A criatividade é uma característica referente às pessoas que têm talento para criar coisas novas ou inovar na forma de usar aquelas coisas que já existem. No mercado competitivo atual, os profissionais criativos têm se destacado, pois oferecem a oportunidade de as empresas se sobressaírem em relação à concorrência através da inovação. Se você acha que se trata de um dom inato, saiba que muitos especialistas afirmam que é possível aprender a como estimular a criatividade e desenvolver essa habilidade e eu também acredito nisso.

Dicas Poderosas de Como Estimular a Criatividade

Muitos têm a imagem de uma pessoa criativa como àquela que tem ideias como num passe de mágica, remetendo aos desenhos animados em que uma lâmpada acende sobre a cabeça dos personagens. A verdade é que as ideias realmente podem surgir de forma inesperada, contudo, é possível se preparar para que ela aconteça. Confira, a seguir, sete dicas poderosas que vão te ajudar a desenvolver a criatividade e a inovação.

1 – Seja Curioso

A curiosidade é a principal motivação que leva as pessoas a quererem explorar o mundo e saberem um pouco a respeito de tudo. Quanto mais conhecimento tiver, melhores são as ideias que poderá ter, pois seu cérebro irá armazenar todas as informações que obtiver e terá condições de fazer conexões entre elas e dar origem a algo novo.

Um indivíduo curioso é aquele que não se contenta com a primeira informação que recebe a respeito de algo e quer sempre saber mais. Adote o hábito de fazer pesquisas, ler e explorar. A internet, por exemplo, oferece a facilidade de se obter dados e respeito de qualquer assunto usando o seu celular, então, utilize-a. Vale dizer que essa curiosidade não deve se limitar à sua área de atuação profissional, é interessante ir além e expandir os horizontes.

2 – Tenha Momentos de Ócio Criativo

Você já percebeu que as melhores ideias surgem quando está realizando alguma atividade que nada tenha a ver com ela? Os momentos logo após acordar e a hora do banho são os campeões de boas ideias e a razão disso é que o cérebro precisa estar em estado de relaxamento para criar. Ficar se forçando a ter uma ideia criativa durante um dia cheio de trabalho será um esforço em vão, pois é preciso deixar a mente descansar.

Se o seu trabalho envolve diretamente a criatividade, separe alguns minutos para deixar os seus pensamentos livres, sem se pressionar. As pausas podem ser muito produtivas e oferecer o descanso que a mente precisa para criar e inovar. Além disso, aproveite um pouco do seu tempo livre em casa e permita-se não fazer nada sempre que possível, apenas relaxar.

3 – Observe o Mundo ao Seu Redor

PSC

Comece a dar mais atenção para o que está ao seu redor. As inúmeras imagens que você vê todos os dias em casa, na rua ou no trabalho têm um universo de coisas para te mostrar e também podem contribuir para estimular a sua criatividade. Busque olhar além do que os olhos veem e tente entender o funcionamento das coisas, as cores, espaços, objetos, formas e texturas.

Uma maneira de tornar a observação ainda mais interessante é adotar o hábito de fotografar diferentes coisas. Use a câmera do celular para registrar um outdoor que tenha achado interessante, um jardim, uma borboleta, enfim, o que desejar. A fotografia irá treinar o seu olhar para admirar a beleza mesmo em cenas inesperadas.

4 – Controle o Perfeccionismo

Se bem dosado, o perfeccionismo pode ser uma qualidade que faz com que as pessoas busquem dar o seu melhor em tudo o que fizerem. Contudo, quando em exagero, limitam os indivíduos, fazendo com que percam mais tempo do que o necessário encontrando defeitos em seus projetos e, assim, desperdiçando o tempo em que poderia estar se dedicando a agir.

Quando se tem uma ideia criativa, é interessante verificar se ela é realmente viável para decidir se deve ou não seguir em frente. Mas, é necessário cuidar para que esse processo de verificação não se prolongue demais. Certifique-se de ter uma base sólida para que possa dar continuidade à ideia e ir fazendo adaptações quando for necessário, mas sem comprometer o andamento do projeto em questão.

5 – Inspire-se

Assim como os artistas do passado tinham musas inspiradoras ao criar suas obras, você também pode aprender a se inspirar em outras ideias para criar as suas próprias. A intenção não é copiar, mas utilizar como referências para alcançar inovação. Uma forma interessante de inspiração no âmbito profissional é observar empresas de outros segmentos. Então, poderá adaptar as informações obtidas para a sua realidade.

Além de ideias e objetos, a inspiração pode vir de pessoas. Ler biografias ou assistir documentários sobre alguém que admire também pode ser bastante positivo. O empresário norte americano Steve Jobs, já falecido, é um grande exemplo de criatividade e deixou um legado incrível e que vale a pena conhecer.

6 – Estimule a Mente

Quanto mais a sua mente for estimulada, melhores ideias você poderá ter. Então, procure sempre sair da sua zona de conforto e entrar em contato com informações novas. Ler a respeito de outras áreas do conhecimento além da sua, aprender um novo idioma, começar a tocar um instrumento musical, correr, dançar, cantar ou pintar, pois tudo isso são exemplos de atividades altamente estimulantes e que ajudam a promover a criatividade.

O esforço que é necessário para o aprendizado irá ajudar a expandir as suas ideias e elevá-las a outro nível. Outra vantagem é que o fato de sempre adquirir conhecimento fará de você uma pessoa muito mais inteligente e interessante, o que também irá agregar à sua vida profissional.

7 – Aprender Com os Erros

Várias pessoas erram ao tentar inovar e fazer algo de forma diferente do tradicional e isso é natural. Grandes ideias criativas que conhecemos certamente têm um passado de falhas, pois elas são importantes para se chegar a excelência. Dito isso, aconselho que você adote uma postura de aprendiz, com a consciência de que os erros fazem parte do processo e podem ajudar a transformar a sua ideia, deixando-a ainda melhor.

A criatividade é uma habilidade extraordinária, capaz de promover grandes transformações. Permita-se viver uma vida criativa sem ter medo de errar e perceberá os benefícios disso. A sua mente é muito mais poderosa do que você imagina, basta que aprenda a treiná-la para executar o seu potencial infinito. O céu é o limite para uma pessoa criativa. Ouse ir além!

Copyright: 419391784 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bylove