Você já parou para refletir sobre as expectativas que tem para sua vida? O que você deseja para sua carreira, ou para a relação com sua família e amigos? Estes desejos estão de acordo com a sua realidade? Eles fazem sentido para você? O que tem feito para alcançá-los? O que suas expectativas estão gerando em sua vida? Como vem impactando a maneira como pensa e se comporta?
As expectativas são criadas quando ficamos esperando ansiosamente por algo, que pode ser bom ou ruim. O que realmente determinada o efeito que uma situação vindoura terá em sua vida depende das expectativas que você cria em sua mente. Isso pode ter um aspecto positivo quando você anseia que algo de bom aconteça, um sonho ou uma meta que você tem e que podem estar cada vez mais perto de serem conquistados, assim você fica à espera ansioso. O mais importante para lidar com a ansiedade é saber balancear esses desejos, tendo noção de que os resultados podem ser variáveis e não corresponder ao que estávamos esperando.
Se deixarmos nossa mente e imaginação fluir para muito alto e para muito longe podemos perder o controle e criar uma ilusão, e a partir daí são geradas frustrações que desanima e prejudicam nossa caminhada rumo a realização de nossos sonhos e do sucesso.
Quando vivemos na expectativa vivemos no futuro, a espera de que algo bom esteja logo ali adiante, e isso em sua essência já é prejudicial. Temos que nos atentar ao presente, no que podemos criar e fazer agora para que estejamos mais perto de nossos sonhos, aproveitando o que o hoje tem para oferecer.
As expectativas podem também ser negativas e vir na forma de pré-julgamentos, tanto de pessoas como de situações vindouras. Com este mindset negativo já entramos na experiência fadados ao fracasso, pois em nossa mente estamos certos de que será ruim. A verdade é que sempre temos que estar atentos as expectativas que criamos e como elas trazem bloqueios ao nosso mindset e criam crenças limitantes para assim evitá-las.
Precisamos verdadeiramente estar abertos a viver as experiências, e vivê-las no momento em que estão ocorrendo, sem colocar pressões desnecessárias, sem preconceitos baseados apenas em experiências passadas e sem atribuir valor a algo que não temos total conhecimento ou controle.
Quando vivemos no Agora temos mais consciência de tudo o que está a nossa volta, e somente aí é que podemos lidar com as situações de modo realmente assertivo. Se criamos anseios e eles não são atendidos podemos ficar frustrados, o que pode comprometer nossa saúde, nossa capacidade de superar os desafios e resiliência.
Afinal muitos são os fatores que podem comprometer algo que esperamos, nem sempre as coisas saem da maneira que queríamos, não temos controle sobre tudo, e isso é normal. Precisamos colocar expectativas razoáveis e entender que às vezes as coisas podem momentaneamente dar errado.
Quando mal administrados estes desejos podem gerar ansiedade, entramos em um estado de agitação mental, e não conseguimos mais encontrar calma e paz interior. Esses anseios podem produzir impaciência, receios, preocupações, tensão e dessa forma nos perdemos dentro de nós mesmos e de nossos pensamentos.
Quando vivemos neste estado vivemos no Sofrimento, em um estado de Julgamento e de Comparação. E partir da experiência do Sofrimento só geramos mais Sofrimento, ficamos presos em um ciclo de dor e fracassos. Mas saiba que verdadeiramente você o poder de escolher de qual estado vive. Te convido a escolher viver em um Estado de Graça que gera Calma e harmonia entendo e administrando suas expectativas para que elas se alinhem com a realidade e que você possa viver sem frustrações, superando as dificuldades que venham a passar em seu caminho para que verdadeiramente tenha forças para alcançar seus sonhos.
Ter expectativas também são importantes, elas estão conectadas a nossas idealizações para o futuro. Mas quando criamos expectativas muito maiores que a situação podemos criar um histórico de decepções, e passamos a ver tudo pela perspectiva derrotista de que nada vai dar certo, devido às experiências passadas que tivemos. Quando criamos expectativas desproporcionais geramos um sentimento de negatividade, produzindo um ciclo que nos deixa com uma sensação de fracasso.
Normalmente essa negatividade é uma forma de proteção, uma barreira que colocamos a nós mesmos devido a nossa história e experiências passadas que transformam nosso mindset e nos fazem acreditar que não somos bons o suficiente.
É importante exercitar constantemente seu Autoconhecimento, saber aquilo que você é realmente bom, quais são as suas qualidades, virtudes, dons e talentos, assim como seus pontos de melhoria, aquilo que ainda precisa fortalecer, aprender mais e pedir ajuda se necessário. Ninguém é bom em tudo, mas todos têm talentos que os fazem únicos. Precisamos ficar atentos para não exagerar em nossas qualidades, para não nos frustrarmos e também nossos pontos de melhoria, a fim de não ficar preso na negatividade e pessimismo e poder melhorar.
A partir do Autoconhecimento você se planeja e constrói um plano de ação, suas expectativas ficam de acordo com suas ações, e não fica apenas no plano da imaginação, criando cenários improváveis, mas realmente toma e conduz sua vida com mais controle e de acordo com os contextos e possibilidades em que está inserido.
Entender a realidade é imprescindível para não nos frustrarmos, porque quando eu me entendo profundamente, posso trabalhar minhas ações e as mudanças necessárias a partir daí. Compreendo também minhas limitações e não crio expectativas que não condizem com a minha realidade e com aquilo que é possível dentro desta realidade, evitando me ferir constantemente.
Outro ponto essencial quando tratamos de criação de expectativas é a comparação. É muito comum atentarmos nosso olhar para os que nos rodeiam, amigos, irmãos, colegas de trabalho. Ficamos olhando para as qualidades dessas pessoas e esquecemos de olhar para nós mesmos. Assim não conseguimos verdadeiramente olhar para nossas qualidades, não nos fortalecemos, não aprendemos a lidar com nossas expectativas e nem nos planejamos para atender as mudanças que queremos em nossas vidas porque esquecemos de nós mesmos para focar no outro.
Quando criamos expectativas muito maiores podemos desenvolver uma baixa autoestima, porque percebo que aquilo que eu me propus a fazer é muito maior do que eu consigo e acabo me frustrando. Então ao invés de criar grandes planos de ação e expectativas muito grandes aconselho que colocar metas pequenas e trabalhar nelas com afinco de maneira a evitar frustrações.
 
Copyright: 1188695488 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dmvasilenko