Olá, querida pessoa!

Hoje eu quero compartilhar com você 7 passos para encontrar os caminhos do sucesso. E isso vale para todas as áreas da sua vida: pessoal, profissional, familiar, amorosa e espiritual.

Mas eu começo te fazendo uma pergunta: o que vem à sua mente quando você pensa em uma pessoa de sucesso? A casa em que ela mora? O cargo que ela ocupa? O carro que ela dirige? O dinheiro que ela administra?

Bem, a verdade é que tudo isso são sintomas de uma riqueza muito maior: o conhecimento; a mente.

Você já deve ter percebido que existem pessoas que transformam centavos em fortunas, mas também tem aquelas que seguem o sentido oposto: transformam as fortunas em centavos.

Isso acontece porque o sucesso não depende apenas de bens materiais, mas principalmente de uma mente equilibrada e bem preparada. Só assim nossas riquezas se multiplicam.

É por isso que eu vou compartilhar com você 7 passos para encontrar os caminhos do sucesso:

  1. Investigue os seus pensamentos

PSC

O primeiro passo é analisar a sua mente. A vida que você tem hoje é resultado dos seus esforços, do seu trabalho, mas, antes de tudo, da sua mente. Sim, foi ela que despertou em você ideias, pensamentos, emoções e planos que você pôs em prática para alcançar o que conquistou hoje.

Se você está satisfeito, parabéns! Agora, se você sente que a vida pode ser muito mais do que é hoje, é porque sua mente precisa abrir espaço para novas ideias, novas emoções, novos pensamentos e novos planos.

É preciso pensar e agir da mesma forma que pensam e agem as pessoas que já alcançaram o sucesso que você deseja. Isso inclui seu modo de se relacionar com as pessoas, a gestão do seu tempo, a administração do seu dinheiro e até mesmo o seu equilíbrio emocional. É mudando a mentalidade que você muda a sua realidade, e não o contrário.

Mas se você continuar pensando e agindo sempre da mesma maneira, não dá pra esperar resultados diferentes. Algo precisa ser mudado. Novos conhecimentos precisam ser adquiridos. Novos planos precisam ser feitos.

  1. Assuma a responsabilidade

O passo número 2 é bem simples: entenda que quem está no controle da sua vida é você. Muita gente reclama do marido, da esposa, do chefe, do vizinho, da política, da economia, e por aí vai.

É claro que as circunstâncias da vida nos impactam. Mas, como se diz, a vida não é o que nos acontece. É o que a gente faz com o que nos acontece.

Portanto, comemore suas conquistas, mas também assuma a responsabilidade pelos erros, sem culpar terceiros. É assim que você vai aprender várias lições e fazer melhor da próxima vez.

  1. Busque a excelência

Uma crença limitante bastante comum é aquela que diz que “Gente de sucesso nasceu com sorte ou com um dom especial para ficar rico”. Pode isso?

Uma ou outra pessoa até pode ter tido essa sorte, mas a maioria das pessoas de sucesso estudou e trabalhou muito. Elas assumiram um compromisso com a excelência.

São pessoas que, desde cedo, nunca aceitaram a mediocridade. É o caso daquele aluno que estudava para tirar 10 e não pra tirar 6. É o caso do atleta que treinava horas para conseguir a medalha de ouro, e não pra ficar ali no meio da tabela.

O problema é que o nosso cérebro é programado para a nossa sobrevivência, e não para o nosso sucesso. Por isso, ele quer sempre ficar ali na zona de conforto, fazendo sempre o mínimo.

Mas, se você quer uma vida de sucesso, e não uma vida “na média”, precisa sair dessa zona de conforto porque não é nela que você vai encontrar a vida que tanto deseja.

Não que não seja preciso descansar e aproveitar a vida. Mas é preciso lutar por seus objetivos, e isso requer alguns sacrifícios.

  1. Aprenda a lidar com os fracassos

Se você pensa que fracasso é o oposto de sucesso, já pode riscar mais essa crença da sua mente. Os fracassos também fazem parte da vida das pessoas de sucesso. A diferença está na maneira como lidamos com eles.

Muita gente fracassa e pensa: “Acabou. É o fim. Sou incompetente. Não é pra mim”. É assim que elas desistem daquilo que tanto queriam, e voltam para aquela vida “na média”.

Uma mente de sucesso, porém, vai sempre encarar os fracassos como uma oportunidade de aprendizado. Por que eu fracassei? O que eu tenho que aprender? O que eu tenho que melhorar? O que eu devo fazer de diferente?

Esse é o tipo de pessoa que aprende a recalcular a rota, sem baixar suas expectativas. Gente de sucesso nunca é imediatista. Elas sabem esperar pelo sucesso, entendendo que os fracassos fazem parte; eles são apenas obstáculos a serem superados.

Pessoas de sucesso aprendem a descansar, não a desistir. Elas têm medo de fracassar, claro. Mas usam esse medo para se preparar melhor e mudar os planos. Não para cancelar.

Nas adversidades, adquirimos conhecimento. Como eu digo, em cada veneno, sempre encontramos o antídoto. Por isso, não tenha medo de fracassar. Se deu errado, virou aprendizado. E por mais que percamos dinheiro, o conhecimento é a riqueza que ninguém pode nos tirar. E é exatamente com essa riqueza que seguimos em frente, estabelecendo novas metas a serem alcançadas.

  1. Tenha coragem para agir

Por falar em medo, ele nos leva ao quinto passo: coragem. Coragem não é não ter medo, mas ser capaz de agir apesar dele. Pessoas de sucesso têm medo, claro, todo mundo tem, mas elas usam esse medo a seu favor.

Elas planejam, estudam, se preparam, conversam com pessoas mais experientes e, por fim, levam suas ideias da teoria à prática. É difícil que nossos objetivos se concretizem de primeira. Mas em cada tentativa, você sempre conseguirá extrair algum aprendizado.

Já parou para pensar que foi assim que você aprendeu a andar? Você caiu muitas vezes, se machucou, chorou, mas não desistiu. De móvel em móvel, conseguiu aumentar as distâncias e ir andando cada vez mais longe.

É um processo lento, com quedas e medo, mas é com todos esses obstáculos que a gente descobre o quanto é capacitado, forte e resiliente. Aliás, nessas tentativas, a gente desenvolve muitas competências e habilidades que nos ajudarão a encontrar o sucesso numa próxima oportunidade, ao contrário daquele que não tentou e não aprendeu lição nenhuma.

Se o seu objetivo é muito audacioso e te dá medo, divida-o em metas menores, definindo um prazo para alcançar cada uma delas. Assim, ele não vai parecer tão ameaçador e, a cada meta que você riscar da sua lista, você verá o seu progresso e se sentirá motivado para alcançar a próxima meta.

  1. Motive-se para construir um legado

Isso nos leva ao sexto passo: a motivação para construir um legado. Motivação é encontrar uma força interna que nos impulsiona a agir. A gente consegue fazer isso quando enxergamos um propósito nas nossas ações.

Trabalhar para ganhar dinheiro é bacana e importante, mas, quando esse é o nosso único propósito, fica muito mais difícil agir. Em contrapartida, quando percebemos o quanto o nosso trabalho é benéfico para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor, aí sim trabalhamos com muito mais energia e motivação.

Por isso, sempre que você definir um objetivo a ser alcançado, pense em todos os fatores que podem te motivar: “isso vai ajudar minha família”, “isso vai melhorar minha qualidade de vida”, “isso vai trazer progresso à minha comunidade”, enfim, identifique o propósito de tudo isso.

As pessoas de sucesso dificilmente desanimam. Isso acontece porque elas não trabalham motivadas exclusivamente pelo dinheiro, embora isso também seja maravilhoso. Elas encontram a motivação porque pensam no legado que vão deixar, mesmo depois que não estejam mais aqui.

E quanto a você: que legado está construindo? A quem ajudou? O que as pessoas dirão de você quando partir? Não seja apenas mais um na multidão!

  1. Não procrastine

Por fim, chegamos ao último passo: não procrastine.

Na trajetória do sucesso, o seu maior adversário não é o concorrente, mas você mesmo. Você que dá ouvidos aos medos, você que acha que não nasceu pra ter sucesso, você que sempre adia a realização dos seus sonhos.

Essa é a chave da procrastinação: acreditar que haverá um momento futuro em que você estará mais preparado. Só que esse momento não existe, e, amanhã, você desejará ter começado hoje. Portanto, não adie, não espere, não hesite. Seu sucesso começa agora!

Dizem que ao fim da vida, nos arrependemos mais do que não fizemos do que do que fizemos. Por isso, aproveite o tempo que você tem para despertar a melhor versão de si mesmo.

O seu sucesso é uma decisão que só depende de você. E é também uma trajetória cheia de desafios, mas você é plenamente capaz de superar cada um deles.

Só não se esqueça de reforçar isso para si mesmo de vez em quando. Lembre-se também de suas motivações: sua família, seus amigos, suas superações pessoais, enfim, todos os elementos da sua vida que te dão propósito e força para seguir em frente.

Mudanças de mentalidade sempre são difíceis, mas as sementes do seu sucesso já estão dentro de você. Você só precisa desenvolvê-las e partir para a ação.

Sei que você vai conseguir. É só se lembrar desses 7 passos!

Byeeeeeee