Por mais que, de vez em quando, todos nós entremos em algum tipo de conflito de opinião com os nossos amigos, parceiros e familiares, todos buscam ter um relacionamento saudável com as pessoas a quem amam. Trabalhar esse aspecto da vida é fundamental para conquistar mais qualidade nas relações interpessoais e harmonia.

Entretanto, para algumas pessoas, aceitar o modo de ser, agir e pensar do outro não é uma tarefa muito fácil, o que leva a desentendimentos constantes e até mesmo à quebra na convivência. Porém, o primeiro passo para construir relacionamentos saudáveis é aceitar as diferenças, ou seja, entender que, embora nem todos pensem igual, todos merecem ser respeitados, amados e ouvidos, independentemente de qualquer diferença.

Essa flexibilidade e ponderação é o que nos ajuda a construir amizades verdadeiras e duradouras, relações amorosas positivas e um sistema familiar harmonioso, onde todos podem se expressar e ser respeitados como devem. Além disso, são os diferentes pontos de vista que nos ajudam a expandir a nossa visão de mundo e a olhar as coisas e os acontecimentos sob outros vieses.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para extrair o que há de melhor dos seus relacionamentos, conduzindo-os com sabedoria!

7 conselhos para ter um relacionamento saudável

Para ajudar você a construir relacionamentos verdadeiramente saudáveis, preparamos uma lista com atitudes que você pode ter para alcançar esse importante objetivo. Quer saber que atitudes são essas? Confira:

1. Saiba ouvir

Para ter bons relacionamentos, é importante aprender a ouvir as pessoas, entender como elas pensam e compreender por que pensam assim. Só então é possível emitir a sua própria opinião sobre o assunto. Isso permite conhecer melhor as pessoas com as quais você se relaciona e abrir um canal de comunicação positivo. Ouvir quem nos rodeia é importante para conhecer os sentimentos, ideias e opiniões que podem ser relevantes para a nossa vida. Que tal dar uma chance? Escute as pessoas na essência.

2. Evite os julgamentos

PSC

Julgar as pessoas nos impede de conhecê-las melhor. Os julgamentos também nos impedem de enxergar as qualidades, dons, talentos e aquilo que elas têm em comum conosco. Por isso, evite fazer julgamentos e seja uma pessoa mais justa e flexível. Lembra quando citamos a importância de escutar o outro? Acrescente aqui a escuta sem julgamento. Suspenda o julgamento nas suas relações, pois você pode aprender muito com os outros. Aproveite aquilo que cada um pode oferecer a você!

3. Aprenda a perdoar

Ninguém está livre de errar. Todos cometem erros ao longo da vida, sem exceção. Por isso, alimente o perdão na sua vida, tente se colocar no lugar do outro e procure identificar a sua intenção positiva.

Do mesmo modo, perdoe-se pelos seus erros e releve as suas quedas. Em vez de punir a si e ao outro, aprenda com tudo isso. Permita-se extrair lições dos erros cometidos, a fim de que eles não se repitam e de que você descubra novas qualidades. O perdão é poderoso e altamente transformador, tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado.

4. Viva com leveza

A vida é pautada por muitas responsabilidades e decisões duras. Contudo, ela também pede leveza. Portanto, não leve tudo tão a sério. Não seja duro e inflexível demais com as pessoas e consigo mesmo. Olhe a vida de forma mais otimista e amena e não encare tudo de modo tão complicado. Simplifique! Leve a vida com leveza, ser de luz! Uma boa dose de bom humor, de brincadeiras e de elogios ajuda a conquistar a simpatia de todos ao seu redor. Critique menos e apoie mais!

5. Ame na medida

Um relacionamento saudável — com familiares, amigos ou até mesmo uma relação amorosa —  carece do amor recíproco, ou seja, do amor correspondido, em que amamos e somos amados na mesma medida, sem exageros e desequilíbrios. Portanto, permita-se amar e ser amado. Permita que o amor faça parte da sua vida, todos os dias, mas não alimente relações em que há um desequilíbrio nesse dar e receber. É preciso que os dois envolvidos estejam felizes!

6. Conheça a si mesmo

José Roberto Marques sempre diz: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e tenho chance de dar o meu melhor a mim mesmo e às pessoas à minha volta”. Em outras palavras, é essencial ter o autoconhecimento para que você possa se permitir se amar. O autoconhecimento também é importante para que você reconheça as suas forças, virtudes e pontos de melhoria. O primeiro relacionamento saudável que você precisa ter é consigo mesmo. Lembre-se sempre disso!

7. Respeite o outro

Em todos os relacionamentos, o respeito é muito importante. Não existem relacionamentos verdadeiramente saudáveis sem o respeito. Respeitar o outro é entender as suas características, além de aprender a conviver com as diferenças de maneira positiva e agregadora. Nós também somos seres únicos e, por isso, quando juntamos o nosso melhor ao melhor do outro, nos tornamos mais fortes e mais livres. Contudo, isso jamais será possível se não houver respeito e educação em cada interação.

Esses são os 7 poderosos conselhos para ter um relacionamento saudável. Ainda assim, essas dicas podem ser aplicadas em todas as áreas e também no aspecto profissional, a fim de construir relações positivas com os seus amigos, familiares e parceiros. Aproveite, construa relacionamentos saudáveis e tenha resultados extraordinários em todos os sentidos. Comece agora a mudar as suas atitudes para viver relacionamentos saudáveis em todos os campos da sua vida, querida pessoa!

Que este conteúdo possa contribuir de maneira poderosa e positiva com a sua vida! Que este artigo faça a diferença na hora de construir relacionamentos saudáveis cada vez mais.

Agora, conte-nos: para você, o que significa ter um relacionamento saudável? Tem mais alguma dica para construir esse tipo de relacionamento? Aproveite o espaço abaixo e deixe a sua experiência e a sua opinião sobre este assunto. Por fim, se este conteúdo fez a diferença na sua vida e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe nas suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por Syda Productions – ID da foto stock livre de direitos: 246521731