Todo e qualquer ser humano que já tenha passado pela face da Terra cometeu erros. É característica básica da experiência humana errar, e, nesses erros, às vezes acabamos ferindo as pessoas ao nosso redor.

Quando isso acontece, nós não devemos nos punir, mas abraçar a nossa condição humana e aceitar que o que está feito, está feito. O que podemos fazer para resolver os conflitos e mágoas, porém, é um bom pedido de desculpas. Não é algo difícil de ser feito, mas envolve a admissão de culpa e a exposição de nossos erros, o que exige simultaneamente coragem e humildade.

Para compreender melhor a importância de um pedido de desculpas e como executá-lo adequadamente, continue a leitura deste artigo.

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A importância de pedir desculpas

Há quatro motivos pelos quais pedir desculpas é importante e benéfico aos envolvidos. O primeiro deles é que ele inicia uma ótima oportunidade de diálogo, ou seja, ele dá início a uma conversa sincera, em que os sentimentos são expostos para que as pessoas envolvidas possam lidar melhor com eles.

O segundo é que ele oferece uma possibilidade de reconciliação. Quando admitimos um erro e demonstramos nosso arrependimento, trabalhamos para recuperar a confiança da pessoa magoada.

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O terceiro motivo é que, ao admitirmos a culpa, estamos amenizando as dores da pessoa atingida por nossos atos, que pode, por algum motivo, estar se culpando também pelo ocorrido. O pedido de desculpas evita que isso ocorra.

Por fim, o quarto motivo é que a própria pessoa que errou recupera a sua dignidade. Pedir desculpas é um ato de coragem e de humildade. Assumir a responsabilidade por nossas atitudes, portanto, permite que sejamos vistos com mais respeito e integridade.

É preciso ser verdadeiro

É importante ressaltar, contudo, que um pedido de desculpas deve sempre partir de um arrependimento sincero. Não adianta pedir desculpas se você não acredita ou não admite que errou. Pedir perdão “da boca para fora” é o mesmo que não pedir.

Isso significa que um pedido de desculpas envolve dois aspectos: razão e emoção. A razão vem da detecção lógica de que um erro foi cometido e de que esse erro causou dor em alguém. A emoção vem do arrependimento, ou seja, da sensação de que você ultrapassou alguma barreira e deveria ter se comportado de maneira diferente.

Um pedido de desculpas sincero não apresenta condições, nem exige que a pessoa ofendida perdoe seu ofensor. Se acontecer, ótimo, mas o perdão é uma escolha.

5 passos para pedir desculpas de modo eficaz

Se você encontra dificuldades na hora de pedir desculpas, siga o passo a passo a seguir.

1. Ouça o que o outro tem a dizer

Em primeiro lugar, é preciso que a pessoa ofendida diga como está se sentindo, de modo que você possa entender onde errou. O problema é que muita gente nem dá espaço para que a pessoa se expresse, e, com isso, torna-se incapaz de reconhecer o erro.

Não ignore os sentimentos da pessoa ferida. Ouça-a de forma atenta. Seja empático e paciente para compreender como a pessoa entende o que ocorreu. Sem esse primeiro relato, você pode acabar entrando num ciclo de autodefesa que não vai te levar a lugar algum.  Permita que a pessoa relate suas interpretações e emoções para que, depois, você decida o que fazer.

2. Admita seu erro

Se o relato da pessoa não faz sentido para você, ou se você continua acreditando que não erro, pare por aqui. Não faz sentido pedir desculpas se você não se arrepender. Em compensação, se tudo pareceu fazer sentido enquanto você ouvia o que a pessoa atingida tinha a dizer, admita seu erro.

“Desculpe-me por XPTO”. Essa simples frase mostra que você identificou seu erro e comunica a pessoa desse seu reconhecimento. Um pedido de desculpas autêntico começa sempre com a detecção do erro. Se isso não acontece, não vale a pena realizar o pedido. Aliás, jamais peça desculpas apenas para encerrar logo o assunto, já que, em sua mente, ele se manterá vivo e continuará comprometendo o seu relacionamento com o outro.

3. Demonstre arrependimento

Depois de admitir seu erro, é a sua vez de explicar como você está se sentindo. Se você errou, mas não se importa com os danos que causou, também pare por aqui. No entanto, se você sente o peso da culpa, é hora de mostrar seu arrependimento.

Deixe seus sentimentos claros à outra pessoa. Você pode estar sentindo culpa, remorso, tristeza, vontade de voltar no tempo e fazer tudo de forma diferente. É natural que esses sentimentos surjam, mas lembre-se de que ninguém pode voltar ao passado. O que podemos fazer é um novo futuro, que começa com esse pedido de desculpas.

Mostre que você entende que fez a outra pessoa sofrer e que agora também está sofrendo por isso. Uma dica valiosa dos especialistas é não utilizar a palavra “se” no pedido (“Desculpe-me se eu te fiz sofrer”), pois ela pode significar uma transferência de culpa.

4. Faça o que for possível para reparar seu erro

Pergunte à pessoa se há algo que você possa fazer para amenizar as consequências de seu erro. Se você mesmo identificar algo que possa ser feito, explique à pessoa que o fará, na tentativa de amenizar os sofrimentos produzidos.

Entretanto, esteja atento à promessa que você vai fazer. Deixar de cumpri-la ou ter atitudes vazias (apenas para dizer que fez algo, mesmo que não tenha serventia alguma) podem apenas agravar a situação. Por isso, não deixe que o arrependimento “roube” o seu pensamento racional — faça apenas o que for realmente útil para ajudar a pessoa a sentir-se melhor.

5. Prometa que o ocorrido não vai se repetir

O perdão pode demorar a vir, ou pode simplesmente não acontecer. Aceite isso, mas fique com a consciência de que você fez a sua parte para reverter a situação. Além disso, deixe claro para a pessoa que você foi capaz de aprender com o seu próprio erro e que, a partir de agora, fará tudo o que for possível para que ele não se repita.

Essa mudança de comportamento ajuda a pessoa a restabelecer a confiança em você e, possivelmente, a oferecer o perdão que você deseja receber.

Os erros fazem parte da vida, mas devem ser entendidos como valiosas oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento de habilidades pessoais, como a humildade e a coragem. Quando eles acontecerem, siga as dicas acima e procure restabelecer a relação com a pessoa afetada.

Contudo, não exija do outro aquilo que você mesmo não sabe dar. Será que você também saber perdoar? Reflita sobre suas atitudes.

Há uma frase popular que diz que: “O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte. O primeiro a esquecer é o mais feliz”. Portanto, peça perdão quando errar, perdoe quando alguém errar com você e saiba deixar o passado no passado.

Que as reflexões acima sejam úteis para que você conduza seus relacionamentos de forma edificante, produtiva, harmônica e feliz!

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