Independente da sua idade eu tenho a certeza de que já passou por muitos desafios e, certamente, buscou à sua maneira vencê-los bravamente. Digo isso porque a vida é um desafio constante e são eles que nos dão força, impulso, coragem e aprendizado para seguir em frente. Muitas pessoas se esquecem dos obstáculos que já superaram e focam apenas no que ainda não foi conquistado. Com isso, se tornam desmotivadas e inconscientes do poder que têm. E você, tem a consciência de que pode se tornar um vencedor?

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

A Vida é um Desafio e Eles Têm Muito a Te Oferecer

Os desafios da vida começam quando nós ainda somos bebês. Cada novo aprendizado, como começar a andar e falar, é desafiador e nos fazer crescer e nos desenvolvermos. Conforme o tempo passa, vamos sendo desafiados de outras formas e, quanto mais nos esforçamos para superá-los, mais aprendemos e potencializamos nossas habilidades e sentimentos.

Muitos indivíduos, por medo e insegurança, ficam presos à sua zona de conforto e fogem dos desafios, pois acreditam que não serão capazes de superá-los. Pessoas que vivem assim dificilmente conquistam seus objetivos, porque os deixam no campo dos sonhos, como se fosse algo distante e inatingível. O medo de tentar os leva à inércia, fazendo com que desperdicem oportunidades incríveis. E você, quem deseja ser?

Você Acredita em Si?

Agora, falando especificamente sobre você, como tem se portado diante dos desafios? Tem enfrentado ou prefere se esquivar para evitar sofrimento? Caso esteja fugindo dos desafios, fique tranquilo, pois sempre é possível mudar sua forma de pensar e colocar fim às crenças que estão te limitando e impedindo o seu sucesso. O primeiro passo para isso é se conhecer e se descobrir como alguém que já venceu uma série de desafios sem se dar conta disso.

PSC

Pare para refletir sobre a sua vida e todas as dificuldades que já passou. Se está bem e lendo este artigo, é sinal de que conseguiu superá-las. Anote tudo o que puder lembrar, o que pode incluir desde a superação de falar em público em uma apresentação no colégio ou a conquista de uma vaga em uma empresa ou universidade, por exemplo. Vale lembrar que o conceito de desafio é subjetivo, porque cada indivíduo tem suas características que lhe são peculiares e fazem com que tenham mais facilidade ou dificuldade para realizar algo.

Após encarar a lista com todos os desafios que já conseguiu superar em sua vida, tenho a certeza de que começará a mudar a imagem que tem de si. Você já é um vencedor e, quando se der conta disso, conseguirá se potencializar para continuar vencendo e se tornar uma pessoa melhor para si e aqueles que o cercam, e é disso que o mundo precisa: energias positivas.

Vale lembrar que aquelas situações em que falhou e te levaram a se sentir derrotado, também podem proporcionar algo muito positivo: o aprendizado. Na realidade, o ser humano aprende tanto com seus erros como com os seus acertos. Por isso, é importante mudar a forma com a qual enxerga suas falhas, para que saiba aprender com elas. Assim como no exemplo de quando era bebê quando, certamente, levou tombos ao aprender a andar, é preciso aprender a se levantar depois das quedas, tirando lições de cada uma delas.

Dicas Para Vencer os Desafios da Vida

Depois da reflexão, irei compartilhar algumas dicas que acredito serem fundamentais para aprender a encarar os desafios em plenitude, aprender com eles e se tornar um grande vencedor.

1 – Construa uma Rede de Apoio

Para que consiga superar os desafios, é muito importante estar com as emoções equilibradas e, contar com pessoas para te apoiar, pode tornar tudo mais leve. Contudo, para ter apoio é necessário, também, oferecer suporte, formando um círculo virtuoso com aqueles em quem confia. Dessa forma, um poderá ajudar o outro, ouvindo desabafos, dando conselhos e motivando-o a seguir em frente.

2 – Desenvolva Sua Força Interna

Cada um de nós tem uma grande força interna que, para ser despertada, precisa, principalmente, de autoconhecimento. Ao se conhecer, passará a ter consciência sobre os seus pontos fortes e aqueles que costumo chamar de pontos de desenvolvimento, pois podem, perfeitamente, serem aperfeiçoados e melhorados. Assim, entenderá cada um dos seus sentimentos e emoções, fazendo com que assuma o controle sobre eles, tornando-se mais forte e resiliente.

3 – Aprenda a Aceitar os Desafios

Como disse anteriormente, a vida é cheia de desafios e é necessário aprender a aceitá-los de coração aberto, para que consiga desfrutar de todos os benefícios que eles podem lhe oferecer. Quando uma situação desafiadora aparece, existem duas opções de comportamento, que são: enfrentá-la ou se tornar uma vítima, que é alguém que sempre tem alguma desculpa para não agir. Quem você quer ser? Espero que seja a primeira opção, pois esse é o caminho para se tornar um vencedor!

4 – Inspire-se em Outras Pessoas

Conhecer histórias de pessoas que superaram grandes desafios é sempre muito inspirador. Vale lembrar que elas estão por toda a parte e não apenas na TV ou em revistas e jornais. Assim como uma celebridade ou atleta venceu, alguém próximo a ti também pode ter realizado grandes feitos. Então, procure conhecer melhor aqueles com os quais convive. Seus pais, por exemplo, certamente têm muito a compartilhar contigo e as histórias deles podem lhe proporcionar muito crescimento e motivação para prosseguir.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Faça o nosso teste!

5 – Relaxe

Quando ouvem a palavra desafio, muitas pessoas ficam tensas, esperando sempre algo que traga sofrimento e dor. Entretanto, as coisas não precisam ser assim, pois é possível vivenciar situações desafiadoras com serenidade, inclusive é até melhor que seja assim, para que consiga se manter equilibrado e feliz. Para isso, é muito importante ter momentos de relaxamento, a fim de descansar a mente e mantê-la forte. Realizar atividades que deem prazer, como ler um livro, ouvir uma música que goste e praticar exercícios físicos são ótimas opções para relaxar.

Gostou das dicas? Se sente mais inspirado a ir além? Espero que essas reflexões e ideias que compartilhei te ajudem a perceber o quanto é forte e capaz de superar qualquer coisa. Seja na vida pessoal ou profissional, através do autoconhecimento conseguirá vencer todos os desafios que encontrar pela frente e se tornar um grande vencedor. Desejo-lhe força e muito sucesso!

Copyright: 754347769 – https://www.shutterstock.com/pt/g/black%20salmon