Geralmente, as pessoas acreditam que serão felizes na medida em que obtenham conquistas. Em outras palavras, elas creem que a felicidade é uma consequência da produtividade; como um prêmio. O professor Shawn Achor, da Universidade de Harvard, porém, chegou exatamente à conclusão oposta.

Segundo os seus estudos, um cérebro positivo é 31% mais produtivo, pois trabalha mais e de forma mais inteligente, em menos tempo. Estudioso da psicologia positiva, Achor revela que o nosso grau de felicidade depende muito mais da maneira como enxergamos o mundo do que dos acontecimentos de nosso dia a dia.

Por isso, Achor aconselha as pessoas a cercarem-se de coisas boas, evitando as referências negativas — como as notícias sobre tragédias, que elevam a nossa tristeza e a nossa ansiedade.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Felicidade x Produtividade

O pesquisador explica que a maior parte das pessoas, em diferentes países, desenvolve a crença de que, se trabalharem com dedicação e produtividade, obterão sucesso e, consequentemente, felicidade. O problema é que, sempre que alcançamos uma meta, o nosso cérebro não vai simplesmente dar-se por satisfeito. O que acontece é que ele automaticamente substitui a meta alcançada por uma nova. Por isso, essa crença é problemática, já que joga a felicidade sempre para o futuro.

Ainda segundo Achor, a sociedade impõe, desde cedo, um modelo cognitivo de que primeiro é preciso trabalhar e alcançar objetivos para, depois, sentir a felicidade. No entanto, a realidade do cérebro é oposta: uma mente positiva e otimista trabalha com mais produtividade do que uma mente pessimista e estressada.

PSC

Por este motivo, é importante desenvolver a capacidade de enxergar as dificuldades como desafios estimulantes, e não como agentes estressores. A dopamina, um dos “neurotransmissores da felicidade”, além de deixar o indivíduo mais positivo, também aciona todos os centros de aprendizagem do cérebro, tornando-o mais produtivo.

Formas de estimular a positividade em geral

Você sabia que há meios de tornar o cérebro mais positivo? Não, não se trata da tão sonhada fórmula da felicidade, mas de um conjunto de pequenas atitudes que nos ajudam a inverter essa relação entre produtividade e felicidade.

  • Escreva todos os dias 3 coisas pelas quais você é grato

Segundo Achor, o ideal é que esse hábito seja posto em prática por pelo menos 21 dias, e é importante escrever itens diferentes em cada um deles. Isso estimula o cérebro a buscar as informações positivas que existem ao nosso redor, permitindo que desenvolvamos uma visão de mundo mais feliz.

  • Descreva uma experiência positiva que tenha vivido no dia

Outra dica importante é relatar para alguém, ou mesmo escrever num papel, uma experiência positiva que você tenha vivido nas últimas 24 horas. Pode ser uma conversa bacana que você teve, uma dificuldade que superou etc. Quando relatamos experiências positivas, é como se o cérebro a estivesse revivendo, reforçando esse sentimento de bem-estar.

  • Medite diariamente

A prática da meditação, de que já falamos muito aqui no blog, é muito importante para “educarmos” o nosso cérebro, no sentido de nos concentrarmos em uma atividade de cada vez. Isso nos ajuda a canaliza as nossas energias e a evitar o estresse e a ansiedade.

  • Seja gentil

Por fim, segundo o autor, praticar atos diários de gentileza (sem esperar nada em troca) também produz uma sensação de felicidade. Elogiar alguém com sinceridade, auxiliar um colega que estiver passando por alguma dificuldade ou fazer uma doação são alguns exemplos de atos generosos que beneficiam tanto quem precisa quanto quem ajuda.

É importante que esses hábitos sejam diários, e você pode levar o tempo que for necessário. O treino da mente é como o treino do corpo: exige dedicação diária e persistência, mas os resultados vêm. Assim, aprenderemos a encontrar a felicidade na jornada toda, e não apenas na vitória que aparece ao final dela.

Formas de estimular a positividade no ambiente de trabalho

Se pensarmos que uma pessoa trabalha em média 8 horas por dia, isso quer dizer que um terço de seu dia consiste em sua vida profissional. Por isso, é essencial que as pessoas também encontrem formas de serem felizes nesse ambiente. É claro que a felicidade nesses lugares geralmente depende de nossa capacidade de ser produtivos, mas lembre-se de que precisamos inverter essa ordem.

Cada organização possui a sua própria cultura e o seu próprio perfil de colaboradores. Contudo, há algumas dicas mais generalistas, isto é, que podem ser aplicadas a diferentes ambientes, com o objetivo de tornar as equipes mais felizes e mais produtivas.

  • Dê liberdade para que os colaboradores se expressem

É importante que os líderes da empresa ofereçam espaços e momentos para ouvir o que o funcionário tem a dizer. Isso pode ser feito por meio de conversas individuais, reuniões ou por pesquisas de satisfação.

Com esses instrumentos, a empresa conseguirá entender como está o clima do ambiente de trabalho, quais são as necessidades e os desejos dos trabalhadores e como esse ambiente pode ser melhorado. No entanto, não faça a pesquisa apenas por fazer. É importante tabular e interpretar o resultado, de modo que ações concretas de melhoria sejam realizadas.

  • Faça com que os colaboradores sintam-se pare da empresa

Trabalhadores são mais felizes quando sabem que são queridos, estimados e que seus líderes confiam em suas capacidades. Isso depende do acolhimento e da sensação de pertencimento que a empresa oferece a cada um deles.

Líderes que ouvem o que o funcionário tem a dizer, que aceitam sugestões, que prestam auxílio nas atividades diárias e que interagem continuamente com os colaboradores criam essa noção de pertencimento. São atitudes simples, mas que produzem um resultado impressionante de felicidade e de produtividade.

  • Reconheça as conquistas de cada um

Há uma máxima no empreendedorismo que diz: corrija em particular e elogie em público (se a pessoa consentir). Comemorar e reconhecer os méritos de cada funcionário é importante por duas razões: para estimular a motivação do colaborador e para que ele perceba que o seu desempenho está sendo notado.

Por este motivo, é primordial que os líderes sejam pessoas empáticas, isto é, que coloquem-se no lugar dos colaboradores para saber exatamente como fazer esse reconhecimento. Atitudes do tipo estimulam a positividade no ambiente de trabalho, bem como a integração entre todos os que compartilham desse ambiente.

Como é possível perceber, são pequenas atitudes que estimulam em cada um de nós uma atitude mais positiva em relação à vida. Isso pode acontecer tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Somente assim conseguiremos inverter a relação entre a produtividade e a felicidade.

Ser feliz aumenta a nossa produtividade. Por isso, não devemos buscar a felicidade apenas na conquista de um objetivo final, mas durante todo o percurso. Que as dicas acima sejam verdadeiramente e positivamente transformadoras em sua vida e nas vidas das pessoas ao seu redor!

Se você gostou das dicas, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo!