Cada pessoa tem a sua história, que pode conter lembranças de conquistas, momentos felizes e, também, de questões delicadas e de mágoas. Ninguém está isento de passar por perdas e decepções, isso acontece na vida de todos, de formas diferentes, mas acontece. Se você deseja saber como superar as mágoas do passado, veio ao lugar certo, ao longo deste artigo irei falar sobre o assunto e compartilhar dicas que poderão te ajudar, acompanhe!

A importância de superar as mágoas do passado

O passado é parte de quem somos, afinal, foram as experiências vividas que nos tornaram as pessoas que somos hoje. Entretanto, é preciso haver certo cuidado para evitar viver com foco no que passou. Relembrar experiências vividas com alegria, carinho e, até mesmo, orgulho pelo que superou é natural e até positivo, o problema está em se manter preso ao que já foi.

Quando um indivíduo deixa de fazer coisas no presente ou conserva sentimentos que o limitam por conta do passado, está perdendo muitas oportunidades de se desenvolver e ser feliz. Se você se identifica com isso, entenda que as coisas que aconteceram não determinam as que irão acontecer daqui para frente.

O fato de alguém ter te decepcionado, traído a sua confiança, brincado com os seus sentimentos e feito você sofrer não significa que o mesmo irá acontecer em todas as outras relações. Muitas pessoas alimentam essas mágoas como uma forma de proteção, como se isso fosse ajudá-las a evitar novos sofrimentos.

O problema é que o preço a ser pago por essa suposta proteção é alto demais, porque significa se privar de novas experiências, de construir laços de amizade, amor, cumplicidade. O risco de sofrer e se decepcionar existe para todos, independentemente de se ter sofrido ou não no passado, mas é um tipo de risco que faz parte da vida e a torna mais significativa.

Permita-se superar o passado, viva o presente em plenitude, desfrute de cada experiência, aprenda com elas, cresça, se desenvolva. Acredite, nada é em vão, até mesmo aquilo que te fez sofrer pode te ajudar a se tornar mais forte e aprender lições de grande valor que te levarão a encontrar a sua felicidade.

7 Dicas para superar as mágoas do passado e seguir adiante

PSC

Se você deseja seguir adiante e desfrutar ao máximo dessa experiência fantástica chamada vida, sem permitir que fantasmas do passado te assombrem, observe com atenção as dicas a seguir, cada uma delas irá te ajudar a dar um importante passo rumo à libertação.

1 – Distancie-se de tudo que remete às lembranças dolorosas

A primeira atitude a ser tomada é se afastar de todas as lembranças físicas que possam te fazer sofrer, lugares, contato pelas redes sociais, fotografias e outros objetos. É claro que nem sempre isso é possível, mas, se for, faça. Isso é necessário para evitar que, ao longo do seu processo de superação, um objeto faça com que se lembre e se sinta mal novamente. Quanto menos lembranças tiverem ao seu redor, melhor será.

2 – Permita que as emoções fluam

Muitas pessoas sofrem por terem medo do sofrimento e tentarem abafá-los, contudo, o efeito que se tem é exatamente o contrário. Se quer que superar as mágoas do passado, permita-se sentir, é assim que conseguirá assimilar o que aconteceu e desapegar. A dica anterior não é para que negue seus sentimentos e sim para evitar alimentá-los.

3 – Fale sobre o que está sentindo

Outra atitude bastante importante para esse processo é falar sobre o que está sentindo e se abrir com alguém da sua confiança. Quando você coloca para fora está também deixando ir as mágoas, claro que elas não irão simplesmente desaparecer, mas se tornarão cada vez mais leves, até que desapareçam por completo.

4 – Apegue-se às pessoas que te fazem bem

O ser humano tem a tendência a dar maior ênfase para as possíveis ameaças do que para as coisas boas, um instinto que nos acompanha desde os primórdios e que tem como objetivo natural a nossa sobrevivência. Como não precisamos mais disso, é importante nos forçarmos a valorizar tudo de bom que temos, incluindo especialmente os relacionamentos. Em vez de focar nas pessoas que te fizeram sofrer, apegue-se a aquelas que te fazem bem, que te apoiam e estão sempre ao seu lado.

5 – Dedique-se a algo pelo qual tenha paixão

Enquanto a sua mente estiver vazia, correrá o risco de ficar pensando e remoendo as mágoas, tornando-as mais fortes. Então, que tal distrair a mente? Lembrando, mais uma vez, que a ideia não é ocultar seus sentimentos e sim evitar alimentá-los. Você pode fazer isso se dedicando a um projeto profissional, a um hobby, um trabalho voluntário, são muitas as possibilidades, escolha a que mais fizer sentido para você.

6 – Entenda que todos podem errar

Por mais que acredite que nunca será capaz de magoar alguém da forma que foi magoado, não há como garantir que nunca irá cometer um erro envolvendo terceiros. Reconhecer que somos todos seres humanos e que, por isso, estamos sujeitos a errar, irá te ajudar a compreender melhor o ocorrido, mesmo que escolha não viver mais ao lado da outra pessoa.

É importante destacar que perdoar não precisa, necessariamente, envolver a permanência da pessoa que te magoou em sua vida. O perdão é apenas uma libertação em relação às mágoas, a decisão de se manter próximo ou não do outro é apenas sua e deve ser tomada priorizando o seu bem-estar.

7 – Seja gentil consigo mesmo

Se uma pessoa muito querida estivesse passando pela mesma experiência que você, como iria apoiá-la? Imagino que seja com carinho e compreensão, certo? Então, por que trataria a si mesmo de outra maneira que não essa? Seja gentil consigo mesmo, compreenda que passou por uma situação delicada e que, portanto, precisa de tempo para assimilar tudo. Acredite, isso ajudará você a se fortalecer e superar mais rapidamente o que aconteceu.

Tudo na vida acontece por um propósito, se não for uma benção, é uma lição que te fará crescer e encontrar o caminho para a felicidade.

Se este artigo te inspirou e te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!