conhecimento-adquirir

Adquirir conhecimento ou priorizar a experiência profissional?

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de agosto de 2018

Se alguém me perguntasse se é mais interessante focar em adquirir conhecimento ou em acumular experiência profissional, com certeza eu diria que um não existe sem o outro. O objetivo é unir o melhor de cada um, transformando-os em grandes potências dentro de você. Vamos entender melhor esta lógica? É só continuar a ler esse texto.

Por que precisamos somar

Obter novos aprendizados e investir na sua carreira são pontos muito importantes na nossa vida, por isso, não podemos simplesmente tentar entender qual é a prioridade. Então, no lugar de dividir ou subtrair o conhecimento e a experiência, tente somente somar e multiplicar.

Para começo de conversa: o conhecimento sem a prática é apenas teoria. O que quero dizer, basicamente, é que aprender ou fortalecer habilidades e competências é um ótimo caminho para o sucesso. Porém, essa caminhada será incompleta se não pudermos exercitar nossa sabedoria.

Pensando da mesma forma, um profissional que possui experiência prática, mas nenhum conhecimento técnico pode acabar limitando seu desenvolvimento. Pode faltar a esse colaborador alguns recursos intelectuais que ajudam a guiar o trabalho de forma mais fácil e positiva.

É importante lembrar que não basta apenas fazer um curso de graduação e pensar que nunca mais precisa estudar. A obtenção de conhecimento deve ser constante. Do mesmo modo, que não é interessante ter uma experiência em determinada área no currículo e supor que jamais precisará aprender mais. Todos os dias o mercado muda um pouco, ou seja, sempre haverá novidades para se atualizar. Em resumo, o ideal é fazer a junção destes elementos para potencializar o seu aprimoramento em todos os sentidos.

Aprenda a unir a experiência profissional e novos conhecimentos

O coaching é um método super poderoso que ajuda qualquer pessoa a potencializar o melhor de si de uma maneira gratificante. A metodologia consegue transformar de maneira positiva a vida de um ser humano em todos os âmbitos. Imagine que incrível pode testar e aplicar tudo que aprende tanto no seu local de trabalho quanto em casa. Afinal, é preciso propagar o que há de bom em você mesmo em todos os lugares, não é mesmo?

Existe uma poderosa ferramenta de coaching que eu uso muito em meus treinamentos chamada Roda das Competências. Ela é utilizada para avaliar o grau de desenvolvimento do profissional em 8 aspectos essenciais para o sucesso da carreira. Este método contribui fortemente para que a pessoa consiga identificar quais são os seus pontos fortes e os de melhoria.

São 3 de todos os aspectos que dizem respeito à criatividade, inovação e orientação para resultados. Em resumo, estes pontos se referem a:

  • Capacidade de inventar algo novo a partir dos conhecimentos adquiridos;
  • Inteligência para transformar as novidades criativas em ideias e ações inovadoras,
  • Aplicação da bagagem na prática do seu dia a dia de trabalho para obter resultados.

A experiência mostra como usar a educação adquirida em benefício da expansão de suas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. O conhecimento que acumulamos por meio de cursos, treinamentos e especializações toma forma à medida que temos condições de experimentá-lo no nosso trabalho, mostrando como transformar o que sabemos em ações produtivas.

Foque em evolução contínua

A vida é um eterno aprendizado e isso se aplica também à nossa carreira. Quem deixa de investir no desenvolvimento profissional tem mais tendência a ficar desmotivado e menos proativo. Por consequência, esse indivíduo também corre o risco de ficar estagnado e abrir espaço para a concorrência. Lembra quando eu disse que de nada adianta somente estudar uma vez? É preciso estar em constante busca pelo aprendizado. E lembra quando eu disse que não adianta afirmar que sabe trabalhar em determinada área baseado em uma experiência antiga? É preciso estar em constante renovação, pois os setores também se transformam com o passar do tempo.

Para evitar que isso aconteça, procure desenvolver uma visão sistêmica sobre seu trabalho e a história profissional que você está construindo. Questione-se sempre sobre em qual patamar você está. Reflita se você se destaca o suficiente nesse nível para passar para o próximo ou se ainda precisa evoluir antes. Não suba degraus que você não está pronto para subir. Cuide bem da sua carreira.

Procure também acumular o maior número de experiências, seja curioso, atento e busque sempre aprender com as pessoas ao ser redor. Além disso, invista também em conhecer novos métodos, técnicas e ferramentas que ajudem em seu desenvolvimento contínuo.

Um modo bem eficiente de estar em constante evolução é usando o método coaching, que já comentei por aqui. Com ele, você será capaz de conhecer a si mesmo e entender quais são seus pontos fortes e quais são aqueles que devem se desenvolver. Também compreenderá a prioridade do autodesenvolvimento diário. Para isso, conte com o Professional & Self Coaching (PSC), um curso do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) que vai lhe ajudar a progredir de forma rápida, planejada e extraordinária.

O conteúdo do PSC poderia ser definido como “empoderador”. Falo isso com tranquilidade, pois você aprenderá sobre crenças limitadoras, código de ética, feedback 360°, autofeedback, patrocínio positivo, qual é o seu perfil comportamental, tríade do tempo, aprendizagem acelerativa, liderança, processo evolutivo e de identidade, princípios da programação neurolinguística e muito mais!

As 180 horas de formação permitem que você exerça a profissão de coach em 6 diferentes áreas: leader, professional, analista comportamental, extensão universitária, self coach e self coach. Claro que o curso não é feito somente para quem deseja seguir na carreira na área de coaching. Ele é ideal para qualquer profissional que quer ter o melhor desempenho e ser um destaque em qualquer empresa que trabalhar.

Coloque suas ideias em ação

Agora é o momento de você refletir sobre as áreas da sua vida que precisam de mudanças e sobre como você pretende alterá-las. Abuse do conhecimento e da experiência que você já tem para pensar com profundidade a respeito do que é melhor para a sua carreira e para a sua vida pessoal. Não perca espaço para ninguém no mercado e invista no coaching para ser uma pessoa melhor no ambiente de trabalho e fora dele.

Aproveite para compartilhar esse texto nas suas redes sociais!

 

Copyright: 1018551598 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc

Deixe seu Comentário: