A relação entre mentor e mentorado pode ser benéfica para ambas as partes, porém, é importante que cada um esteja ciente do seu papel. Quase todo mundo passa por momentos de incertezas no âmbito profissional e deseja contar com bons conselhos. O mentor é alguém com experiência e que pode oferecer direcionamentos seguros para os mentorados.

Por sua vez, os mentorados são profissionais com grandes possibilidades de crescimento profissional. Participar da construção da carreira dos mentorados contribui para que os mentores se sintam novamente inseridos no jogo. Continue lendo para entender melhor o que é mentoria e como se dá a relação entre mentor e mentorado.

O que é mentoria?

A mentoria pode ser definida como uma relação de apoio entre alguém com grande experiência e alguém que necessita dessa experiência. Nesse contexto, o mentor é uma pessoa que geralmente tem anos de experiência no mercado e amplo conhecimento. Já o mentorado possui pouca experiência profissional, mas tem potencial para crescer.

A base para que a relação entre mentor e mentorado seja positiva é que ambos compartilhem os mesmos valores. É bastante improdutivo tentar alinhar pessoas que não têm os mesmos guias morais. Inclusive, é esse o motivo que leva muitos programas de mentoria de empresas a falharem.

Ressaltamos que a mentoria é uma relação positiva para as duas partes. O mentorado ganha ao passar a contar com alguém que lhe dá bons conselhos para consolidar a sua carreira. Já o mentor ganha ao perceber que sua experiência está sendo valorizada e também aumenta a sua rede de contatos.

Mentor e mentorado: entendendo cada um dos papéis

Algo relevante para que a relação de mentoria dê certo é que mentor e mentorado saibam exatamente quais são os seus papéis. A seguir vamos explicar melhor cada um deles, acompanhe.

Quem é o mentorado?

PSC

O mentorado é um profissional cujo objetivo é crescer nos âmbitos pessoal e profissional, consolidando-se na sua carreira. Para atingir seus objetivos, o mentorado conta com o direcionamento de um profissional experiente que irá facilitar a sua caminhada.  

Quais são os benefícios para o mentorado?

O mentorado recebe uma série de benefícios profissionais e psicossociais ao passar pelo processo de mentoria. No tocante ao âmbito profissional, podemos mencionar vantagens e acessos proporcionados pelo mentor.

Já na questão dos benefícios psicossociais, é válido dizer que cada pessoa se beneficia de uma forma. Os profissionais que recebem a orientação de um mentor passam a contar com mais ferramentas para superar desafios.

Confira, a seguir, alguns dos benefícios práticos que o mentorado pode ter a partir do processo de mentoria:

1. Patrocínio

Nessa situação, o mentorado é nomeado pelo mentor para realizar atividades específicas ou participar de projetos. O objetivo é criar situações para que os mentorados possam evoluir na carreira.

2. Conselhos

Por ter ampla experiência, o mentor consegue alertar o mentorado a respeito de situações que podem comprometê-lo.

3. Exposição e visibilidade

O mentor cria oportunidades para que o mentorado possa expor seus talentos e se tornar visível para empresas do setor.

4. Tarefas relevantes e desafiadoras

O mentor pode contribuir para o crescimento profissional do mentorado ao direcioná-lo para a realização de tarefas relevantes. A ideia é que o mentorado encontre desafios que o ajudem a desenvolver o seu potencial.

5. Ensinamentos através do exemplo

De maneira geral, o mentor é um modelo para o mentorado, ajudando-o a entender quais são as atitudes esperadas dele. O mentor contribui para a formação de uma imagem e conduta corporativa adequada às expectativas do mercado.

6. Construção de uma amizade

É bastante comum que no processo de mentoria o mentor se torne um amigo do seu mentorado. Nesse caso, além das interações nos momentos de trabalho, podem existir bons momentos fora do escritório.

Quem é o mentor?

O mentor é um profissional com ampla experiência em uma determinada área. Geralmente, tornam-se mentores os profissionais que são referências em suas áreas de atuação.

Quais são os benefícios para o mentor?

Pode parecer estranho falar a respeito dos benefícios do mentor no processo de mentoria, mas eles existem. Tornar-se a rede de apoio de outra pessoa pode trazer uma série de benefícios psicológicos e de ordem emocional, além dos práticos. A seguir vamos apresentar com mais detalhes quais são esses possíveis benefícios.

1. Realização pessoal

Contribuir para o crescimento e sucesso de outra pessoa é algo bastante recompensador. O mentor tende a ser mais realizado no âmbito pessoal por ter se colocado ao lado de alguém talentoso e com potencial de crescimento.

2. Mais autoconfiança e melhor autoestima

Ter o entendimento de que o seu conhecimento ajudou outra pessoa a crescer é algo que impacta a autoestima positivamente. Além disso, a autoconfiança é potencializada por identificar o valor do seu conhecimento.

3. Oportunidade de deixar seu legado

A relação construída com o mentorado proporciona a chance de passar o seu legado. Com o passar do tempo, é natural que se alcance uma sensação de maior plenitude.

4. Reforço do seu papel de cidadão

Impulsionar o desenvolvimento profissional de outra pessoa é uma forma de reforçar o seu papel de cidadão. A sociedade se torna melhor quando possui profissionais mais engajados e qualificados em diferentes funções.

5. Construção de relação de amizade

O mentor tem a oportunidade de ganhar um amigo no processo de mentoria. As trocas pessoais também são importantes e agregam para o crescimento pessoal e profissional.

6. Atualização

O mentor também ganha em conhecimento ao ajudar outra pessoa, pois passa a estar em contato com os novos processos. O simples conviver com outra pessoa amplia consideravelmente a bagagem cultural do mentor.

Mentor e mentorado: quem é quem no processo de mentoria?

Após ter lido esse artigo, certamente já está bem claro para você qual é o papel do mentor e do mentorado. O mentor é alguém com grande experiência que orienta um profissional menos experiente. Já o mentorado é alguém que tem o desejo de crescer na carreira, mas ainda precisa de um direcionamento.

A relação entre mentor e mentorado pode ser bastante positiva para ambos. Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!

Imagem: Por fizkes