crencas-limitantes

5 Passos Para Vencer Crenças Limitantes

Por: José Roberto Marques | Blog | 17 de outubro de 2018

Você sabe o que são as crenças limitantes? Elas são os pensamentos errôneos que temos sobre nós mesmos e, no fim das contas, só atrapalham nossa vida. Somos capazes de realizar tudo aquilo que almejamos. Para atingir o sucesso devemos almejar sua mudança com sinceramente. Os melhores livros, formações, conselhos, teorias ou técnicas não surtirão efeito transformador caso a pessoa não queira verdadeiramente mudar. Já é mais do que sabido que quem opera a reforma de nosso íntimo somos nós mesmos.

É igualmente importante que a pessoa se aceite da forma como ela é, mesmo com defeitos. Sim, soa paradoxal, já que os pontos negativos são indesejáveis, porém é imperioso que nos abracemos integralmente para nos amar e evoluir. E lembre-se de que, se quisermos dar e receber amor dos demais, devemos começar a fazê-lo com nosso próprio ser.

Para acabar com esses elementos sabotadores, o artigo de hoje ensina 5 passos para nos empoderarmos a partir de uma nova mentalidade. Continue lendo para descobrir quais são as etapas!

Confira quais são os 5 passos para vencer crenças limitantes

1º Passo: acredite em si mesmo

Creia que você pode realizar o que sonha, pois esse é um pensamento verdadeiro. Planeje sua missão de vida, sua razão de ser. Você pode anotar tudo em um papel ou no celular para, sempre que necessário, consultar e se lembrar das suas prioridades e o que faz a sua vida ter sentido. Também é importante ter em mente que, ao fazer esse planejamento, quais são os seus objetivos.

Trace metas, sejam elas diárias, mensais ou anuais. Pense: quais rumos você quer que sua vida tome? Por fim, não duvide de que você é capaz de tudo e das possibilidades que podem se abrir, em todas as áreas da sua vida, a partir de agora. Lembre-se de tomar nota daquilo que você sabe fazer de melhor e que gosta, ou seja, foque nas suas qualidades e não no que você considera defeitos.

Veja a lista com os principais pontos dessa etapa:

  • Missão de vida;
  • Seus objetivos;
  • Para onde você quer ir?
  • Suas capacidades, habilidades e potencial.

2º Passo: assuma a mudança

Mudar para melhor é uma atitude que demonstra maturidade, sabedoria e que só traz consequências positivas, bem como assumir que a transformação é necessária e tomar responsabilidade sobre ela. Decida melhorar agora mesmo, pois isso depende em grande parte de você.

Para se expandir é necessário ter uma mente aberta e flexível. Se ficarmos em nossa zona de conforto (em situações que parecem ser prazerosas, mas são de falso ganho, pois geram estagnação), nunca aprenderemos a voar e liberar nosso potencial latente. Ouse olhar fora da caixa e agir de modo distinto ao anterior.

Acompanhe a lista dos principais pontos desse passo:

  • Decisão;
  • Resiliência;
  • Sair da zona de conforto;
  • Ousar fazer diferente.

3º Passo: crie novos hábitos

Outro degrau importantíssimo dessa subida rumo ao sucesso é substituir hábitos que não são benéficos, pois essa é a base prática do processo. Embora seja possível ter apoio de familiares, amigos e profissionais com expertise em comportamento, como é o caso dos coaches, ninguém pode fazer essa modificação por você.

Porém, mantendo a determinação, as coisas ficarão mais fáceis com o passar do tempo. Pontue seus comportamentos ou padrões de pensamento, tanto os atuais quanto os que você passará a adotar, para não perder o foco. Pense em como você poderá operar essa reforma íntima e, o que é mais importante, tome ação o quanto antes.

Confira os principais itens desse bloco:

  • Quais são seus hábitos atuais?
  • Quais hábitos você quer mudar?
  • Como você vai mudar?
  • Aja agora em direção à mudança!

4º Passo: mude suas palavras

Aquilo que proferimos é reflexo de nossa bagagem mental, não poderia ser de outro jeito. Nossas palavras, por sua vez, afetam o modo como pensamos e nossa disposição de ânimo, chegando até a contagiar nosso próximo. Então, com a evolução do nosso pensamento, é inevitável que nos comuniquemos de forma diferente, a partir de uma perspectiva positiva. Abandone a negatividade e adote um vocabulário sofisticado, ou seja, voltado para o sucesso.

O poder das palavras é tão grande que, como já mencionado, pode criar condicionamentos e crenças limitantes, o que é indesejável se o indivíduo está em busca de maior qualidade de vida.

Veja quais são os pensamento de destaque nesse 4º passo:

  • Palavras têm poder;
  • Diga sim às palavras positivas;
  • Diga não às palavras negativas;
  • Palavras criam condicionamentos!

5º Passo: crie um novo mindset

Este 5º e último passo trata de posturas a serem adotadas para que haja mudanças definitivas em nossas realidades e também de consequências desses novos atos. Então, para finalizar, alertamos para que se ajuste e se equilibre, de forma consciente, nossa configuração mental, pois nunca nos dissociamos dela.

Quando tomamos ciência de todas essas informações, podemos considerá-las um sinal de que estamos aptos a vivenciar um novo ciclo. Falando metaforicamente: estamos prontos para passar de fase no videogame da vida! Afinal de contas, nossa existência se assemelha a um jogo em vários aspectos. Parte dessa mudança se dá quando melhoramos nosso círculo social, aumentando a qualidade do nosso networking.

A ligação a novas pessoas pode ser tanto um esforço consciente quanto uma consequência de nossos atos renovados. Com certeza atrairemos naturalmente companhias mais agradáveis e mais importantes para nosso crescimento. Novas amizades, novos comportamentos, novas mentalidades, enfim, uma nova vida lhe espera, então não espere por ela, vá a seu encontro!

Descubra o que podemos dar ênfase a respeito desse passo:

  • Mudança da estrutura do pensamento;
  • Mudança de fase no videogame da vida;
  • Novas pessoas e contatos;
  • Nova vida!

Elimine os pensamentos sabotadores com o coaching

Se você está lendo esse texto até agora, provavelmente está buscando por soluções para acabar com os pensamentos sabotadores. Além dos 5 passos que você leu acima, é muito interessante considerar sua educação contínua com o coaching. O método que tem o objetivo de levar além. Além do que você acha que poderia chegar tanto na sua vida profissional quanto pessoal.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um excelente exemplo de como você pode aprender mais sobre si mesmo ao mesmo tempo em que elimina aquilo que lhe atrapalha no dia a dia.

O conteúdo do curso é recheado de aulas teóricas e práticas que ensinam sobre crenças limitadoras: como excluí-las da sua vida ou aprender a lidar com elas da melhor forma. Entre outros assuntos, a formação também ensina sobre como exercer o autoconhecimento, ou seja, entender quais são seus pontos fortes que podem ficar ainda mais poderosos, quais são suas características importantes que podem estar escondidas e ainda como desenvolver os pontos considerados como fracos.

Com o PSC você ainda irá obter conhecimento sobre o que é o processo evolutivo; técnicas e ferramentas de coaching; o que são formulários de atendimento; quais são os modelos de coaching; o que são processos de identidade; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; quais são os destaques do código de ética; principais virtudes de uma boa liderança; e muito mais.

Em 180 horas de curso, você irá aprender de diversas formas, inclusive com ferramentas de coaching. Algumas delas são: Roda da Vida, teste de perfil comportamental, Tríade do Tempo, Rota de Ação, teste de sistemas representacionais, Roda das Competências, Roda da Inteligência Emocional e muito mais! Além disso, após o curso, você será mais empoderado na sua profissão e vida pessoal e ainda poderá ser coach, se quiser. A formação Professional & Self Coaching é incrível, não é mesmo? Invista na sua educação e evolução. Você ver a transformação em curto, médio e longo prazo.

Escreva o que você achou do artigo nos comentários abaixo. Aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais. Ajude a espalhar o conhecimento!

Copyright: 1116708380 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tartwork

Deixe seu Comentário: