O conceito de reciprocidade se refere a uma troca ou acordo firmado entre duas pessoas ou, de forma resumida, ao ato de dar e receber. Quando alguém recebe um elogio, por exemplo, é comum que responda dizendo que a recíproca é verdadeira, ou seja, que aquilo que foi dito também se aplica a quem falou. 

O ato de retribuir faz com que se crie um laço positivo com outras pessoas, e isso vale para qualquer tipo de relação, tanto pessoal como profissional. Neste artigo, você vai conferir:

  • O que é reciprocidade;
  • Quais são os benefícios que ela produz;
  • Qual é a relação entre a reciprocidade e a empatia;
  • Qual é a sua importância, tanto na vida pessoal como na vida profissional;
  • Quais são as consequências da falta de reciprocidade entre as pessoas;
  • O que nós podemos fazer para desenvolver a reciprocidade;
  • 10 frases incríveis sobre o tema.

Imperdível, não é mesmo? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é reciprocidade?

Você, provavelmente, já viu por aí uma frase que se tornou bastante conhecida, que diz “gentileza gera gentileza”. Ela resume com maestria o que é reciprocidade e como ela pode ser benéfica para a sua vida em todos os sentidos. Quando um indivíduo direciona um gesto positivo a alguém e é retribuído, cria-se uma conexão, que faz com que a relação passe a ser guiada pela bondade, pelo respeito e pela gratidão.

O psicólogo estadunidense Abraham Maslow, criador da Hierarquia das Necessidades Humanas, constatou nas suas pesquisas que o reconhecimento é um fator de grande impacto na realização do ser humano. Por isso, costumamos ficar felizes ao recebermos um elogio, um presente ou qualquer outro gesto de carinho. A reciprocidade é transformadora e cria uma relação de empatia e confiança entre os seres humanos e um ciclo de abundância que alimenta a corrente do bem.

Um ponto bastante importante a ser considerado, é que a principal “lei da reciprocidade” diz que os gestos devem ser completamente espontâneos e sem segundas intenções. 

PSC

Para isso, basta que retribua algo de bom que alguém lhe fizer da maneira que estiver ao seu alcance e que o faça de coração — sem desejar obter qualquer tipo de vantagem. Vale lembrar que existem situações em que a retribuição não virá, pode demorar ou nunca acontecer, então, evite criar expectativas e mantenha o foco apenas nas suas boas ações.

Quais são os benefícios de fazer da reciprocidade um hábito?

Depois de entender o que é reciprocidade, é hora de conferir os inúmeros benefícios que esse hábito pode trazer à sua vida. Quando se empenhar em fazer o bem, mesmo que a pessoa que recebeu a sua ação não retribua, tenha a certeza de que, de alguma forma, o universo vai retribuir, pois você está alimentando uma importante corrente de energia positiva.

Conheça alguns dos principais benefícios que poderá obter ao adotar o hábito de agir com reciprocidade:

  • Contribuir com um mundo melhor, ao fazer o bem sem olhar a quem e exercitar a sua bondade e a sua vontade de ajudar.
  • Criar ambientes mais positivos para si e para as pessoas ao seu redor, onde a gentileza, o respeito e a compaixão reinam e você pode viver em paz com os seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
  • Aprender a retribuir o bem que as pessoas lhe fazem de maneira natural.
  • Receber ajuda quando precisar, pois as pessoas que agem com reciprocidade estimulam quem estiver ao redor a agir da mesma maneira.
  • Ser reconhecida como uma pessoa justa, que tem atitudes positivas no âmbito profissional e que sempre está disposta a ajudar.
  • Passar um exemplo positivo para a sociedade de que ser gentil, solícito e generoso é sempre o melhor caminho.

Esses são apenas alguns exemplos, pois os benefícios de se deixar guiar pela reciprocidade são inúmeros e vão ajudá-lo a se relacionar com as outras pessoas de uma forma muito mais satisfatória.

Qual é a relação entre a reciprocidade e a empatia?

Uma palavra que é coirmã da reciprocidade é a empatia, que é o ato de colocar-se no lugar do outro para buscar entender como ele se sente. Essa atitude é transformadora porque permite que você obtenha uma nova visão a respeito de tudo e de todos. Ao guiar as suas ações por ela, poderá experimentar mudanças extraordinárias na forma como se relaciona com o mundo e as pessoas ao seu redor.

A empatia é a chave para sentir o que o outro sente, entender e compreender as suas emoções e estar a um passo para estender a mão e ajudar. Se você está com muito tempo livre no trabalho, por exemplo, mas percebe que um colega está sobrecarregado, a empatia provavelmente o levará a ajudá-lo, o que favorece a justiça e a reciprocidade.

Imagine também que um dos seus colegas de trabalho está estressado, então, a sua primeira reação é ficar irritado com ele e isso, provavelmente, será demonstrado por meio das suas atitudes. Porém, ao colocar a empatia em prática, você poderá parar e pensar melhor a respeito da situação. 

Certamente, ele não está apresentando esse comportamento à toa, e pode ser que esteja passando por um momento delicado. Dessa forma, você conseguirá adotar uma postura compreensiva, que poderá ser sentida por esse indivíduo e o motivará a retribuir a gentileza, criando um laço de reciprocidade.

Uma situação que poderia ser geradora de conflito e trazer diversos problemas se torna uma oportunidade para criar uma conexão positiva e estender a mão para alguém. Adquirir o hábito de colocar-se no lugar do outro e agir com reciprocidade é algo que vale muito a pena e que deve ser sempre passado adiante.

Por que, às vezes, não sentimos empatia ou compaixão pelo outro?

Em um nível básico, dois são os fatores que nos fazem experimentar a empatia: as habilidades sociais e a genética. Embora o primeiro fator seja o mais marcante, precisamos considerar que existem influências hereditárias.

Os nossos genes, transferidos através dos nossos pais, contribuem muito para a formação da nossa personalidade. Isso interfere diretamente na nossa capacidade de ter ou não empatia, simpatia e compaixão. Além disso, as crenças e valores também são fatores que afetam essa atitude, pois vivemos em sociedade, nos relacionamos com diversas pessoas, e os nossos valores e crenças vão mudando.

Veja a seguir algumas das razões pelas quais nem sempre conseguimos ter empatia e reciprocidade:

  • Não enxergamos uma situação do ponto de vista do outro: o fato de sermos vítimas do nosso viés cognitivo interfere em como enxergamos o mundo, atribuindo as falhas do outro às características internas dele e culpando as nossas em detrimento de fatores externos. Isso dificulta a compreensão de todos os fatores envolvidos e do ponto de vista do outro.
  • Nos distanciamos do outro: um exemplo disso é quando assistimos uma tragédia na televisão, principalmente quando aquela pessoa que está passando pelo problema é diferente de nós econômica e socialmente. O sentimento é de que aquilo nunca acontecerá conosco. Assim, por conta da diferença entre as realidades, acabamos por desumanizar a vítima.
  • Culpamos as vítimas: ocorre quando cometemos o grande erro de culpar a vítima pelas suas circunstâncias. Um exemplo disso é quando alguém comete um ataque durante um surto emocional. A ideia de que o mundo é um lugar justo nos faz culpar a pessoa sem avaliar a situação e nos faz acreditar que isso nunca poderia acontecer conosco.

Refletir sobre as situações em que não conseguimos sentir empatia é importante para que possamos identificar crenças e preconceitos que estamos carregando e ressignificá-los.

Qual é a importância da reciprocidade na vida pessoal e nos relacionamentos?

Um relacionamento, tanto amoroso como de amizade, precisa da reciprocidade para se manter firme. Em um casamento, por exemplo, é necessário que as duas partes estejam empenhadas em cultivar o amor que sentem, e o mesmo vale para manter uma boa relação com amigos. Quando apenas um dos lados se esforça para fortalecer os laços de união, em algum momento ele vai se cansar, e serão grandes as chances de ocorrer um distanciamento, que posteriormente pode levar a um rompimento.

Se você deseja manter bons relacionamentos com aqueles que são especiais para você, encontre formas de retribuir o carinho e o amor que recebe. Isso pode ser feito das mais diferentes maneiras e, claro, sempre de acordo com a sua personalidade. Gestos simples do dia a dia são capazes de transformar o dia de uma pessoa. Além disso, quanto mais retribuir, mais você incentivará os outros a continuarem agindo de forma positiva mantendo esse círculo virtuoso.

Quando se trata de relacionamentos, é importante, também, observar se a outra parte está disposta a agir com reciprocidade. Caso perceba que está faltando dedicação, procure manter o diálogo para que possam se entender e descobrir os motivos para ela agir de tal maneira. Se, ainda assim, não houver retorno, reflita se vale a pena insistir nessa relação ou se, talvez, seja melhor encontrar outra pessoa que esteja realmente disposta a dar e receber de forma equilibrada.

Qual é a importância da reciprocidade na vida profissional?

A reciprocidade também é extremamente importante na vida profissional, por várias razões. Aqui estão algumas delas:

  • Construção de relacionamentos: a reciprocidade é fundamental para construir e manter relacionamentos profissionais. Quando você é recíproco com os seus colegas, parceiros de negócios e clientes, você está mostrando que valoriza e respeita a contribuição deles para o seu trabalho. Isso ajuda a construir uma relação de confiança e colaboração.
  • Fidelização de clientes: quando você trata os seus clientes com reciprocidade, eles se sentirão valorizados e mais propensos a continuar fazendo negócios com você. Isso é especialmente importante em mercados competitivos, onde a fidelização de clientes é essencial para o sucesso da empresa.
  • Reforço da reputação: ao ser recíproco com as pessoas na sua rede profissional, você reforça a sua reputação como um profissional confiável e respeitável. Isso pode levar a mais oportunidades de negócios e parcerias no futuro, lembrando que o networking consiste não apenas em ser ajudado, mas também em ajudar.
  • Fortalecimento da equipe: Quando os membros da equipe são recíprocos uns com os outros, isso cria um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. Assim, é edificada uma equipe mais coesa e produtiva.

Quais são as consequências da falta de reciprocidade entre as pessoas?

Por outro lado, a falta de reciprocidade entre as pessoas pode ter várias consequências negativas, incluindo:

  • Sentimentos de frustração e decepção: quando uma pessoa não recebe a mesma atenção, consideração ou amor que oferece, pode se sentir frustrada e decepcionada, o que pode levar a sentimentos de tristeza e desamparo.
  • Baixa autoestima: na ausência da reciprocidade, essa pessoa também pode começar a questionar o seu próprio valor e se sentir indesejada ou pouco valorizada.
  • Dificuldades no relacionamento: a falta de reciprocidade pode levar a problemas no relacionamento, pois uma pessoa pode começar a se sentir sobrecarregada e desvalorizada, o que pode causar ressentimento e desequilíbrio na relação.
  • Dificuldades para confiar em outras pessoas: quando um indivíduo é repetidamente deixado sem reciprocidade nas suas relações, pode começar a ter dificuldades para confiar em outras pessoas e a se abrir novamente para novos relacionamentos, sejam eles pessoais, sejam profissionais.
  • Isolamento social: por fim, relações sem reciprocidade podem levar a sentimentos de isolamento social e solidão, pois a pessoa pode se sentir desencorajada a buscar relacionamentos significativos.

Portanto, a reciprocidade é importante para manter relacionamentos saudáveis e satisfatórios, e a falta dela pode ter consequências negativas para a saúde mental e emocional.

Como podemos desenvolver a reciprocidade no dia a dia?

Desenvolver a reciprocidade no dia a dia é algo que pode ser feito por meio de pequenos atos que demonstram cuidado e consideração pelos outros. Algumas dicas incluem:

  • Demonstrar gratidão: agradecer pelas coisas que as pessoas fazem por você demonstra que você valoriza os esforços delas.
  • Oferecer ajuda: esteja disposto a ajudar os outros quando eles precisarem, sem esperar nada em troca.
  • Ser empático: coloque-se no lugar dos outros e tente entender os seus sentimentos e perspectivas.
  • Ser justo: trate as pessoas com justiça e respeito, sem fazer julgamentos precipitados.
  • Comunicar-se claramente: comunique-se de forma clara e objetiva para evitar mal-entendidos.
  • Fazer combinados que gerem justiça: por exemplo, ao sair com o namorado, intercale em cada passeio quem vai escolher o programa. Isso evita que só você ou que só ele tenha as vontades feitas. Combinados do tipo também ajudam muito nas amizades e até em contextos profissionais.

10 frases sobre reciprocidade para refletir

Aproveite para conferir frases que abordam a reciprocidade sob diferentes perspectivas. Leia cada uma delas com atenção, enquanto reflete sobre o quanto tem retribuído os gestos positivos que são direcionados a você no seu dia a dia, em casa, no trabalho e na sociedade.

  1. “A base das relações sociais é a reciprocidade: se você coopera com outras pessoas, outras pessoas cooperam com você.” — Carroll Quigley.
  2. “Quando um homem é guiado pelos princípios da reciprocidade e da consciência, está sempre próximo da lei moral. Tudo o que você não deseja para si, não faça aos outros.” — Confúcio.
  3. “A moralidade se baseia em reciprocidade, senso de justiça, empatia e compaixão.” — Frans de Waal.
  4. “É possível que uma pessoa ame sem querer receber esse amor de volta? Há algo tão puro? Ou o amor, por sua natureza, é uma relação de reciprocidade, como oceanos e nuvens, em que ocorre a evaporação da água do mar e o reabastecimento através da chuva?” — Alan Lightman.
  5. “Devemos lembrar como honrar e respeitar a vida a cada respiração, passo, palavra e pensamento. O que você abençoa o abençoa em troca, esse é o poder da reciprocidade.” — Sandra Ingerman.
  6. “Sempre que você se sentir sozinho ou precisar de alguma coisa, dê o que deseja primeiro, e isso voltará em abundância. Essa regra vale para um sorriso, amor, amizade. Sei que, muitas vezes, é a última coisa que uma pessoa pode querer fazer, mas sempre funcionou para mim. Acredito que o princípio da reciprocidade é verdadeiro, e dou o que quero receber.” — Robert Kiyosaki.
  7. “A vida não pode subsistir na sociedade, senão por concessões recíprocas.” — Samuel Johnson.
  8. “Cuidado para não esperar de uma pessoa aquilo que você nunca ofereceu a ela.” — Autor desconhecido.
  9. “Não espere que tudo seja recíproco: faça sem esperar nada em troca. A reciprocidade precisa ser espontânea, e não ser movida pela obrigação.” — Autor desconhecido.
  10. “O carma é a reciprocidade do universo: faz retornar a você tudo o que oferece.” — Autor desconhecido.

Conclusão

A reciprocidade é poderosa, aproxima as pessoas e as leva a compartilhar sentimentos, apoio, conhecimento, gratidão. Como é bom demonstrar carinho por alguém e perceber que é recíproco. Isso faz bem para a alma, pois fortalece o nosso sentimento de pertencer. Os benefícios podem ser percebidos nos relacionamentos, nos negócios e na forma com a qual as pessoas envolvidas se sentem.

Sabe aquela expressão que diz que colhemos aquilo que plantamos? É exatamente assim que acontece com a reciprocidade. Cabe a você decidir como será a sua colheita, e, claro, esperamos que ela seja sempre farta, com frutos positivos e cheia de luz!

E você, ser de luz, como avalia a reciprocidade nas suas relações pessoais e profissionais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!