Ao longo da história, o cérebro humano passou por uma série de transformações que se iniciaram com nossos ancestrais, há milhares de anos, até que ele se tornasse a poderosa ferramenta que é hoje. Esse órgão apresenta três funções básicas: garantir nossa sobrevivência (necessidades instintivas), processamento de emoções e desenvolvimento do raciocínio lógico.

O somatório de pensamento, ação e emoção resulta naquilo que somos. Anatomicamente falando, não há grandes diferenças entre o cérebro de uma pessoa e de outra. No entanto, quais são os diferenciais de uma pessoa verdadeiramente vencedora?

Segundo os cientistas, os princípios básicos da mente são os mesmos para todo mundo, mas o que difere é a maneira como vencedores e perdedores se utilizam desses princípios.

Há 6 passos básicos que caracterizam a atividade de uma mente vencedora:

1. Perceber

O primeiro passo para desenvolver uma mente vencedora consiste no conceito de percepção. É preciso entender que existe uma diferença entre a realidade e aquilo que cada um de nós entende como realidade. O que existe é igual para todo mundo, mas a percepção de cada um sobre o que existe é única.

É por isso que um determinado acontecimento fomenta opiniões tão distintas entre si. Em geral, as mentes vencedoras costumam ter uma percepção mais otimista sobre a vida. Isso não significa que pessoas assim sempre acham que tudo vai ser fácil e que elas são imbatíveis. Elas têm consciência de que a vida possui diversos obstáculos.

No entanto, mesmo reconhecendo que os caminhos podem ser tortuosos, a mente vitoriosa usa esse “medo” como uma maneira de se preparar melhor, e não de desistir. Essa percepção positiva permite que a pessoa se esforce para superar os problemas e alcançar os objetivos, enquanto que aqueles que têm uma percepção negativa começam a questionar suas competências.

2. Compreender e avaliar

Depois de desenvolver uma boa percepção sobre a realidade, as mentes vitoriosas avaliam o cenário que se apresenta. Se algo acontece, pessoas de sucesso vão investigar os porquês de aquilo ter acontecido. Depois, levantam os aspectos positivos e negativos, dando início a um criterioso processo de avaliação. Por fim, questionam-se: o que posso extrair de bom desse acontecimento? Como posso usar isso em meu favor?

Esse processo acontece, por exemplo, quando alguém escolhe uma carreira ou decide abrir um negócio próprio. Uma mente vencedora jamais toma essas decisões no calor do momento, mas sempre avalia tudo o que pode dar certo – para motivar-se – e tudo o que pode dar errado – para preparar-se.

Se pudéssemos resumir este item numa palavra, seria: planejamento. Mentes vencedoras planejam suas escolhas e ações, vislumbrando suas possíveis consequências.

  1. Decidir e agir

Tudo aquilo que fazemos em nossas vidas parte de uma decisão. Se alguém teve uma percepção da realidade e avaliou seus prós e contras de forma criteriosa, como citamos nos itens anteriores, ela está pronta para tomar uma decisão.

Casar ou ficar solteiro? Casa ou apartamento? Morar no Brasil ou no exterior? Renda fixa ou variável? Administração ou Economia? Emprego ou negócio próprio? Absolutamente tudo o que somos parte de decisões. Pessoas de sucesso sabem que não têm escolha, senão decidir. Aliás, não decidir já é uma decisão.

Portanto, as mentes vencedoras não têm medo de tomar decisões, pois as tomam sempre em posse de informações e análises precisas. Nenhuma escolha é feita no escuro. Quando tomamos uma decisão, determinamos como será nosso destino, e, então, é hora de agir. Não podemos ficar eternamente na contemplação das possibilidades. Para saber se dará certo ou não, é preciso agir.

  1. Errar e aprender

Uma mente vencedora sabe que é melhor a certeza do “não” do que a incerteza do “se”. Quando não agimos, simplesmente não há como descobrir se nossas ideias estão certas ou erradas. Em contrapartida, quando agimos, logo descobrimos.

Mesmo que as coisas não deem certo, é possível lançar sobre o erro um olhar positivo (se lembra da percepção, do primeiro item?). Pessoas de sucesso encaram o erro como uma etapa do sucesso, e não como seu oposto. Errando, aprendemos o que não deve ser feito, de modo que, numa próxima tentativa, o resultado será melhor.

Em contrapartida, as mentes perdedoras são aquelas que se recusam a aceitar o erro, preferem culpar outras pessoas e simplesmente desistem. Elas entendem o erro como um atestado de incompetência, o que não é verdade. O erro faz parte da experiência humana, e toda pessoa de sucesso errou muito até aprender a fazer certo.

  1. Persistir

Alguns fatos que você provavelmente não sabia:

  • K. Rowling, a autora da saga “Harry Potter”, teve o manuscrito do primeiro volume da história rejeitado por diversas editoras;
  • Oprah Winfrey, a apresentadora de maior sucesso dos Estados Unidos, foi demitida de um telejornal acusada de apegar-se emocionalmente às histórias de forma excessiva;
  • Charles Darwin, o pai da evolução das espécies, desistiu da faculdade de medicina, pois era considerado um aluno apenas mediano;
  • Lady Gaga, milionária cantora e compositora estadunidense, foi demitida de uma gravadora no início de sua carreira e sofreu com a angústia e crises de choro.
PSC

Hoje em dia, os nomes das pessoas acima são inquestionáveis. São mentes de sucesso em suas respectivas áreas de atuação. Elas não tiveram um início fácil nem uma evolução meteórica. Ouviram muitos “nãos”, mas jamais desconfiaram de suas próprias capacidades pessoais. Persistiram e conquistaram o sucesso que jamais teriam alcançado se tivessem dado ouvidos àqueles que os rejeitaram.

  1. Acreditar

Isso nos leva ao último e mais decisivo item da lista de passos de uma mente vencedora: acreditar.

Desde crianças, todos nós recebemos uma série de crenças prontas, vindas de nossos familiares, amigos, professores etc. Além disso, nós mesmos passamos a desenvolver determinadas crenças com base naquilo que vivenciamos. A questão é: essas crenças nos aproximam da nossa ideia de felicidade ou nos afastam dela?

“Só é rico quem tem sorte ou quem já nasceu rico”. “Não tenho o dom do empreendedorismo, logo não sirvo para abrir um negócio”. “É tarde demais”. “Não tenho tempo”. Com certeza você já se deparou e, possivelmente, alimentou essas crenças limitantes, não é mesmo?

Portanto, para transformar uma mente perdedora numa mente vencedora, é preciso ressignificar esses conceitos. Você é um ser humano cheio de experiências e talentos. Aquilo que ainda não sabe, pode perfeitamente aprender.

Se há algo que te faz verdadeiramente feliz e realizado, não tem por que não lutar por isso. Você é o único representante dos seus sonhos e objetivos; se você não acreditar em si mesmo e não lutar por eles, ninguém mais vai.

Como o coaching pode te ajudar a ter uma mente vencedora?

O coaching é um processo que geralmente consiste de várias sessões, em que o indivíduo determina seu objetivo de sucesso e estabelece um plano estratégico para alcançá-lo da melhor forma possível.

O problema é que, ao longo dessa trajetória, vamos identificando muitas crenças limitantes, ou seja, traços que nos aproximam muito mais de uma mente perdedora do que de uma mente vencedora.

Os coaches possuem conhecimento oriundo de diversas áreas (como a psicologia, a administração, a gestão de pessoas e o planejamento estratégico) para conduzir o indivíduo numa jornada de desenvolvimento pessoal. Assim, cada uma dessas crenças será gradativamente derrubada, de modo que a pessoa possa despertar a melhor versão possível de si mesma.

E você, quais desses passos para uma mente vencedora já foram dados? Quais deles você ainda tem que percorrer? Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares!