vida

15 Passos Para uma Vida Equilibrada

Por: José Roberto Marques | Blog | 14 de maio de 2018

Se você já assistiu a um espetáculo circense certamente já viu a apresentação de um equilibrista, que caminha em uma corda e sustenta diversos objetos. Se algo desequilibra, ele para e apenas volta a se mover quando tudo o que ele está segurando se estabiliza novamente. Levando isso para a nossa realidade, podemos dizer que apenas é possível evoluir e seguir em frente quando temos uma vida equilibrada, com todos os elementos em harmonia.

Se a vida pessoal não vai bem, por exemplo, certamente isso irá impactar no trabalho. Por isso, buscar o equilíbrio em todas as áreas é essencial para sentir-se bem, ser feliz e transformar os seus sonhos em realidade.

15 Passos Para uma Vida Equilibrada Para Colocar em Prática Hoje

Muitas pessoas costumam adiar certas mudanças de comportamento porque acreditam que é necessário esperar o momento ideal. “Quando eu resolver essa questão eu vou mudar”, elas dizem, e assim vão protelando transformações que são essenciais para sua felicidade.

A verdade é que sempre haverá algo a ser resolvido, por isso, não espere a próxima semana ou o mês seguinte para adotar hábitos que te farão bem. Quer uma ajudinha para isso? Então, confira, a seguir, 15 passos para viver de forma equilibrada e comece a colocá-los em prática hoje mesmo!

1 – Reflita a Respeito da Sua Vida Atual

Tire um tempo para refletir a respeito da sua vida, olhar para si mesmo e entender como está se sentindo. Seja honesto consigo mesmo e identifique quais são as áreas da sua vida das quais está descuidando. Talvez esteja muito focado no trabalho e deixando a família de lado, ou o contrário. Pense nisso, mas sem se culpar, lembre-se que é um ser humano e, como qualquer outro, está longe da perfeição. Entretanto, isso não te impede de buscar melhorar e encontrar o equilíbrio.

2 – Organize a Sua Rotina

Depois de identificar os pontos que estão em desequilíbrio, chega o momento de equilibrá-los. Para isso é importante planejar e organizar a sua rotina, para que certos tipos de compromissos não tomem o espaço de outros. Esse será um processo constante, pois será necessário fazer adaptações conforme for se conhecendo melhor. Não espere resolver tudo do dia para a noite, tenha paciência e conseguirá encontrar o equilíbrio.

3 – Conheça as Suas Prioridades

Ao organizar a sua rotina, é essencial considerar quais são as suas prioridades, ou seja, as coisas que são realmente indispensáveis para a sua felicidade e bem-estar. Assim, conseguirá se tornar mais confiante para dizer “não” quando achar necessário e evitar desperdiçar o seu tempo com atividades que não fazem sentido para você.

4 – Elimine Objetos Que Não Usa

Você usa todas as roupas e calçados que possui? Já pensou em eliminar todos os itens que não utiliza e servem apenas para ocupar o seu armário? Saiba que, além de ter a oportunidade de fazer o bem e doar essas peças para quem precisa, terá mais facilidade de escolher o que usar todos os dias. Realize essa medida também com livros, utilidades domésticas e tudo mais o que tiver em excesso.

5 – Reveja as Suas Despesas Financeiras

Problemas financeiros podem tirar o sono de uma pessoa e comprometer o seu bem-estar. Para evitar que isso aconteça, dedique um pouco do seu tempo para rever as suas despesas. Verifique se todas elas são realmente necessárias e se não há alguns gastos que podem ser reduzidos ou eliminados. Cuidar do seu dinheiro com responsabilidade irá permitir que viva com maior tranquilidade e possa desfrutar dele com equilíbrio.

6 – Passe Mais Tempo Desconectado

A internet é extraordinária e nos possibilita ter acesso a uma infinidade de informações valiosíssimas. Contudo, os excessos nunca são positivos e se manter muito tempo conectado pode fazer com que se sinta sobrecarregado com o excesso de dados que sua mente recebe diariamente. Por isso, procure deixar o celular e o computador de lado quando estiver com a família, os amigos ou for descansar. Assim, conseguirá desfrutar dos benefícios que a tecnologia oferece sem ultrapassar os limites saudáveis.

7 – Evite Pessoas Tóxicas

Pessoas que têm como principal assunto falar a respeito da vida dos outros e fazer fofocas são tóxicas e desequilibram a sua energia. Se você conhece alguém assim, evite sua companhia ou dê feedbacks sobre seu comportamento. Caso não seja possível evitá-la, mantenha o mínimo de contato, claro, agindo sempre de forma educada, porém sem compartilhar informações a respeito da sua vida ou contribuir com seus comentários maldosos a respeito de terceiros.

8 – Aprecie Sua Própria Companhia

Aprender a apreciar a própria companhia é fundamental para desacelerar, diminuir o estresse e se sentir feliz independente de ter ou não uma companhia. Claro que estar ao lado de quem se ama é maravilhoso, mas devemos gostar de estarmos sós também, para que o outro venha para agregar e não para preencher um vazio. Os relacionamentos equilibrados são aqueles que acontecem por escolha e não necessidade.

9 – Divirta-se

A sociedade tem uma ideia de que diversão seja algo exclusivo para as crianças, mas, na verdade, é importante em todas as idades. Realizar atividades divertidas, rir, falar a respeito de assuntos leves; são atitudes essenciais para ser feliz. Se ainda não tem um hobby, descubra o que pode fazer no seu tempo livre para relaxar e tirar um pouco o foco das obrigações do dia a dia.

10 – Demonstre Seu Amor

O amor é um sentimento maravilhoso e demonstrá-lo irá ajudar a fortalecer os laços de carinho que possui com outras pessoas e se sentir mais feliz. É importante dizer que cada um tem a sua própria maneira de demonstrar o que sente e respeitar isso é fundamental. Nesse sentido, encontre formas de mostrar para aqueles que você ama o quanto são especiais, mas, claro, sempre respeitando a sua essência e sem forçar a barra.

11 – Alimente-se de Forma Consciente

Os alimentos são o combustível que o corpo precisa para se manter em funcionamento. Por isso, escolher bem o que irá comer é uma medida de autocuidado. Outra atitude importante é se alimentar de forma consciente, saboreando cada alimento para que identifique se realmente precisa dele ou está apenas tentando preencher algum vazio da alma.

12 – Cuide de Si

Quando foi a última vez que se dedicou a cuidar de você? Muitas pessoas, principalmente as mulheres, se dividem entre o trabalho e os cuidados com a família e se esquecem de cuidar de si. Se esse é o seu caso, comece a se dar a mesma importância que dá para aqueles que você cuida, pois também é especial e importante e merece esse carinho.

13 – Reduza as Expectativas

Ter expectativas em relação a algo importante é natural, contudo, quando se tornam excessivas, elas podem causar um desequilíbrio na sua energia. Dessa forma, escolha dar o seu melhor em tudo o que fizer, mas não se prenda a resultados exatos, pois a vida sempre pode te surpreender e te mostrar caminhos que não havia pensado. Estar aberto a isso irá ajudar a evitar decepções e manter o equilíbrio.

14 – Mantenha uma Atitude Positiva

A forma como a qual você encara as coisas que lhe acontecem e a sua vida de uma forma geral tem um grande impacto em relação ao seu bem-estar. Se você é do tipo que se lamenta por uma bela rosa ter espinhos, pense a respeito de quais mudanças pode fazer no seu mindset para passar a agradecer pelo fato de os espinhos estarem acompanhados de uma linda rosa.

15 – Aprenda a Viver no Presente

Por fim, o último dos 15 passos para ter uma vida equilibrada é aprender a viver no presente. Apenas quando começar a desfrutar do aqui e agora, na essência, é que todos os outros passos que compartilhei passarão a fazer sentido. O passado, por mais que tenha muito a ensinar, já se foi e o futuro ainda não chegou. Por isso, escolha dedicar a sua atenção para o hoje, que é o momento em que você pode agir e transformar.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhá-la com os seus amigos e incentivá-los a, também, buscarem o equilíbrio todos os dias.

Copyright: 173798813 – https://www.shutterstock.com/pt/g/docstockmedia

 

Deixe seu Comentário: