promover a inovação, algo que é considerado um grande diferencial competitivo.

Ao incentivar o compartilhamento de conhecimento e experiências, uma companhia faz com que os seus funcionários deixem de ser apenas cumpridores de tarefas e ordens, tornando indivíduos agregadores e que fazem a diferença. Dessa forma, ao invés de guardarem suas ideias para si, se sentirão motivados a compartilhar e, mesmo que não sejam aplicadas, podem servir como base para outras soluções.

Além das empresas, os próprios profissionais podem ir em busca de trocar experiências. Reunir-se com outras pessoas da mesma área para conversar a respeito de determinado tema pode ser muito interessante para agregar à carreira de uma forma geral ou para saber mais a respeito de situações específicas, como a abertura de um negócio, por exemplo.

A Importância da Troca de Experiências na Vida Pessoal

Você já parou para pensar o quanto pode contribuir com os outros ao dividir suas vivências? Na vida pessoal, a troca de experiências pode acontecer sempre que conversamos com outra pessoa. Sejam questões pessoais, emocionais, burocráticas ou de saúde, sempre é possível ajudar e, também, ser ajudado. No caso de situações relacionadas à saúde, vale lembrar que é fundamental buscar ajuda profissional, contudo, um amigo poderá indicar um especialista ou dar outros tipos de dicas.

Ao invés de ficar remoendo sobre uma situação pela qual esteja passando, experimente compartilhá-la com alguém em quem confie. Pode ser que esse amigo tenha mais informações a respeito do assunto e possa te ajudar e, se não for o caso, apenas o fato de ter falado já irá fazer com que se sinta melhor. Da mesma forma, você pode ajudar a clarear as ideias de outra pessoa contando aquilo que já viveu.

Hoje em dia, as redes sociais possibilitam que a troca de experiências aconteça de forma ainda mais ampla. Através da criação de grupos e comunidades, indivíduos com interesses ou necessidades em comum podem compartilhar os mais diversos tipos de informações. Apenas tome cuidado com o tipo de dado que irá publicar na internet, afinal é importante prazer pela sua privacidade e segurança.

Como Se Preparar Para Trocar Experiências

Em primeiro lugar, é necessário enxergar a situação como uma troca, ou seja, você irá receber e contribuir com o que sabe ou já vivenciou. Além disso, é fundamental ter uma atitude altruísta, com humildade, para reconhecer que o outro pode ter muito a acrescentar para a sua vida e carreira, e generosidade, para sentir alegria e satisfação ao compartilhar o que sabe.

Convido você a fazer uma reflexão a respeito de como tem agido em relação às pessoas com as quais convive. Acredita que tem compartilhado suas experiências e se permitido aprender com elas? Saiba que nunca é tarde para começar a se mostrar mais aberto a isso e desfrutar de todos os benefícios que essa atitude pode lhe oferecer.

A troca de experiências é capaz de mostrar novos caminhos e soluções para os mais diferentes problemas. Além disso, oferece uma grande oportunidade de se conhecer melhor e, também, aqueles com os quais convive, possibilitando que contribua com o desenvolvimento deles e se beneficie com todo o aprendizado que irá obter. Esta mentalidade positiva gera uma corrente do bem e um ciclo de abundância incrível. Lembre-se sempre disso, pois quanto mais o conhecimento você divide, mais ele se multiplica. Multiplique-se!

Copyright: 693226552 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tilegen

Deixe seu Comentário: