atitude-mental

Dicas Para Ter Uma Atitude Mental Positiva

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de junho de 2018

A vida de todas as pessoas é marcada tanto por momentos bons quanto ruins, o que as diferencia é a forma com a qual cada tipo de situação é encarada. Assim, aqueles que têm uma atitude mental positiva, sabem valorizar as coisas boas e buscam aprender com cada desafio, certamente são muito mais felizes do que os que focam apenas no lado negativo de tudo. Isso porque colocam a ação à frente da reclamação, e optam por assumir a responsabilidade sobre o que lhes acontece, fazendo a sua parte para construir a sua felicidade.

A Importância de Ter uma Atitude Mental Positiva

Tudo começa na mente, um dia o seu diploma, o seu emprego, o seu relacionamento e qualquer outro tipo de projeto que realizou, eram apenas ideias que, através do seu esforço, puderam se tornar reais. É por esse motivo que é tão importante ter uma atitude mental positiva, para que tenha consciência em relação ao grande poder de realização que possui e desfrute dele da melhor maneira possível.

As pessoas vencedoras, que alcançaram o topo e realizaram as suas metas, apenas conseguiram isso porque acreditaram em si e em sua capacidade de construir uma história de sucesso. Sem essa chama interna não se chega a lugar algum porque a motivação é algo que ninguém pode construir por você. Claro que o apoio externo é fantástico e necessário, mas serve apenas para agregar e não consegue fazer milagre se não houver uma vontade genuína por parte do indivíduo.

7 Dicas Poderosas Para Ter Uma Atitude Mental Positiva

Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa positiva? Independente de qual for a sua resposta, saiba que sempre é possível se transformar e procurar se tornar ainda melhor. Afinal, é essa a ideia do mindset positivo, buscar sempre aprender e evoluir com as experiências. Então, coloque as sete dicas a seguir em prática e verá como a sua forma de enxergar a vida e o universo de uma forma geral irão se transformar.

1 – Torne-se Consciente em Relação aos Seus Pensamentos

Muitas das crenças limitantes que as pessoas carregam em suas em suas mentes são criadas de forma inconsciente. Assim, certas experiências ruins fazem com que deixem de realizar seus sonhos porque acreditam ser incapazes. A melhor maneira de vencer essas ideias é adquirindo consciência em relação a elas. Então, sempre que pensar que não fará algo porque tem medo ou acha que não conseguirá, pare e reflita a respeito da razão para estar se sentindo daquela forma.

2 – Quebre o Padrão de Pensamento

Depois de passar alguns dias observando os próprios pensamentos, passará a identificar os próprios padrões. Dessa maneira, saberá quais são as ideias que bloqueiam as suas ações e, assim, poderá transformá-las em positivas. Quando notar que está pensando que não será capaz de algo, pare e diga a si mesmo com convicção: vou dar o meu melhor e me esforçar ao máximo para conseguir. Acredite, pois essa mudança é um grande passo para a transformação da sua atitude mental.

3 – Pratique a Gratidão Diária

Quando se tem uma atitude mental negativa, é como se houvesse uma cortina cobrindo as coisas boas, deixando apenas o lado ruim à mostra. Praticar a gratidão diariamente irá permitir que essa cortina se abra e possa enxergar os diversos motivos que tem para se alegrar. Comece fazendo um esforço para se lembrar de, pelo menos, três razões que tem para agradecer a cada dia. Então, aos poucos, passará a fazer isso de forma automática, dando maior ênfase para o que merece realmente a sua atenção.

4 – Pare de Reagir

Pequenos eventos desagradáveis podem desencadear diversos pensamentos ruins se você permitir. Por exemplo, se um colega de trabalho faz um comentário desagradável e você reage, poderá dar início a uma discussão, que resultará em estresse e uma série de outras emoções negativas. Contudo, se escolher responder ao invés de reagir, se permitindo pensar para evitar atitudes intempestivas, logo irá deixar as palavras dele para lá e continuar vivendo de forma positiva e equilibrada. Para conseguir isso, é importante que busque se conhecer para desenvolver o autocontrole.

5 – Tenha Amigos Positivos

Nós tendemos a absorver as emoções daqueles com quem convivemos. Então, se estiver rodeado de pessoas negativas, que passam a maior parte do tempo reclamando, provavelmente acabará sendo influenciado. Por isso, é essencial que escolha bem as suas amizades, para elas entrem em sua vida para agregar e, juntos, vocês se tornem um campo vibracional de energias positivas, compartilhando momentos, conselhos, experiências, se divertindo e, principalmente, se apoiando.

6 – Divirta-se Mais

Muitos indivíduos ficam tão presos à rotina de trabalho e outras obrigações que acabam se esquecendo da importância de se divertir e ter momentos de relaxamento. Quando foi a última vez que você riu ao assistir um filme de comédia ou voltou a ser criança brincando com o seu filho? Todos nós precisamos nos divertir para que seja possível equilibrar as tensões e lidar com maior leveza com os desafios que surgirem pelo caminho. Portanto, encontre atividades que te façam sorrir e se permita vivê-las dentro da sua rotina.

7 – Simplifique a Sua Vida

Quanto mais simples for a sua rotina, mais fácil será adotar um mindset positivo. É necessário destacar que, por simplicidade, não quero me referir à ausência de obrigações, já que todos nós temos deveres a serem cumpridos em relação ao trabalho, família, saúde, finanças e diversas outras áreas. A ideia aqui é de organização e equilíbrio, para que as tarefas sejam realizadas de acordo com o que é possível, sem comprometer o seu bem-estar.

Dessa forma, se costuma trabalhar até mais tarde todos os dias, pular refeições ou ficar sem ver sua família por falta de tempo, pense no que pode fazer para equilibrar essa rotina e mudar isso. Para que consiga ser positivo, é fundamental que as suas necessidades físicas e emocionais estejam sendo supridas. Assim, essa mudança irá impactar tanto na vida pessoal quanto profissional, pois irá impulsionar a sua produtividade e motivação.

Ter uma atitude mental positiva inclui fazer mudanças na mente e reconhecer quanto controle se tem sobre seus pensamentos. À medida em que começar a se conhecer melhor, passará a dar preferência para pensamentos e ações que sejam positivos ​​e edificantes. Então, mesmo em momentos desafiadores, terá todos os recursos internos para superá-los e aprender lições poderosas com cada um deles.

Copyright: 580930915 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango

Deixe seu Comentário: