Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Ser de luz, você sabe o que são crenças e valores?

Bom, os princípios de uma pessoa, geralmente, são resultado do conjunto das suas crenças e dos seus valores. Todos nós os possuímos, mas, em muitos casos, temos dificuldade para reconhecê-los, uma vez que nem sempre eles estão no nível consciente. Crenças e valores são responsáveis por comandar e determinar nossos pensamentos, sentimentos, decisões, felicidade, ações e sucesso.

É nossa espinha dorsal, que sustenta nosso ser, garante e determina o tipo de pessoas que seremos, a nossa ética, senso de responsabilidade, se teremos sucesso e felicidade ou não, entre diversos outros aspectos de nossa personalidade. Todos os valores são uma crença, mas nem todas as crenças são um valor.

O que são Crenças

Querida pessoa, crença é a forma como cada ser enxerga o mundo, onde é projetada a imagem do que cada um acredita e que, a partir desse momento, se torna verdade única. É uma convicção, uma disposição meramente subjetiva para considerar algo certo ou verdadeiro, por razões também subjetivas.

Crença é um sinônimo de fé. E diz respeito às opiniões e sentimentos que um determinado indivíduo ou até mesmo uma comunidade adotam com convicção e com fé. Enquadram-se aqui, por exemplo, os credos religiosos.

PSC

As crenças são as coisas em que você acredita e como percebe a realidade. Pessoas com os mesmos valores podem ter crenças diferentes, e muitas delas acabam limitando seu desenvolvimento e distanciando a pessoa daquilo que ela deseja.

A crença é a convicção de que algo é verdadeiro e certo. É uma avaliação pessoal que pode ser baseada em elementos racionais ou em uma sensação interna. É comum escutar dizeres de pessoas que creem em algo. A crença representa que você acredita em algo ou na possibilidade de alguma coisa. Ela é maior do que o conhecimento, embora um conhecimento tenda a se tornar uma crença com o tempo.

Segundo a literatura existem dois tipos de crenças, as limitantes e as fortalecedoras. As primeiras são influências apontadas de maneira negativa de que você não vai conseguir, de que não é bom o suficiente, nada irá dar certo, entre outros pontos, que se tornam frustrantes e atrasam a vida do indivíduo.

Já as crenças fortalecedoras são ideias positivas, que possuem a função de empoderar, que nos fazem ver as coisas, as pessoas e a nós mesmos com mais otimismo. Isso nos impulsiona a alcançar nossos sonhos e nossas metas, pois, sabemos que somos merecedores de Abundância e Prosperidade.

O que são Valores

O que são valores pessoais? Estes são as medidas variáveis de importância que se atribui a algo ou alguma coisa. Os valores representam a qualidade seja de natureza física, intelectual ou até mesmo moral, que nos despertam admiração ou respeito.

Valores são conceitos elevados, que são os mais significantes princípios para se viver e tomar decisões; são ideias que conceituam aquilo que acreditamos ser o mais importante na vida. Os valores determinam nossas decisões. A sua formação é originada na família, nos sete primeiros anos de vida do indivíduo e pode ser consolidada até a fase adulta. Além de poder acontecer também, por influência de outras pessoas relevantes, como amigos, parentes, primos, vizinhos etc.

Enfim, é tudo o que podemos utilizar como critérios, para avaliar nossas ações (e as ações dos outros) como boas ou ruins.
As pessoas organizam (arranjam) seus valores em camadas, de maneira hierárquica, ou seja, de cima para baixo. Muitas vezes praticam estes atos de forma inconsciente. Seus valores são advindos das experiências de vida, da relação com os genitores, da vivência na escola, no trabalho e com os amigos.