Nós sempre sabemos quando estamos sob estresse. Com frequência as pessoas ficam tão acostumadas aos seus efeitos que deixam de percebê-lo conscientemente. Muitos de nós sofremos com as consequências debilitantes do estresse, mesmo que não estejamos nos sentindo tensos.

Mas ele pode alterar a maneira como você trata os outros ou prejudicar o seu corpo, até mesmo na ausência de sentimento de frustração ou ansiedade. O estresse é algo que afeta principalmente aqueles que têm uma vida cheia de pressão.

Muitos indivíduos comuns vivenciam o constante estresse da preocupação, de se viver uma vida insatisfatória, ou de não serem quem eles gostariam de ser. Ele é causado por eventos que acontecem conosco. Parafraseando o filósofo estoico Epíteto, não são os eventos por si só que causam nosso sofrimento, mas antes a percepção que temos deles.

As emoções têm vida própria e em pessoas com altos níveis de estresse, elas dificilmente podem ser controladas. Nós podemos mudar nossos sentimentos, mudando primeiramente nosso comportamento ou mudando nossa forma de pensar.

Por exemplo, terminar um trabalho pode nos poupar de ficarmos nos preocupando a respeito. Desenvolver uma nova compreensão sobre uma situação pode fazer com que ela fique menos ameaçadora ou estressante.

Seja responsável por uma mudança MA-RA-VI-LHO-SA em sua vida!
Clique aqui e acesse o “Detox da Mente”. Descubra como viver mais leve e feliz!

Dicas Para Vencer o Estresse na Vida e no Trabalho

  1. Viva o hoje. Faça-se a pergunta: isso é uma preocupação ou um problema?
  2. Lembre-se de que 95% das nossas preocupações não se transformam em problemas.
  3. Todo problema tem solução.
  4. Prepare-se para aceitar o pior e pense como solucionar.
  5. Lembre-se do preço exorbitante, em termos de saúde, que você pode vir a pagar se não dominar as preocupações.
  6. Pare de sofrer pelo passado.
  7. Tente tirar proveito dos seus erros.
  8. Conte com a ingratidão. Aprenda que todos nós somos diferentes. Dê amor, mas não espere reconhecimento de ninguém. Não cobre nada do que fizer ao próximo.
  9. Nunca tente vingar-se dos seus inimigos.
  10. Acredite em Deus.
  11. Tenha bons hábitos no trabalho.
  12. Saiba descansar durante o dia, nem que sejam 10 minutos. Os intervalos são muito importantes para renovar nossas ideias, relaxar a mente e o nosso corpo.
  13. Aprenda a dizer não, sem sentir culpa ou lástima por ninguém. As vezes queremos agradar à todos e nós esquecemos de nós mesmos.
  14. Procurar agradar a todos é um grande desgaste emocional. Seja você! Fique feliz com o que você tem e é.
  15. Lembre-se, você não é a fonte dos prazeres!
  16. Saiba perdoar a si mesmo e ao outro. Você tem direito de errar e o outro também. Não seja tão exigente com você mesmo. 
  17. Faça uma tarefa por vez. Não canse excessivamente a sua mente. Não confunda ser proativo com multitarefas.
  18. Lembre-se, nem tudo depende de você, esqueça de uma vez por todas que você é indispensável no trabalho, casa ou grupo de amigos. Ainda que não goste, tudo caminha sem sua intervenção.
  19. Tenha e desenvolva critérios de resolução de problemas e tomada de decisões.
  20. Evite reagir à ansiedade dos outros como se fosse sua. Isso não tem nada a ver com não ter empatia. 
  21. Sua família não é você. Só está perto de você, mas não é sua propriedade.
  22. É preciso ter sempre alguém com quem falar abertamente, seja um amigo, um companheiro.
  23. Não deseje saber se alguém fala mal de você. Apenas faça o melhor que puder e tudo se resolverá. 
  24. Competir em momentos de lazer, ou na vida do casal, é o preço para quem quer ficar cansado ou perder a melhor parte. 
  25. A rigidez é boa nas pedras, não nos seres humanos. Seja flexível!
  26. Conheça a hora certa de sair de uma situação ou reunião, mesmo as informais. Isso é sabedoria!
  27. Uma boa hora de diversão é um magnífico bálsamo para as preocupações. Divirta-se. E não se culpe! Você também tem o direito de ser feliz.
  28. Tenha em mente que a intuição, a inocência e a fé podem ser seus melhores amigos.
  29. Ajude as pessoas. A benção passa primeiro por você. Seja solícito.
  30. Adie decisões quando estiver cansado ou nervoso. Evite tomar qualquer decisão nesses momentos. Pode ir para o caminho errado.
  31. Cultive bons pensamentos, leia bons livros, ore, reze, medite, cante. Uma mente com pensamentos negativos, certamente não irá atrair coisas boas.
  32. Você já percebeu que o medo do problema é muitas vezes maior do que o problema?
  33. Pare de se afogar em tigelinhas.
  34. Compreenda de uma vez por todas que: “você é o que faz de si mesmo”.
  35. Ame-se verdadeiramente.
  36. Ouça música! Ouvir música relaxa e distrai sua mente. Só cuidado na hora da escolha das músicas. Dependendo do estilo, pode lhe causar mais estresse.
  37. Tenha gratidão! Ser grato faz bem para o outro e para si mesmo. Agradeça a tudo que você tem recebido. 
  38. Tenha empatia e compaixão. Empatia é um gesto muito acolhedor. Aprender a se colocar no lugar do outro. É bom para você e para o outro também. As pessoas, hoje, costumar evitar problemas acreditando que, se envolver com os problemas de outras pessoas pode fazer com que atraia mais problemas para si mesmo. É um refrigério para a alma quando você ajuda pessoas. Se solidarizar com o outro não fará com que você fique pior que o outro ou atrair sentimentos negativos. 
  39. Pratique exercícios de mentalização, mindfulness ou ioga. Acordar de manhã com o “pé direito” faz com que seu dia seja também muito positivo. Pensamentos positivos geram energia positiva. O contrário atrai o negativo, por isso, tenha o hábito de pensar no bem. 
  40. Faça uma coisa de cada vez. Tenha o hábito de criar uma agenda e alimente sua agenda. Muitas pessoas costumam guardar tudo na memória. Isso causa estresse e faz com que você não tenha disciplina. Imagine começar o dia sem saber o que irá fazer primeiro. Uma bagunça, não é mesmo. Fazer uma coisa de cada vez ajudará você a evitar mais esse estresse. 

Fontes: Instituo Francês para Controle da Ansiedade e Stress e Fundação Gurdjieff.

PSC

Copyright: CHOATphotographer/Shutterstock