confianca-relacionamento

Confiança no relacionamento – Uma importante reflexão

Por: Equipe JRM | Blog | 17 de outubro de 2020

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Um relacionamento é formado por duas pessoas que se amam e decidem compartilhar a vida. Contudo, para que essa conexão aconteça é essencial que haja confiança. Afinal, se um dos envolvidos não confia em seu par, não conseguirá se entregar verdadeiramente e mostrar a sua essência. Continue a leitura e faça essa reflexão a respeito da importância da confiança em uma relação.

Ser de luz, quando se fala em requisitos para relacionamentos saudáveis, a confiança costuma estar sempre no topo da lista. Praticamente todos dizem que precisam confiar em seus parceiros, amigos e familiares para manter laços positivos com eles. Você sabe qual é o motivo para que esse sentimento seja tão requisitado?

A confiança é a base de todos os tipos de relacionamentos humanos, incluindo familiares, amorosos, de amizade, sociedade e, até mesmo, profissionais.

Estamos o tempo todo confiando, seja em nossos entes queridos, nos profissionais que buscamos, em nossos colegas de trabalho. Sem confiança, todas as outras etapas dos relacionamentos se tornam prejudicadas, porque é ela que nos permite dar um passo em direção ao outro sem ter certeza de que ele agirá do modo como esperamos, mas acreditando e esperando que isso aconteça.

 

Por que a confiança no relacionamento é importante?

A conexão entre duas pessoas que vivem um relacionamento amoroso é bastante intensa, principalmente por conta dos sentimentos envolvidos. Porém, essa intensidade apenas acontece quando existe confiança entre ambas, simplesmente porque ninguém tem coragem de pisar em um solo se não há certeza de que é firme o suficiente para suportar o seu peso.

Para deixar mais clara a importância da confiança, imagine uma relação de amizade. Você contaria um segredo seu para uma pessoa que não demonstra ser realmente verdadeira contigo ou que acabou de conhecer e não sabe exatamente se é confiável? Imagino que tenha respondido que não, pois é natural do ser humano tomar certas atitudes em relação a um terceiro apenas depois de se certificar de que ele é realmente digno dessa credibilidade.

O mesmo se aplica a um relacionamento amoroso. Uma pessoa apenas se sente tranquila para se abrir e se permitir amar ao perceber que há um laço de confiança entre ela e seu par. Quando existe desconfiança em relação às intenções do outro, a entrega não acontece, impedindo que as duas partes compartilhem suas vidas verdadeiramente e se sintam seguras dentro do namoro ou casamento.

Veja, a seguir, cinco motivos pelos quais a confiança é tão importante para que um relacionamento dê certo.

1 – Gera segurança: saber que está ao lado de uma pessoa que confia em você e que é digna da sua confiança é fantástico porque transmite segurança. Não é preciso se preocupar se o que ela diz sentir é realmente verdadeiro, porque não existem dúvidas em relação a isso.

2 – Ajuda a solucionar problemas: mesmo em relacionamentos onde há muito amor e confiança é possível que uma das partes cometa erros. Contudo, o fato de haver esse laço faz com que os problemas sejam resolvidos com mais facilidade, pois fica claro que havia uma boa intenção por trás da atitude, mesmo que o resultado tenha sido diferente.

3 – É a base do amor: é impossível amar alguém genuinamente sem confiar nessa pessoa e acreditar em suas intenções. Sem confiança e entrega não há amor verdadeiro.

4 – Dá força para superar obstáculos: um casal pode se deparar com desafios ao longo do caminho, como, por exemplo, um dos envolvidos precisar morar em outra cidade por um período. Nesse e em tantos casos, o fato de existir confiança torna tudo mais simples e evita sofrimentos.

5 – Ajuda a manter o equilíbrio na relação: por mais que duas pessoas se amem, é essencial que ambas conservem sua individualidade, pois isso ajuda a manter o relacionamento equilibrado. E ter essa postura saudável em relação ao par apenas é possível quando existe confiança.

Sinais de que há confiança do relacionamento

Se for perguntado a um casal se um confia no outro, a resposta automática possivelmente será sim. Contudo, é importante refletir e observar as atitudes de ambos para se certificar de que realmente existe esse laço na relação. A seguir, veja quais são os principais sinais de que há confiança entre você e seu par.

Você é feliz?

1 – O diálogo é aberto

O diálogo é um elemento indispensável para uma relação saudável e harmoniosa. Quando o casal tem abertura para falar sobre qualquer assunto, sem tabus, esse é um grande sinal de que há um forte laço de confiança entre os dois.

2 – Você se sente totalmente à vontade para ser quem é

Parece óbvio se sentir à vontade para ser quem é, principalmente quando está na presença da pessoa amada. Contudo, a verdade é que muitos vivem se policiando para não se comportar dessa ou daquela maneira para evitar desagradar o outro, e isso não é nada positivo. É fundamental que se sinta bem sendo quem é e que o seu par o aprecie assim.

3 – Um sabe que pode sempre contar com o outro

Confiança não diz respeito apenas a respeitar um compromisso selado entre duas pessoas, mas também a estar sempre ao lado de quem ama, estendendo a mão e oferecendo apoio em momentos delicados e vibrando com o seu sucesso e suas conquistas. Se não puder contar com o seu par em situações assim, é bom rever o relacionamento.

4 – Existe um bom relacionamento com a família e amigos de ambos

Em um relacionamento, os envolvidos compartilham sentimentos, pensamentos e, também, os seus familiares e amigos. Se o seu par te integrou aos círculos de família e amizade dele é um grande sinal de que existe uma relação poderosa de confiança entre vocês. Afinal de contas, ninguém leva “para dentro de casa” alguém em quem não confia.

5 – Ambos admitem suas falhas

Problemas acontecem em qualquer relacionamento, afinal, seres humanos erram, isso é natural. O diferencial de uma relação em que há confiança está no modo como situações assim são resolvidas, em vez de um culpar o outro pelo seu erro, ele admite, se desculpa e faz o possível para corrigir o que fez.

Uma das maiores provas de que existe confiança em um relacionamento é quando se encontra a combinação perfeita entre respeitar as individualidades de cada um e, ao mesmo tempo, não existem segredos entre eles. Um não se sente atraído a vasculhar os bolsos e o celular do outro, mas também ninguém sente que precisa esconder por onde andou ou o que faz quando navega na internet.

Esse equilíbrio torna a relação saudável, harmoniosa e tranquila. Assim, quando uma divergência surge, é resolvida com sabedoria, sem brigas e acusações, possibilitando que ambos aprendam com cada experiência, tirando algo de positivo, que os permita crescer e fortalecer cada vez mais o que sentem.

7 Atitudes para fortalecer a confiança nos seus relacionamentos

Querida pessoa, eu preparei 7 pensamentos muito importantes que te ajudarão a fortalecer a confiança em seus relacionamentos de todos os tipos. São atitudes que irão estreitar os laços que tem com seus entes mais queridos e tornar a convivência em sociedade mais harmoniosa.

1 – Trabalhe constantemente para merecer a confiança das pessoas

Antes de querer que as pessoas honrem a confiança que depositou nelas, faça a sua parte! Tudo aquilo que envolve seres humanos deve ser constantemente trabalhado e aperfeiçoado, sendo assim, é preciso conquistar essa credibilidade todos os dias através de atitudes.

2 – Cumpra suas promessas

Dificilmente as pessoas confiarão em alguém que não cumpre suas promessas. Indivíduos assim são vistos com descrença pelos demais, pois sabem que são grandes as chances de que o que eles prometem não se concretize.

3 – Mantenha o diálogo aberto

O diálogo sincero é a chave para manter a confiança nos relacionamentos. Por isso, procure sempre falar sobre como está se sentindo, dizer quando o outro faz algo que lhe incomoda e se mostrar aberto a ouvir

4 – Assuma as responsabilidades por suas ações

Cada um de nós é responsável pelas próprias ações, por esse motivo, jamais terceirize a responsabilidades por seus erros. Se uma pessoa teve uma ação e você reagiu com descontrole, não deve colocar a culpa sobre ela, já que a reação foi sua.

5 – Aceite que todos têm pontos a melhorar

Todo ser humano tem pontos a melhorar, por isso, é natural que as pessoas te decepcionem algumas vezes, inclusive as mais próximas. Evite ver seus entes queridos como seres perfeitos e infalíveis, simplesmente porque eles não são, ninguém é.

6 – Aprenda a perdoar

Quando entender que todos podem errar, inclusive você, se tornará mais flexível, o que permitirá que perdoe com mais tranquilidade. Lembrando que existem situações de quebra de confiança que são realmente graves e ninguém é obrigado a manter em sua vida alguém que lhe causou dor. Por outro lado, guardar mágoas apenas lhe fará mal, deixe-as ir e se liberte.

7 – Seja honesto em qualquer situação

Por fim, procure ser honesto sempre, em qualquer situação. Quando você adota a verdade como um valor em sua vida a atrai cada vez mais. Contudo, é preciso tomar cuidado para evitar confundir honestidade com grosseria. Use seu bem senso para saber que tipo de opinião deve ou não compartilhar, basicamente, depende se o assunto lhe diz ou não respeito.

Você já tinha parado para pensar a respeito da importância da confiança em seu relacionamento? Em uma escala de 0 a 10, o quanto acha que confia em seu par e vice-versa? Compartilhe sua opinião nos comentários e envie este artigo para a pessoa amada!

 

Copyright:  753267790 – https://www.shutterstock.com/pt/g/TeroVesalainen

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: