meta-e-objetivo

Qual é a diferença entre objetivo e meta?

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de novembro de 2020

Você sabe qual a diferença entre objetivo e meta? Embora muitos considerem os dois conceitos como a mesma coisa, saiba que eles têm funções distintas para o alcance dos resultados pessoais e profissionais. Entretanto, são fundamentais em todo o planejamento, seja para comprar a casa dos seus sonhos, adotar um estilo de vida saudável, abrir um novo negócio, enfim, para tudo que se deseje realizar.

É essencial que tenhamos clareza quanto ao significado de objetivo e meta para que, assim, possamos elaborar um planejamento estratégico que seja o mais assertivo possível, com alvos tangíveis e que estejam devidamente dentro da realidade. Afinal de contas, de nada adianta ter um plano muito bem desenhado se o conteúdo dele não pode ser aplicado.

Continue a leitura para entender a diferença entre objetivo e meta, além de conferir algumas dicas para que você alcance os seus e se torne uma pessoa ainda mais realizada.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Entenda a diferença entre objetivo e meta

Observe o conceito de objetivo e meta a seguir e veja que é bastante simples compreender como cada um deles se encaixa dentro de um planejamento.

Objetivo

Objetivo é aquilo que você deseja alcançar, são os sonhos que pretende realizar em sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Trata-se de algo mais abrangente, que tem a ver com o lugar onde queremos estar daqui a alguns anos, ao longo de nossa jornada evolutiva.

São exemplos de objetivos: receber uma promoção, fazer uma viagem internacional, comprar um carro, casar-se na praia, ter um filho, comprar a casa própria, montar o próprio negócio e daí em diante.

Metas

Meta, por sua vez, compreende o tempo e os meios que serão utilizados para conquistar determinado objetivo. Trata-se de pequenos objetivos a serem alcançados, em um curto ou médio espaço de tempo, que farão com que, aos poucos, estejamos mais próximos do objetivo macro que queremos conquistar.

Por exemplo: em X meses, economizarei Y% do meu salário, para viajar no mês B para C lugar.

Em resumo: o objetivo é o que eu quero ter, e a meta define como alcançar isso.

 

Conheça o método SMART de criação de metas

Criado pelo pai da administração moderna, Peter Drucker, este método tem ajudado diversas pessoas e empresas a conquistarem seus objetivos de maneira rápida, organizada e eficaz, transformando-os em metas.

O acrônimo SMART é formado pelas iniciais das palavras Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based. Vamos entender melhor como ele funciona e o que significa cada uma dessas expressões?

S – Specific (Específica) – de acordo com a metodologia, a meta que se deseja alcançar precisa ser o mais específico e simples de entender possível por qualquer pessoa.

M – Measurable (Mensurável) – o método SMART prevê que todo objetivo precisa ser mensurável, ou seja, para saber se ele foi alcançado, é preciso contar com algum tipo de medida que ajude a fazer esta mensuração de resultados.

A – Achievable (Alcançável) – neste ponto, é necessário avaliar se o objetivo realmente pode ser alcançado ou se ele está fora da realidade ou possibilidades. Ou seja, a pergunta que você deve se fazer neste momento é: estou em busca de um objetivo tangível?

R – Relevant (Relevante) – as perguntas que você deve se fazer aqui são: este objetivo é realmente relevante para a minha vida? Ele vai me trazer a recompensa que preciso para me sentir realizado? Assim, conseguirá estabelecer se está diante de um objetivo de fato relevante ou se se trata apenas de um desejo passageiro.

T – Time-based (Tempo) – toda meta precisa ser realizada em um determinado prazo, caso o contrário, não terá prioridade nenhuma perante suas outras atividades. Dessa maneira, é fundamental que você estabeleça um tempo para cumprir cada uma das metas que lhe levarão a seus objetivos.

Exemplo de aplicação da ferramenta SMART:

Objetivo vago: quero que a minha empresa venda muito no próximo ano.

Perceba que é uma ideia totalmente ampla e que não mostra exatamente como se deve proceder para alcançá-la.

Agora, vamos transformá-la em uma meta SMART: Quero que minha empresa venda X% a mais nos próximos X meses. Veja que o fato de ser uma ideia mais específica faz toda a diferença para o planejamento, tornando o seu alcance possível.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Você é feliz?

7 Dicas para conquistar seus objetivos

Agora que já temos em mente o que são as metas e os que são os objetivos, está na hora de arregaçar as mangas e entender o que é preciso fazer para que conquistemos aquilo que desejamos, sem perder o foco no meio do caminho. Confira as dicas!

1 – Mantenha o Foco

Mantenha-se focado e evite se desviar dos seus objetivos finais. Para isso, siga efetivamente seu planejamento e coloque anotações perto da sua mesa e no seu celular, relembrando o que você ganhará com a concretização de suas metas.

Assim, todas as vezes que pensar em cair em tentação e desistir, vai se lembrar dos ganhos que vai ter e como vai se sentir no momento em que estiver frente a frente com o objetivo que tanto sonhou, enquanto pessoa ou profissional.

2 – Prepare-se para as oportunidades

Invista continuamente em capacitação. Faça cursos, vá a congressos da sua área, mantenha seu networking ativo e esteja pronto para aproveitar as oportunidades quando elas chegarem. Digo isso, pois nós nunca sabemos quando a grande chance de nossa vida vai surgir, sendo assim, é fundamental que estejamos prontos para montar no cavalo quando ele passar selado diante de nós.

3 – Conheça seus pontos fortes

A minha dica aqui é que você trabalhe o seu autoconhecimento, para que, assim, possa descobrir quais são suas principais habilidades e competências, incluindo tanto as técnicas quanto as comportamentais, que são aquelas que vão lhe ajudar a conquistar aquilo que você almeja para a sua vida.

O que você pode fazer para isso é listar, em um papel mesmo, o que de melhor sabe fazer, quais as habilidades, competências e comportamentos em que tem mais destaque. Através dessa consciência, conseguirá utilizar esses recursos em sua jornada, otimizando os seus esforços.

4 – Busque evolução

Além de potencializar seus pontos fortes, é fundamental eliminar comportamentos e crenças limitadores que sabotam sua produtividade, o foco em suas tarefas e o alcance pleno de seus resultados. Sendo assim, passe a se observar mais e analisar o que tem feito que está constantemente atrapalhando a sua evolução, enquanto indivíduo, profissional, amigo, parceiro, ou seja, nas mais diversas áreas de sua vida.

Quando você identifica quais são os comportamentos e atitudes que estão sabotando o seu crescimento, entende que precisa aprender a lidar com eles e eliminá-los aos poucos, para que assim, possa evoluir. É assim, através do autoconhecimento e da observação que se desenvolve.

5 – Seja positivo

Ser otimista e acreditar que seus objetivos são alcançáveis é um tipo de postura que te mantém firme e confiante na realização de seus propósitos de vida. Também é importante eliminar pensamentos negativos e afastar-se dos comentários ruins que podem desmotivar você e que são feitos com o intuito de te colocar para baixo.

Essa é uma atitude que vai ajudá-lo a não se desviar do caminho que o levará à concretização de seus objetivos. Assim, todos os dias, ao acordar, cultive o hábito de relembrar todo o caminho que já percorreu para chegar onde está, e o que você vai conquistar ao final dele, para que, dessa maneira, mantenha seus pensamentos fortalecidos, otimistas e alinhados aos seus sonhos.

6 – Mantenha-se determinado

Mantenha-se confiante na realização dos seus objetivos, acredite em sua capacidade de realização e siga em frente. Comprometa-se com a realização de cada meta e faça o que for possível para alcançar seus sonhos.

A determinação e a autoconfiança são elementos fundamentais, principalmente quando, porventura, pensamos em desistir de nossos sonhos e objetivos. São eles que nos ajudam a seguir em frente e visualizar as conquistas que obteremos no futuro.

7 – Aprenda com as falhas

Por mais que se planeje e se dedique, é totalmente natural que cometa erros. Em vez de olhar para eles como motivos para desistir, use-os como fontes de aprendizado, degraus que te farão evoluir e se tornar ainda mais preparado para alcançar seus objetivos e metas. Todos, sem exceção, estão sujeitos a falhar, nossa vida já se inicia mostrando isso através dos tombos que levamos até aprendermos a andar.

Caso tenha uma questão com falhas, especialmente por alguma situação delicada que já tenha vivido, comece a trabalhar isso aos poucos, naturalizando esse tipo de situação em sua mente. Acredite, ninguém é pior porque falhou, pelo contrário, tenho a certeza de que todas as pessoas que admira, seja na sua família ou nomes conhecidos no Brasil e no mundo, já cometeram erros, simplesmente porque isso faz parte do processo.

Reflexão: os sacrifícios são inevitáveis para alcançar objetivos

Se você tem um grande objetivo em sua vida, é importante que saiba que vai precisar abrir mão de algumas coisas para poder alcançá-lo, uma vez que não há conquista sem que haja sacrifícios. Acho importante lhe fazer este alerta, pois acredito que você precisa compreender que os sacrifícios são inevitáveis, mas que eles também nos ajudam em nossas conquistas, nos fortalecendo.

Se, por acaso, você deseja comprar uma casa, um carro, uma moto, fazer uma viagem internacional ou qualquer outro sonho que envolva dinheiro, vai precisar parar de gastar com coisas supérfluas, das quais você gosta muito, mas que não são indispensáveis, para poder alcançar esses ou outros objetivos.

A mesma coisa acontece com quem deseja ou precisa perder peso. Nesse processo, vai ser necessário eliminar ou diminuir a quantidade de consumo, pelo menos por um tempo, de certos alimentos, como os gordurosos, para que seja possível atingir o objetivo desejado. Além disso, vai ser preciso dedicar um pouco do seu tempo para a prática de exercícios físicos.

Assim, vamos fazendo escolhas, considerando o que é mais relevante para nós em cada momento da vida, substituindo comportamentos, pensamentos e sentimentos para, lá na frente, olharmos para trás e nos orgulharmos do nosso esforço e dedicação. Quando você tem esse princípio em mente, as coisas ficam um pouco mais leves e a conquista de seus objetivos se torna mais próxima.

Agora que você já sabe por onde começar, que tal potencializar ainda mais o alcance de seus objetivos de vida? Faça a Formação Professional & Self Coaching e, de maneira prática, rápida e efetiva, conquiste resultados extraordinários.

Acredito, verdadeiramente, que após esses esclarecimentos e com as dicas compartilhadas aqui, você está ainda mais preparado para conquistar suas metas e objetivos, seus sonhos de vida.

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo e lembre-se sempre de compartilhá-lo em suas redes sociais, a fim de passar o conhecimento e a motivação adiante!

 

 

Copyright: 76209076 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ismagilov

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: