Atualmente, muito tem se falado sobre a importância de viver no presente, e são várias as razões para isso. Em primeiro lugar, porque isso permite que desfrute de cada instante da vida intensamente, fazendo escolhas conscientes, sendo grato e se conectando verdadeiramente às outras pessoas. Outros motivos também tão relevantes quanto, incluem o fato de que, quando você vive o agora, deixa de lado a culpa sobre o que passou e não pode mais ser mudado e a ansiedade pelo que nem sabe se irá acontecer.

Viver no presente é libertador, faz com que assuma o controle sobre sua vida e a encaminhe exatamente para o destino que deseja. Continue acompanhando e saiba mais sobre o quanto se conectar ao agora é transformador.

7 Motivos pelos quais viver no presente é importante

Viver o presente é aproveitar cada instante de nossas vidas.

Caso não esteja convencido de que precisa o quanto antes começar a viver no presente, te darei sete motivos para isso. Leia cada um deles com atenção e perceba que, ao viver de outra forma, está desperdiçando grandes oportunidades de felicidade e desenvolvimento.

1 – Relacionamentos mais positivos

Uma cena bastante atual envolve uma família sentada à mesa para fazer uma refeição com cada um com os olhos fixos sobre a tela do celular, sem trocar uma só palavra. Esse é um grande exemplo do quanto viver no presente é importante, porque evita que esse tipo de situação aconteça. Quando você começa a se concentrar no agora, desfruta de cada instante em plenitude, conectando-se verdadeiramente às pessoas ao seu redor.

Quando foi a última vez que teve uma conversa mais profunda com um amigo ou familiar, se abrindo e ouvindo a outra pessoa com toda a sua atenção? Comece a fazer isso e veja o quanto suas relações se tornarão mais significativas e verdadeiras. O celular tem realmente muitos recursos úteis e interessantes, mas poderá ser usado depois, sem prejudicar as interações com aqueles que ama.

2 – Valorização das pequenas coisas

PSC

Uma pessoa que está sempre focada no passado, na culpa que sente por algo que fez ou deixou de fazer, ou no futuro, sempre condicionando sua felicidade a um acontecimento, fecha seus olhos para pequenas coisas que podem ser motivos de grande satisfação. Poder fazer uma refeição com um familiar, observar o céu azul, tomar um banho relaxante após de dia exaustivo de trabalho. São muitas coisas pequeninas que, quando percebidas, dão à vida um novo significado.

3 – Menos estresse

Perceba que, geralmente, o sentimento de estresse está ligado a algo que aconteceu ou que pode vir a acontecer e não no presente. Assim sendo, quando você se conecta ao agora, consegue encontrar o equilíbrio emocional, libertando-se dessa irritabilidade. Deixe para se concentrar no que estiver fazendo, permanecer irritado o dia todo porque levou uma fechada no trânsito ou por algo que aconteceu no trabalho não te ajudará a resolver a questão.

4 – Mais criatividade

A criatividade é uma habilidade que une inteligência, perspicácia e sensibilidade. Um indivíduo que está preso ao passado ou com medo do que poderá acontecer no futuro, dificilmente conseguirá ter ideias criativas, porque sua visão está comprometida. Já aquele que se mantém conectado ao presente consegue perceber detalhes valiosos e encontrar oportunidades que estavam ocultas.

Sabemos que a capacidade de inovação é uma habilidade cada vez mais valorizada, principalmente pelo mercado de trabalho. As empresas desejam ter em suas equipes pessoas que pensem fora da caixa, sejam criativas e arrojadas, algo que apenas se torna possível quando há essa conexão com o aqui e agora.

5 – Mais foco

Coloque duas pessoas para realizar uma mesma tarefa: a primeira, direcionando todo seu foco à atividade, já a segunda, sendo interrompida a todo o momento. Sem sombra de dúvidas, a primeira entregará um resultado muito melhor, porque poderá se atentar aos detalhes, considerar todas as variáveis e chegar ao que julgou ser a melhor forma de concluir sua missão.

Essa é a diferença entre executar uma atividade focando no presente ou se deixando levar pelo medo de que o resultado não seja satisfatório ou por ter errado tentando fazer a mesma coisa no passado. Quando se mantém o foco no agora, as chances de encontrar soluções positivas para qualquer coisa que esteja fazendo são muito maiores.

6 – Menos culpa e arrependimento

Todo ser humano comete erros, mesmo que se dedique e tenha a intenção de acertar. É claro que não dá para usar isso como desculpa e sair por aí errando sem qualquer responsabilidade. Por outro lado, não dá para mergulhar em um mar de culpa e se julgar incapaz apenas porque falhou.

Quando uma pessoa reconhece a importância de viver no presente, naturalmente entende que não deve se culpar pelo que passou. Ela olha para a sua falha, aprende as lições deixadas por ela e segue em frente, honrando esse passado agindo de maneira diferente, mas sem se tornam refém dele.

7 – Mais confiança e positividade

Viver no presente também tem como benefício a possibilidade de viver com mais confiança e positividade. Isso ocorre porque o indivíduo entende sua responsabilidade em relação ao que lhe acontece, assim, sai da posição de vítima para assumir o posto que lhe é de direito, de autor da sua própria história. Essa mudança de mindset é transformadora porque leva as pessoas a se tornarem conscientes de que, se problemas surgirem, poderão se dedicar e resolvê-los.

Como começar a viver no presente?

Abandonar um passado de culpa e medo do futuro é desafiador, mas é totalmente possível. Para começar a viver no presente basta dar o primeiro passo e, sempre que sua mente insistir em vagar pelo ontem ou pelo amanhã, trazê-la para o hoje. Lembre-se que não é uma mudança que irá acontecer do dia para a noite, é um processo a ser realizado ao longo da vida.

Todo ser humano tem cinco grandes aliados para a conexão ao momento presente, que são os sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Utilize-os sempre que sua mente voar para longe, observe o local em que está, escute os sons, toque as superfícies, saboreie os alimentos, sinta os aromas. Esse é um exercício fantástico e que poderá realizar sempre e em qualquer lugar.

Viver no presente é o melhor caminho para a felicidade. Faça isso e veja o quanto seu desempenho profissional irá melhorar, assim como seus relacionamentos, sua saúde e todo o mundo ao seu redor.

Se este artigo fez sentido para você, compartilhe-os com seus amigos!