Você já reparou como as pessoas associam o trabalho à infelicidade? Por exemplo, o conceito de “happy hour” ou “hora feliz” é aquela em que as pessoas saem do trabalho e vão ao bar confraternizar o fim do expediente. Quer mais um exemplo? Uma das origens etimológicas da palavra trabalho vem de “tripalium”, um instrumento de tortura utilizado na antiguidade contra escravos. Ou seja, as pessoas parecem estar convictas de que trabalho é sinônimo de tortura.

A verdade é que a maioria de nós é obrigada a escolher uma profissão muito cedo, quando nem sabemos ao certo o que queremos da vida. Isso pode nos levar a decisões equivocadas. No entanto, é possível lançar sobre o labor um olhar mais positivo. Se você está no time das pessoas que acham o trabalho um tormento, continue a leitura deste artigo e confira 6 dicas para lidar melhor com a sua insatisfação profissional.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

1. Apure os motivos do seu descontentamento

Ao olhar para o seu trabalho, não é possível que não haja absolutamente nada de que você goste. Certamente, há aspectos positivos e aspectos negativos. Evite generalizações do tipo “eu odeio meu trabalho” ou “meu emprego é uma porcaria”. Substitua essas frases por “há coisas que eu gostaria que fossem diferentes em meu trabalho”.

A partir daí, reflita: quais são esses fatores que causam desagrado? Falta de reconhecimento? Baixa remuneração? Desinteresse pelas atividades? Estresse? Sensação de inutilidade? Problemas de relacionamento com chefes e colegas? Políticas da empresa? Baixa perspectiva de crescimento?

Identifique o que tanto o incomoda. Somente depois desse diagnóstico você poderá definir o que fazer. Se você está insatisfeito com a empresa, não precisa mudar de área, certo? Contudo, se as atividades inerentes à profissão não fazem você feliz, aí sim pode ser o caso de considerar uma recolocação.

2. Perceba a importância daquilo que você faz

Algumas pessoas se sentem inúteis ou sem propósito naquilo que fazem profissionalmente. Se esse for o seu caso, fica aqui um questionamento: você já parou para pensar nos impactos positivos que o seu trabalho oferece à sociedade? Todo trabalho impacta positivamente a vida de alguém.

Seja você um médico ou um açougueiro, um arquiteto ou um coletor de lixo, um bombeiro ou um faxineiro — todas as profissões produzem um bem a alguém. É fato que algumas são mais reconhecidas do que outras, mas todas elas, sem exceção, beneficiam de algum modo a sociedade, caso contrário, não existiriam.

Por isso, reflita sobre quem pode se beneficiar das suas atividades profissionais. Tente identificar as maneiras por meio das quais isso pode ocorrer. Certamente, essa reflexão (que muita gente nunca fez, mesmo com décadas de profissão) pode amenizar o seu desconforto em sua carreira.

3. Identifique as competências que você desenvolve no trabalho

Se as pessoas não estudassem e não trabalhassem, elas não teriam como e nem por que desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes. Sim, o estudo e o trabalho nos fazem pessoas melhores. É por meio dessas duas ações que a humanidade avança. Cada um de nós possui habilidades diferenciadas, e são as diferenças que nos fortalecem enquanto sociedade. Desenvolvendo diferentes competências, as pessoas podem se ajudar umas às outras.

PSC

Assim, dando continuidade à reflexão sobre o seu trabalho, questione-se: quais são as competências que você desenvolve no seu dia a dia profissional? Paciência? Criatividade? Bom relacionamento interpessoal? Interpretação de informações? Pense não apenas nas habilidades específicas do seu ofício, mas também nos comportamentos, ou seja, nas atitudes que tornam você um ser humano melhor.

4. Encontre um mínimo de prazer em seu dia a dia

Como citamos anteriormente, não podemos generalizar. Um trabalho pode ter questões pontuais que provocam insatisfação, mas não é possível que não haja ao menos um aspecto positivo nele.

Por meio do trabalho, nós desenvolvemos habilidades, fazemos algo de útil pela sociedade, conhecemos diferentes pessoas, fortalecemos valores, criamos amizades, adquirimos conhecimentos e compartilhamos o nosso próprio saber.

Além disso, precisamos considerar também o benefício mais óbvio: é por meio do trabalho que obtemos o dinheiro que garante a nossa sobrevivência e que possibilita a realização dos nossos sonhos. Por isso, se você estiver desmotivado com a ideia geral de ter que trabalhar, procure focar no lado positivo dessa atividade. Sim, ele existe e pode proporcionar um mínimo de prazer à sua rotina profissional. Foque no lado bom do trabalho!

5. Faça pausas para descanso

Trabalhar é importante, mas descansar também é. Muitas pessoas desenvolvem a errônea crença de que a produtividade é obtida quando trabalham direto, por várias horas. A verdade é que a produtividade vem quando estamos com saúde física, saúde mental, boa estrutura de trabalho e motivação.

Pessoas que não descansam adequadamente perdem a saúde e a energia. Como consequência, veem a produtividade despencar e acabam culpando o trabalho. A verdade é que cada um de nós precisa descansar e fazer pausas ao longo do dia. Aproveite esses momentos para respirar fundo, tomar um café e ter uma conversa descontraída com os colegas.

Pode parecer besteira, mas pausas breves promovem descanso físico e mental, o que ajuda as pessoas a trabalhar com mais inteligência, ânimo e dedicação. Isso melhora a relação que elas têm com a rotina profissional e ameniza a insatisfação.

6. Tente uma recolocação profissional

Por fim, se você realmente levou todas essas questões em consideração, mas chegou à conclusão de que a essência da sua profissão não o faz verdadeiramente feliz, é melhor procurar uma nova área para trabalhar. Mas atenção: certifique-se de que a sua insatisfação esteja realmente associada à natureza da área profissional, e não a uma empresa específica ou a outras questões que possam ser resolvidas sem a completa mudança de área.

Se você já sabe o que você não gosta, é hora de procurar aquilo de que você gosta. Qual atividade profissional deixaria você feliz? Que rotina de trabalho faria você acordar motivado todos os dias? Lembre-se de que não existe uma profissão perfeita, que seja maravilhosa em todos os aspectos. Contudo, existem aquelas atividades que satisfazem melhor as nossas expectativas.

Faça uma lista com as profissões que você suspeita que possam fazer você alguém mais realizado. Investigue-as a fundo e, de preferência, converse com quem já atua na área para conhecer as suas vantagens e desvantagens. Assim, você conseguirá tomar uma decisão consciente, com maior potencial para fazer você verdadeiramente feliz no trabalho.

Dica bônus: Professional coaching

O professional coaching é a modalidade de coaching que visa a melhorar o desempenho das pessoas em suas vidas profissionais. Se você apresenta alguma insatisfação com relação ao seu trabalho atual e não sabe como agir, vale a pena entrar em contato com um coach de carreira, como oferecemos aqui no IBC.

Esse tipo de coach é especializado em auxiliar as pessoas a diagnosticarem as causas das suas insatisfações profissionais. Além disso, ele ajuda o indivíduo a perceber se o seu caso pode ser resolvido com pequenas mudanças no seu dia a dia, com mudanças de emprego ou com mudanças completas de área profissional.

No caso de uma recolocação profissional, o coach de carreira oferece diversos testes e ferramentas que permitem que a pessoa identifique os seus interesses, competências e habilidades, chegando a uma vocação específica.

Depois, o profissional a ajudará a entrar nesse novo ramo, desenhando um planejamento de carreira — o que envolve estudo e desenvolvimento de novas habilidades e atitudes. Lembre-se de que nesse processo não existe “começar do zero” — toda habilidade desenvolvida no passado pode ser empregada no futuro!

Como é possível perceber, o trabalho não é uma tortura, e até mesmo as horas que passamos dedicados à vida profissional também podem ser “happy hours”. Tudo é uma questão de reflexão e autoconhecimento ao tomarmos as atitudes necessárias para que sejamos mais felizes na carreira. Na dúvida, não hesite em consultar os profissionais do Instituto Brasileiro de Coaching!

Se você gostou das reflexões deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo. A sua experiência pode ajudar muita gente! Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais, levando essas dicas a quem mais possa se beneficiar delas!

Imagem: Por G-Stock Studio