arrependimento

O Arrependimento é o Primeiro Passo Diante de uma Ação Inadequada

Por: José Roberto Marques | Blog

Todos nós estamos sujeitos a cometer erros, pois eles fazem parte do processo de aprendizado e desenvolvimento de todo humano. Entretanto, para aprender não basta errar, é necessário utilizar o arrependimento para reconhecer onde falhou; dar o seu melhor para consertar e, então, recomeçar. Se arrepender é sempre o primeiro passo a ser dado, porque é através desse sentimento que poderá refletir e tirar lições valiosas da situação que viveu.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor e se desenvolver?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

A Importância do Arrependimento

Por mais que procure sempre agir de maneira sensata, é natural que, em algum momento, se arrependa de algo que fez e que depois considerou inadequado. O arrependimento é importante porque é através dele que um indivíduo irá repensar suas ações e ir em busca do autoconhecimento, aprendizado e do perdão, que pode estar relacionado a uma pessoa que foi atingida por sua ação ou a si mesmo.

Uma pessoa que agiu de maneira irresponsável e colocou a sua vida e de outros indivíduos em risco, por exemplo, apenas irá mudar sua conduta se realmente se arrepender do que fez. Enquanto ela estiver acreditando que aquilo está certo, estará sujeita a continuar agindo da mesma maneira negativa e colocando sua integridade e a de terceiros em risco. Sua visão apenas irá mudar quando, de fato, se sentir arrependida e tiver o desejo de consertar ou, pelo menos, amenizar as consequências de seus atos.

Dicas Para Utilizar o Arrependimento Como Aprendizado

Muitos veem o arrependimento como algo ruim, mas na verdade tudo depende da conotação que dá a este sentimento, ou seja, é você quem escolhe se ele terá um papel positivo ou negativo em sua vida. Se você deseja ressignificar um acontecimento do qual se arrepende e transformá-lo em aprendizado, coloque as dicas a seguir em prática e dê mais um passo em sua evolução.

1 – Repense Suas Atitudes

O primeiro passo para utilizar o arrependimento como aprendizado é repensar suas atitudes. Se existe algo que fez e que ficou mal resolvido ou teve consequências negativas, pense a respeito disso. Antes de colocar toda a culpa em outra pessoa ou nas circunstâncias, tenha humildade e entenda qual foi o seu papel dentro do ocorrido.

Uma forma interessante de obter uma visão mais ampla a respeito de uma situação é conversando com alguém da sua confiança e que considere uma pessoa sensata. Assim, poderá compartilhar os fatos, dizer como se sente e ouvir uma segunda opinião. Vale dizer que é essencial que tenha abertura para ouvir e receber os feedbacks, pois se você foi procurar alguém para isso, deve estar pronto para escutar sem se chatear.

2 – Prefira a Responsabilidade ao Invés da Culpa

É importante deixar claro que o arrependimento apenas é válido quando leva um indivíduo a se conscientizar a respeito de sua responsabilidade e não a se culpar. Lamentações não levam ninguém à parte alguma e apenas servem para deixar uma pessoa presa às suas mágoas no passado, que é um tempo que já passou e que não pode mais ser alterado ou transformado.

A responsabilidade sim é o resultado positivo que o arrependimento pode trazer. Afinal, quando você se responsabiliza e entende que pode controlar suas ações e emoções, consegue assumir o seu papel e agir mudando o presente. A culpa faz com que você se veja como uma vítima e a responsabilidade te coloca como autor da sua história, alguém que pode sim cometer erros, mas tem todas as condições de tentar novamente e acertar.

Você é feliz?

3 – Questione-se Sobre o Erro Cometido

O autoconhecimento é a chave para entender a origem de todos os seus comportamentos, inclusive aqueles que você considera inadequados. Quando estamos conhecendo uma pessoa nova costumamos fazer perguntas para saber mais a respeito dela, certo? Quando se trata de si é necessário agir da mesma maneira e se questionar a respeito das coisas.

Pergunte a si mesmo:

  • Por que estou arrependido?
  • Qual é a origem do erro que cometi?
  • O que poderia ter feito de diferente para evitá-lo?
  • Existe algo que possa fazer hoje para consertar?
  • Como pode agir daqui para frente para não cometer mais a mesma falha?

Responda cada uma dessas questões para si mesmo e deixe sua mente fluir até encontrar as respostas. Escrevê-las em um bloco de notas pode ajudar a tornar esse processo ainda mais produtivo. Aproveite e transforme isso em um hábito para realizar sempre, mesmo quando não houver arrependimento, porque se conhecer irá permitir que tome decisões com mais sabedoria e reduza as chances de cometer os mesmos erros.

4 – Peça Perdão e Se Perdoe

O perdão é um elemento de grande importância dentro do arrependimento, quando perdoamos alguém deixamos ir embora todos os sentimentos ruins que estavam acumulados dentro de nós. Por isso, caso sua ação inadequada tenha causado algum tipo de mal a alguém, não hesite em pedir perdão e mostrar que se arrependeu. Mesmo que a pessoa não se mostre aberta ao seu pedido, faça a sua parte. Afinal, talvez ela demore um pouco mais para assimilar tudo o que aconteceu, então, o melhor é respeitar seu tempo.

Além de pedir perdão aos outros, é fundamental que se perdoe e se liberte do fardo pesado da culpa que em nada irá agregar à sua vida. Como disse na segunda dica, escolha sempre se responsabilizar ao invés de se culpar. Aceite sua condição de ser humano que está sujeito a falhar e faça um acordo consigo mesmo de que dará o seu melhor para fazer diferente.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus
relacionamentos! Acesse gratuitamente nosso
Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

5 – Recomece e Faça Diferente

Por fim, a última dica que deixo aqui para te ajudar a utilizar o arrependimento como aprendizado é que não tenha medo de recomeçar e fazer diferente. O fato de ter se arrependido já demonstra as suas boas intenções, então, tudo o que deve fazer é se dar uma nova chance para provar a si mesmo que mudou.

Para isso, utilize as respostas das questões que apresentei na terceira dica como um guia para identificar quais são os pontos de melhoria que, ao serem desenvolvidos, irão te ajudar a evitar esse tipo de erro. Então, basta que coloque em prática todas as conclusões a que chegar e terá dado ao arrependimento significado mais positivo.

Espero que as dicas que compartilhei te inspirem a usar o seu arrependimento como um degrau para seu amadurecimento e evolução como ser humano. Não permita que os seus erros te levem à estagnação. Faça deles combustível para aprender, mudar, evoluir e encontrar o caminho que te levará além.

Copyright: 619110356 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: