segredos-viver-harmonia

Quais os segredos de viver em harmonia?

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de maio de 2020

Viver em harmonia com familiares, colegas trabalho, amigos e a sociedade de forma geral, é algo extremamente positivo e que contribui para uma vida mais feliz e equilibrada. Contudo, sabemos que a convivência tem seus desafios e que é preciso jogo de cintura para lidar com certas situações. Continue acompanhando e descubra quais são os segredos das relações harmoniosas.

Por que buscar viver em harmonia com as pessoas é importante?

Harmonia é uma palavra que lembra paz, tranquilidade e, também, música, afinal, as canções mais belas são aquelas em que vozes e instrumentos se unem, resultando em um som agradável para os ouvidos. Buscar a harmonia no convívio diário com as pessoas é importante porque nos permite viver com tranquilidade, concentrando as energias no que realmente importa, sem precisar desperdiçá-la com desentendimentos que em nada agregam.

Vale dizer que conviver em harmonia não significa aceitar coisas que incomodam sem falar nada e sim saber resolver de forma civilizada, sem brigas e acusações. Quando se tem uma relação positiva com vizinhos, por exemplo, é possível pedir gentilmente que abaixem o som, em vez de sofrer calado ou iniciar uma discussão. É exatamente a harmonia que permite que os problemas sejam resolvidos com calma e compreensão de ambas as partes.

Quando as pessoas não buscam esse equilíbrio na convivência, desperdiçam grandes oportunidades de aprenderem umas com as outras e, até mesmo, de construírem relações positivas. Uma vizinhança que se une e forma uma rede de apoio, em que um ajuda o outro, é muito mais benéfica para todos do que um local em que os vizinhos mal se olham e estão sempre encontrando motivos para brigar. O mesmo vale para famílias, empresas e qualquer outro tipo de comunidade.

Viver em harmonia e ter uma vida mais feliz e saudável.

7 Segredos para viver em harmonia e construir laços poderosos

Se deseja construir laços positivos com as pessoas com quem convive, comece colocando em prática cada um dos segredos a seguir. Eles farão com que seus relacionamentos se tornem mais equilibrados e harmoniosos, acompanhe.

1 – Dê o primeiro passo

Em qualquer tipo de relacionamento, alguém precisa dar o primeiro passo. Sendo assim, se deseja ter relações harmoniosas, seja com seu cônjuge, seus familiares, vizinhos ou colegas de trabalho, tenha iniciativa. Fazer uma gentileza é uma boa forma de começar, você pode, por exemplo, surpreender essas pessoas oferecendo algo saboroso que preparou ou se oferecendo para ajudá-las em algo.

Quando direcionamos um gesto positivo a alguém, geramos um laço de reciprocidade, que faz com que grande parte das pessoas desejem retribuir. É claro que não se deve fazer nada esperando receber algo em troca, pois trata-se de uma consequência que deve vir de forma natural. Contudo, é fato que boas ações costumam gerar frutos, podendo se tornar uma poderosa corrente do bem.

Você é feliz?

2 – Tenha empatia

Se tem um elemento indispensável para que as relações sejam harmoniosas é a empatia. Através dela, nos colocamos no lugar do outro para imaginar como ele se sente, e isso é muito poderoso. Pense bem, você se irrita porque seu cônjuge chegou do trabalho quieto e mal falou contigo, logo pensa em iniciar uma discussão. Então, se lembra que ele teve um dia complicado e que um projeto no qual trabalhou por meses foi recusado. Certamente isso fará com que a irritação desapareça e resolva oferecer apoio em vez de brigar.

Esse exercício de se imaginar na mesma situação das outras pessoas é um grande conselheiro. Ao fazê-lo, reduzimos as chances de sermos injustos, nos tornando mais compassivos e pacientes. A empatia nos transforma, nos une e nos leva a enxergar as coisas através de outras perspectivas, deixando o ego de lado.

3 – Mantenha o diálogo

O diálogo é mais uma ferramenta essencial para manter a harmonia nos relacionamentos. Quando você se sentir chateado com o comportamento de um terceiro, fale com ele, conte como se sente. Mas, claro, sempre com muita calma e respeito, porque é assim que um poderá conhecer melhor a visão do outro e, juntos, chegarem a um consenso que seja bom para todos os lados.

4 – Saiba perdoar

O perdão é um dos atos mais libertadores que existem, tanto para quem cometeu o erro quanto para aquele ao qual ele foi direcionado. Quando você perdoa, reconhece que também é um ser humano como a outra pessoa e que, por isso, não pode se colocar acima dela, como sendo infalível. Talvez, não cometeria esse mesmo erro, mas já cometeu e provavelmente irá cometer outros. Perdoe e se liberte de mágoas e ressentimentos que servirão apenas para atrapalhar sua felicidade.

5 – Conecte-se ao momento presente

Sempre que estiver tendo uma conversa ou compartilhando um momento com outra pessoa, conecte-se ao presente, desfrutando daquela experiência ao máximo. Assim, terá a oportunidade de realmente se conectar ao outro, ouvi-lo e conhecê-lo, o que é ótimo para estreitar laços e tornar as relações mais harmoniosas.

6 – Mostre-se disponível para ajudar

Ajudar outra pessoa é sempre muito gratificante, além de gerar nela os sentimentos de gratidão e reciprocidade, o que tem como consequência natural a harmonia. Mantenha-se atento para identificar quando alguém próximo estiver precisando de algum tipo de auxílio que esteja ao seu alcance oferecer. Muitas vezes, um gesto simples, como oferecer carona a um colega de trabalho em um dia chuvoso, pode fazer com que construa relações muito positivas.

7 – Saiba ceder e relevar quando for preciso

Por fim, é importante lembrar que pessoas são diferentes, então, é natural que divergências ocorram. Nesses casos, é preciso saber diferenciar pelo que vale a pena ou não lutar. Quando algo do tipo acontecer, reflita se deve realmente insistir, se perceber que se trata de algo irrelevante e que não vai te prejudicar, saiba ceder e relevar. Com senso crítico, empatia e humildade conseguirá chegar a boas conclusões.

Estamos todos neste mundo para viver em harmonia, aprender uns com os outros e sermos felizes. Faça a sua parte e contribua para uma sociedade mais harmoniosa e pacífica.

Aproveite para passar a ideia adiante, compartilhando o artigo em suas redes sociais!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: