Você sabia que as palavras conhecimento e sabedoria têm significados diferentes? De acordo com o dicionário, a palavra sabedoria é um substantivo que quer dizer que uma pessoa tem a qualidade de sabedor, tem prudência, tem ciência e tem razão. Já o conhecimento é um substantivo que tem o efeito de conhecer. Se a pessoa tem conhecimento, ela tem noção, experiência e ideia. Ah, e a palavra também pode se referir a um relacionamento não íntimo entre pessoas.  

Saindo do dicionário e aplicando para a vida real, podemos dizer que o conhecimento é o conjunto de informações, experiências e aprendizados que adquirimos do mundo exterior. E a sabedoria está no modo como utilizamos estes conhecimentos, de forma prática, para tornar nossa vida mais equilibrada, coesa e prazerosa.

Imagine esses dois conceitos juntos! O conhecimento e a sabedoria formam uma dupla perfeita, quando caminham juntos de forma equilibrada. Porém, não se engane, muitos conhecedores podem não ter nenhuma sabedoria. Assim como os sábios podem não dispor de grandes conhecimentos.

Saiba que para ter sabedoria não basta ser expert em determinado assunto, recitar trechos de livros importantes ou saber as manchetes dos principais jornais do mundo. O sábio aparece na superfície nos momentos de dificuldade e dúvida, quando revela que conquistou respostas e aprendizados ao longo da vida capazes de o guiar pelos melhores caminhos.

O equilíbrio está em conhecer e saber aproveitar tudo que aprendemos ao longo de nossa vida, está nas reflexões que fazemos e na capacidade de transformar conhecimentos teóricos em práticas efetivas e positivas. Como você tem feito isso no seu cotidiano?

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

A sabedoria de conhecer a si mesmo

PSC

Para compreender a alma humana temos que primeiro aprender a entender a nossa própria essência. O ato de conhecer sentimentos, emoções, crenças, valores, medos, dramas, sonhos e possibilidades é uma das formas de criar a nossa percepção sobre o outro.

A forma como interagimos com este conhecimento interior e, como o replicamos, em nossas ações e comportamentos diários, diz muito sobre nós. Isso ocorre porque, quanto mais abrimos nossa mente e, nos permitimos refletir sobre quem somos, sobre o outro e o mundo à nossa volta, melhor podemos compreender os fatos e transformar verdadeiramente nossa realidade.

Este empoderamento nos torna capazes de realizações extraordinárias. Por isso, quanto mais nos conhecemos, mais nos curamos e potencializamos nossa sabedoria. E, quanto mais sábios nos tornarmos, mais preparados estaremos para lidar com os desafios e dificuldades que a vida nos apresentar.

Esta sabedoria é o que permite não “perdemos a cabeça” ou nos desesperamos quando algo acontece e não sabemos o que fazer. O sábio entende que ponderar é o melhor caminho para resolver qualquer questão. Em outras palavras, uma pessoa sábia possui uma visão sistêmica que lhe permite acessar conhecimentos e experiências e, a partir disso, encontrar as soluções que precisa.

Por isso, busque aprendizados que lhe tornem uma pessoa melhor, que aumentem a sua sabedoria e, mais que acumular erudição, procure ampliar sua visão crítica e a sua percepção em relação ao mundo e aos demais. Com o tempo você verá que, a sabedoria não é o ponto de chegada, mas sim o caminho para ir sempre um pouco mais além.

Como chegar ao autoconhecimento

Já logo aviso que você nunca saberá 100% sobre você mesmo. Explico: é sempre possível aprender mais sobre nós mesmos, pois isso faz parte de um processo constante de evolução. No coaching, você aprende a exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento no seu dia a dia sem grandes dificuldades.

Com o autoconhecimento você é capaz de entender quais são os seus pontos positivos e como os tornar ainda mais fortes. Também é possível encontrar quais são as virtudes que podem estar escondidas dentro de você mesmo. Além disso, você descobre quais são os seus pontos negativos e como os deixar menos sabotadores no seu dia a dia.

Tudo isso não é feito do dia a para a noite. Porém, quando você consegue se conhecer mais é como se a luz chegasse a sua vida. Outro ponto que você descobre é a necessidade constante de exercitar o autoconhecimento, afinal estamos mudando sempre, seja por fatores internos ou externos. Daí, você já está dando um passo a mais para o seu autodesenvolvimento, essencial tanto para o mundo pessoal quanto profissional.

A partir da prática desses dois itens, você consegue progredir em outros pontos como no controle de sentimentos com a inteligência emocional e na forma como lida com as situações, buscando pelo lado do aprendizado sempre.

Estude mais

Uma dica interessante para entender o poder do conhecimento e da sabedoria é o filme “Lucy”, de 2014 e que foi dirigido por Luc Besson e conta com Scarlett Johansson no elenco. O longa metragem é um ótimo exemplo da importância que o conhecimento tem para cada indivíduo da sociedade. A narrativa aborda a possibilidade do ser humano usar toda a capacidade do cérebro. Ao provar uma droga que não tem conhecimento, a personagem principal, Lucy, adquire esse desempenho. A história mostra como ela passa a ter mais controle sobre o próprio corpo, absorve conhecimento com mais rapidez e ainda progride em relação ao às suas habilidades físicas e emocionais.

Outra recomendação interessante é o documentário “Eu Maior” de 2013. O filme faz uma reflexão a respeito de questões contemporâneas da sociedade e autoconhecimento por meio de entrevistas com personagens reais de diferentes áreas de atuação. Veja o que atores, líderes espirituais, teóricos e muitas outras pessoas falam a respeito desses pontos tão presentes nas dúvidas humanas.

O próximo passo

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre conhecimento e sabedoria, é hora de aplicar esses conceitos no seu dia a dia. Não é um passo simples, mas também não é um bicho de 7 cabeças. Busque por profissionais que possam te ajudar nessa caminhada e se esforce. Você vai ver que a dedicação pode elevar os seus padrões profissionais e pessoais em curto, médio e longo prazo.

Gostou do texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Até a próxima!

 

Copyright: 515241850 – https://www.shutterstock.com/pt/g/redpixelpl