Nós temos por hábito acolher as pessoas que amamos, nossos familiares, amigos, o ser amado, mas, muitas vezes, esquecemos de acolher a nós mesmos e isso também é importante. Além de demonstrarmos carinho pelos outros, devemos fazer o mesmo por nós, comemorando nossas conquistas, perdoando nossas falhas, aceitando quem somos.

Continue a leitura para entender melhor a importância do acolhimento interno, enquanto reflete a respeito do assunto, fazendo uma espécie de autoanálise.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O que significa acolher a si mesmo?

Para que entenda o significado dessa atitude, imagine duas perspectivas diferentes de uma mesma situação. Uma pessoa comete um erro e tem duas opções pela frente:

Primeira opção: ser gentil consigo mesma, entender o que gerou sua falha, fazer o que for possível para minimizar os danos e sair da experiência com uma lição aprendida.

Segunda opção: se culpar demasiadamente, se martirizar e continuar nesse ciclo, direcionando todo o foco para o problema e deixando de buscar soluções.

PSC

Consegue perceber o quanto acolher a si mesmo é uma escolha muito mais positiva? E isso se aplica a todo o tipo de situação, pois o acolhimento é muito mais poderoso do que a punição. Ao contrário do que muitos acreditam, acolher não gera acomodação, pelo contrário, fortalece e leva ao crescimento, à evolução.

Uma pessoa que se acolhe consegue se conhecer melhor, identificar suas vulnerabilidades e usar essas informações para se tornar mais forte. Já aquela que se trata com raiva apenas piora esse sentimento de insatisfação a cada falha cometida. O acolhimento gera a motivação necessária para se alcançar a transformação.

7 Dicas para acolher a si mesmo e deixar o autojulgamento de lado

Agora que conheceu o poder que a postura de autoacolhimento tem, aproveite para conferir dicas que te ajudarão a estreitar os laços consigo mesmo, construindo um relacionamento positivo e gentil, acompanhe.

1 – Saiba quem você é

Antes de dar qualquer outro passo, saiba quem você é, afinal de contas, é preciso conhecer para acolher, isso vale para o relacionamento com os outros e conosco mesmos. Quanto melhor conhecer a sua essência, mais facilmente irá se amar e se sentir confortável sendo quem é.

O autoconhecimento pode ser vivenciado de várias maneiras, como através da autoconsciência, que é o entendimento sobre como age, como expressa suas emoções, os sentimentos que carrega dentro de si. Se conhecer é uma jornada desafiadora que pode trazer muitos benefícios para a sua vida.

2 – Valorize suas qualidades

Todo ser humano, sem exceção, tem as suas qualidades. Reconhecê-las é necessário porque, se deixamos, acabamos dando ênfase apenas para aquilo que consideramos como defeitos. Portanto, identifique as suas qualidades, dos mais diferentes tipos, saiba no que é bom, quais são as virtudes que mais se destacam em seu comportamento, o que as outras pessoas mais apreciam em você. Essas informações irão te nortear e te ajudar a construir uma relação poderosa consigo mesmo.

3 – Identifique os pontos que deseja melhorar

Assim como todos têm as suas qualidades, também possuem pontos a melhorar. Inclusive, é melhor que os veja assim em vez de classificá-los apenas como defeitos, pois essa palavra dá a ideia de algo definitivo e não precisa ser, você tem o poder de se desenvolver e melhorar esses pontos, se assim desejar.

Caso perceba que tende à impaciência, por exemplo, e que isso está atrapalhando você de alguma maneira, poderá encontrar maneiras de exercitar a sua paciência, seja respirando profundamente antes de agir ou aplicando outros tipos de estratégia.

4 – Saiba se perdoar

O perdão é um gesto poderoso que nos liberta da mágoa e, no caso do autoacolhimento, da culpa. Ao se perdoar não está se eximindo das suas responsabilidades e sim se tirando um peso que em nada ajuda, pelo contrário. Quando você se perdoa, consegue tirar o foco da autopunição para se atentar ao que realmente importa, que é a busca por uma solução e o aprendizado que aquela experiência trouxe.

5 – Pare de se comparar

Essa é uma atitude bastante comum hoje em dia, especialmente por conta das redes sociais, que são ambientes em que as pessoas mostram apenas suas partes boas e suas conquistas. Dificilmente alguém irá publicar uma foto em seu pior dia, mostrando que teve uma experiência ruim e que fracassou em um projeto.

Em vez de comparar a sua vida com o que alguém mostra pelas redes sociais ou para a sociedade, concentre-se em fazer um paralelo com o seu passado e o seu presente, a fim de verificar o quanto cresceu. Isso sim pode te trazer algo de bom, já a comparação com terceiros gera apenas frustração e desmotivação.

6 – Realize atividades que promovam seu bem-estar

Embora o trabalho e as obrigações ocupem uma parte importante da nossa rotina, nossa vida não deve se resumir a isso. Também precisamos de momentos de lazer e diversão, isso faz bem para a nossa saúde e nos mantêm fortes para enfrentar os desafios que poderão surgir pelo caminho.

Portanto, lembre-se de incluir em seu dia a dia atividades que promovam o seu bem-estar, como estar com a família e os amigos, praticar esportes e qualquer outra coisa que te faça feliz. Por mais corrida que seja a sua rotina, com organização é possível tirar um tempo para si, mesmo que seja aos finais de semana, o importante é não se esquecer disso.

7 – Entenda que pensamentos não são ações

Por fim, é importante que entenda que pensamentos não são ações. Todos os dias, a nossa mente processa milhares de pensamentos, muitos deles não fazem muito sentido e, por isso, não devem ser levados a sério.

Eckhart Tolle, autor do livro “O poder do agora”, tem uma citação que expressa bem essa ideia: “Aqui está uma nova prática espiritual para você: não leve seus pensamentos tão a sério”. Se uma ideia surgir e tentar te limitar ou tiver relacionada a algo que não faz sentido para você, deixe-a ir, esse é o segredo para evitar se reprimir e criar crenças limitantes.

E então, está pronto para construir um relacionamento mais positivo consigo mesmo e se acolher? Deixe seu comentário a respeito abaixo e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!