tomar-decisoes-dificeis

O Que Fazer Para Tomar Decisões Difíceis Com Sabedoria?

Por: José Roberto Marques | Blog

Na vida, existem situações em que precisamos optar por um caminho em meio a vários outros, e nem sempre é simples decidir o que fazer. Nessas horas, em que decisões difíceis precisam ser tomadas, é preciso manter a serenidade, para que seja possível considerar as possibilidades com sabedoria e, então, fazer a melhor escolha, considerando o contexto, os seus valores, e, claro, os objetivos que deseja alcançar.

Se está passando por uma situação assim e não sabe exatamente o que fazer, te convido a continuar a leitura. Ao longo do artigo, irei compartilhar táticas bastante eficazes que poderão te ajudar a tomar uma boa decisão.

Através do método de liderança Coaching é possível obter mais eficiência!
Acesse gratuitamente meu eBook “Leader Coach” e saiba mais sobre isso!

10 Dicas Para Tomar Decisões Difíceis Com Sabedoria e Confiança

A escolha de uma profissão, o futuro de um relacionamento, a mudança de carreira ou de cidade, são muitas as situações em que é necessário tomar uma decisão que terá impactos significativos na vida de um indivíduo. Nesses casos, assumir uma postura ativa é fundamental, pois, se nada for feito, corre-se o risco de viver situações escolhidas ao acaso ou por terceiros.

As dicas a seguir irão te ajudar a refletir para tomar boas decisões, seja no âmbito pessoal ou profissional, confira!

1 – Reserve um Tempo Para Refletir Tranquilamente

Se você precisa tomar uma decisão importante, que irá impactar a sua vida ou de outras pessoas de modo significativo, é fundamental que tenha um tempo para refletir tranquilamente, sem pressões ou distrações. Então, escolha um horário em que possa pensar com calma, de preferência em um ambiente silencioso e reservado, em que ninguém irá te interromper. Use esse momento para pensar sobre a escolha que precisa fazer, os pontos a serem considerados e o que mais achar necessário.

2 – Identifique Quais São os Seus Objetivos

Você já parou para pensar em quais são os seus objetivos? Saiba que considerar o que deseja para si mesmo, a curto, médio e longo prazo, é essencial para que faça boas escolhas. Afinal, é preciso que exista coerência entre esses pontos, pois são as suas decisões que irão te encaminhar para o futuro. Ter a consciência de qual é o seu estado desejado, certamente fará uma grande diferença no seu processo de tomada de decisão.

3 – Determine um Prazo Para Se Decidir

As decisões, principalmente as mais significativas, precisam ter data para serem tomadas, para que evite adiá-las ou acabem se perdendo em meio à outras atividades do dia a dia. Por isso, determine um prazo para si mesmo, para que se organize e pense no assunto. A intenção disso não é se pressionar e sim se organizar, dando prioridade a algo que é importante e que precisa ser visto com atenção.

4 – Reúna Informações Importantes

Toda decisão envolve dados, informações que podem ser usadas para considerar diversos aspectos. Desse modo, é interessante que vá em busca dessas informações, mesmo que seja na sua mente. Se a decisão em questão é a escolha de qual profissão seguir, por exemplo, anote tudo o que lembrar em relação às suas aptidões, experiências marcantes na escola, entre outras. Assim, terá um material valioso para considerar em suas reflexões.

Você é feliz?

5 – Reconheça Se Carrega Alguma Crença Limitante

Pode acontecer de estar receoso para optar por determinado caminho por conta de uma crença limitante, uma ideia preconceituosa que carrega consigo sem se dar conta disso. Por essa razão, é necessário que considere essa possibilidade, para que possa identificar se é um pensamento que realmente tem fundamento ou se não passa de algo que está te limitando e tentando impedir o seu desenvolvimento.

6 – Considere os Prós e os Contras

Toda escolha tem os seus prós e os seus contras, e olhar para esses dois lados também é necessário, para que analise cada lado e veja qual pesa mais para você. Ser empreendedor, por exemplo, tem a vantagem de permitir que tenha maior flexibilidade de horário, por outro lado, terá uma responsabilidade muito maior do que um funcionário. Cabe a cada indivíduo pensar no que acha ser mais importante e fazer sua escolha.

7 – Visualize as Consequências de Cada Escolha

O exercício de visualizar determinada realidade é muito poderoso, pois permite que experimente, mesmo que de forma imaginária, todos os sentimentos envolvidos nas consequências de cada escolha. Faça isso, se imagine vivendo o resultado de cada um dos caminhos que tem à sua frente e, então, responda a si mesmo em qual deles se sente melhor, mais felizes e realizado.

8 – Pense em Como os Seus Valores Serão Representados Por Sua Decisão

Os nossos valores são uma parte muito importante de quem somos e da essência que carregamos, por isso, é sempre importante considerá-los ao tomarmos decisões difíceis. Então, antes de encaixar as suas escolhas em imposições sociais ou familiares, considere os seus valores, pois é através deles que poderá construir uma trajetória que te traga verdadeira satisfação. Qualquer caminho que te afaste de quem você é e do que acredita ser o certo, não é uma boa opção.

Através do método de liderança Coaching é possível obter mais eficiência!
Acesse gratuitamente meu eBook “Leader Coach” e saiba mais sobre isso!

9 – Coloque a Mão na Massa Para Fazer Valer Sua Escolha

Tomar uma decisão é uma parte estratégica de grande importância na vida, mas que sem ação deixa de ter o seu valor. Então, depois de refletir, considerar prós e contras e seguir todas as outras etapas, é necessário que aja para cumprir com aquilo que escolheu. Levante-se e coloque a mão na massa, pois são as suas atitudes que irão, de fato, construir a realidade que decidiu viver.

10 – Acompanhe os Resultados

É sempre importante se lembrar que uma história não acaba com uma decisão. Na realidade, o que acontece é exatamente o contrário, já que a decisão é apenas um primeiro passo para que uma história se inicie. Nesse sentido, procure sempre acompanhar os resultados de suas escolhas de modo consciente, para que aprenda as lições necessárias e possa usá-las em outro momento e, claro, realize alterações caso sejam necessárias.

Fazer escolhas nem sempre é fácil, mas é necessário, pois é através delas que irá se tornar o marinheiro do seu próprio navio e definir os mares em que deseja navegar, em vez de simplesmente se deixar levar pela correnteza. Aproveito para desejar a você muita serenidade e sabedoria para tomar decisões e construir uma trajetória de aprendizado e evolução.

Copyright: 534188158 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ismagilov

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: