dedicacao-dicas

A Importância da Dedicação Para Alcançar Objetivos

Por: José Roberto Marques | Blog

A palavra dedicação, segundo o dicionário, se refere ao ato de se entregar a uma causa e fazer sacrifícios em prol dela. Realmente, quando você se dedica a fim de realizar algum objetivo, precisa fazer certas concessões para manter o foco em ações que te aproximem dele. Por outro lado, quando não há essa entrega, abre-se espaço para circunstâncias que podem te desviar do seu caminho, fazendo com que seus objetivos se tornem cada vez mais distantes.

Considerando tudo isso, podemos dizer que a dedicação é essencial para quem deseja verdadeiramente ver os seus sonhos rompendo a barreira da mente e se tornando realidade. Então, aproveito para te perguntar: em uma escala de 0 a 10, o quanto você se considera dedicado? Independente de qual seja sua resposta, saiba que sempre é tempo de melhorar e se aperfeiçoar, continue acompanhando e saiba como isso é possível.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

O Papel da Dedicação Para Gerar Determinação

Imagine que você ganhou uma planta e precisa cuidar dela para que se mantenha bonita e saudável. Porém, acaba se esquecendo de regá-la e, ao ver suas folhas murchas e sem vida, se sente cada vez menos motivado a continuar. Se tivesse se dedicado, veria o resultado dos seus cuidados na aparência e saúde da planta, o que certamente faria com que se sentisse determinado a vê-la crescer cada vez mais forte. Percebe o quanto a dedicação é importante quando se trata de construir determinação?

Quanto mais você se dedica a algo e vê as suas ações surtindo efeito, mais engajado se torna, e isso vale para tudo, desde trabalho, até relacionamentos com outras pessoas e consigo mesmo. Por tudo isso, se dedicar é importante quando se deseja alcançar objetivos, porque é possível comprovar o seu poder através de cada ação e, assim, gerar uma força poderosa em seu interior, que te levará a seguir adiante e nunca desistir.

Dicas Para Se Tornar uma Pessoa Mais Dedicada e Determinada

Agora que você já sabe o quanto a dedicação é importante, confira dicas que irão te ajudar a torná-la mais forte e, assim, ter determinação para ir em busca de todos os seus objetivos.

1 – Coloque Amor em Tudo o Que Fizer

Você tem alguma lembrança de uma situação em que tenha realizado algo com raiva e outra em que tenha feito uma tarefa com amor? Compare as duas situações e pense no resultado que obteve em cada uma delas. Tenho a certeza de que se saiu muito melhor na atividade que fez com amor, porque estava se sentindo bem durante o processo, o que certamente permitiu que se dedicasse mais e se atentasse mais aos detalhes. Por isso, lembre-se sempre de realizar tudo com amor, independente do que seja, no final você verá o quanto esse sentimento poderoso fez tudo valer a pena.

2 – Observe os Seus Padrões de Energia

Todo ser humano pode apresentar padrões de energia diferentes no decorrer do dia. Nesse sentido, existem aqueles que se sentem mais motivados pela manhã, enquanto outros preferem a tarde ou a noite. Se observar para identificar os períodos em que está mais energizado e inspirado é fundamental, pois permitirá que se organize, de modo a otimizar essa motivação e, assim, se dedicar com mais afinco às tarefas que considerar mais importantes.

Você é feliz?

3 – Determine Períodos do Dia Para Cada Tarefa

Para se tornar dedicado é preciso que antes seja organizado, afinal, ninguém conseguirá se concentrar em uma tarefa se tiver uma lista imensa com outras obrigações a cumprir. Assim, ao se organizar e criar um planejamento, poderá definir períodos do dia para realizar cada item da sua lista e, então, dedicar toda a sua atenção, sem se distrair com outras preocupações. Essa atitude também ajudará a evitar a sobrecarga de atividades e a manter o seu equilíbrio emocional.

4 – Tenha Objetivos Bem Definidos

Se deseja se dedicar para realizar qualquer coisa, é essencial que tenha objetivos bem definidos. Apenas pensar que quer ser aprovado em um concurso é uma ideia um tanto quanto vaga. Para se sentir realmente motivado e dar o seu melhor para isso é necessário que tenha informações mais detalhadas, como, por exemplo, em qual instituição, em que data, quais medidas irá adotar para realizar esse objetivo e assim por diante.

5 – Defina um Motivo Para Concluir Cada Atividade

Ninguém consegue se dedicar verdadeiramente a algo que não considera importante. Dessa maneira, é necessário que tenha um motivo para concluir suas atividades, para que cada ação tenha uma razão de ser. Cuidar de uma planta, por exemplo, deixará de ser mais uma obrigação no seu dia, para se tornar uma ação que te levará a vê-la crescer bonita e dar lindas flores que alegrarão o seu jardim. Determine um motivo para tudo o que fizer e verá como sua visão irá se transformar.

6 – Separe Tarefas Maiores em Etapas

Existem tarefas que são simples e podem ser concluídas em alguns minutos ou horas, enquanto outras demandam mais tempo. Para manter a sua dedicação nesse segundo caso, é interessante que as separe em etapas, para que possa vencer cada uma e se manter motivado até chegar ao destino desejado. Lembrando que é importante registrar tudo isso, para que o planejamento não seja um mero pensamento que pode ir embora a qualquer momento e sim algo concreto, que te lembre todos os dias a razão pela qual está se dedicando.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 – Recompense-se Pelo Seu Esforço

Por último, mas não menos importante, é fundamental que lembre-se de se recompensar pelo seu esforço, o que pode ser feito da forma que mais fizer sentido para você. Sentir a satisfação de ver suas ações surtindo efeito é extremamente recompensador e fará com que a sua motivação se torne ainda mais poderosa. Portanto, da mesma maneira que elogia alguém que realiza algum feito especial, faça o mesmo por si, pois você também merece ser parabenizado.

Se dedicar é fazer um investimento em si mesmo e nos seus sonhos, é uma demonstração de que reconhece o seu potencial e deseja utilizá-lo da melhor maneira possível. Lembre-se que todo esforço tem a sua recompensa, dedique-se e ela virá!

 

Copyright: crismoraes.com.br/

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: