descanso-importancia

Descanso – Por que ele é tão importante?

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de outubro de 2020

É fato: corpo e mente precisam descansar para repor as energias perdidas diariamente. No trabalho ou nas demais atividades semanais, empregamos muita força física e mental e, para estar bem, é preciso ter momentos para relaxar. Entretanto, descansar não se resume a simplesmente dormir de 6 a 8 horas por noite. A qualidade do sono é importante para nos sentirmos renovados, mas também precisamos fazer pausas quando estamos acordados.

O descanso físico e mental é necessário para evitar danos à saúde. Estresse, problemas no coração e na coluna, insônia e sensação de estafa constante são alguns dos principais males causados pela falta de descanso.

Siga a leitura para saber mais a respeito da importância do descanso, além de conferir dicas para mantê-lo presente em sua vida de maneira equilibrada.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Entenda melhor a importância do descanso

Existem pessoas que, erroneamente, classificam o descanso como perda de tempo, acreditando que, ao fazerem pausas, estão desperdiçando horas que poderiam ser usadas trabalhando. Entretanto, o que elas se esquecem é que somos seres humano e não máquinas, temos limites de energia, tanto física quanto mental.

É por isso que descansar não é perder tempo e sim recarregar as energias para retornar ao trabalho no dia seguinte com disposição e a mente renovada para ter novas ideias. Sendo assim, o descanso pode ser visto como um pequeno passo que se dá para trás para, em seguida, se sentir energizado para dar vários passos para a frente.

Se você organizar a sua rotina verá que o descanso pode acontecer sem comprometer a sua produtividade. O universo é tão sábio que nos traz a luz do dia para realizarmos as nossas atividades e, com o final da tarde, começa a escurecer até chegar a noite, mostrando que devemos começar a nos preparar para repousar e despertar na manhã seguinte, quando a luz voltar.

10 Dicas para descansar bem e renovar as energias

Cada um tem suas preferências e seu modo de descansar. Para alguns, não fazer nada é a melhor opção, enquanto outras pessoas entendem que fazer uma atividade esportiva ou artística é a melhor maneira de desafogar a mente.

De qualquer forma, é interessante que se permita experimentar diferentes formas de relaxar para encontrar as que mais gostar, além disso, existem as medidas que são essenciais para todos, como dormir bem, por exemplo. Confira algumas dicas.

1 – Regule seu sono

Para descansar bem, é fundamental ter boas noites de sono. Caso contrário, a sensação ao amanhecer será de que está mais cansado do que quando se deitou. Tente ir para a cama sempre no mesmo horário e, caso esteja com dificuldades para pegar no sono, consulte um especialista para verificar se é uma questão de hábito ou se há alguma questão que precisa ser tratada.

Algumas dicas básicas que podem ajudar, além de se deitar e se levantar no mesmo horário, incluem:

  • Evitar as telas da tv e do celular pelo menos 30 minutos antes de dormir;
  • Praticar um exercício de respiração ou meditar antes de dormir;
  • Evitar alimentos de difícil digestão no jantar;
  • Atentar-se para o conforto do quarto, incluindo cortinas que bloqueiem a luz, roupas de cama compatíveis com o clima para evitar sentir calor ou frio, além da qualidade do colchão e do travesseiro.

2 – Faça atividades físicas

Além de fazer bem para a saúde do corpo, as atividades físicas oferecem a oportunidade de desconectar sua mente de outras demandas e focar apenas em si mesmo e no exercício. Se ainda não tem esse hábito, aproveite para começar, experimente várias modalidades até encontrar aquela que considere mais prazerosa.

Você é feliz?

A atividade física é aquele tipo de tarefa na rotina que pode gerar certa preguiça para começar, mas que, quando termina, gera uma agradável sensação de relaxamento e bem-estar. Por isso, vale muito a pena fazer o esforço, pois a recompensa vem em seguida.

3 – Evite bebidas estimulantes

Bebidas com cafeína, certos tipos de chá e até mesmo chocolate podem elevar sua atividade cerebral e prejudicar sua desconexão. Evite o consumo excessivo desses alimentos, especialmente à noite. Prefira chás que tenham propriedades relaxantes, como: camomila, passiflora, valeriana, lavanda e erva cidreira.

4 – Aprenda a relaxar

Ficar remoendo problemas do trabalho, mesmo quando o expediente já terminou, só prejudica seu descanso. Aproveite cada lugar e cada momento, e limpe sua mente quando estiver longe dos problemas. Renovado, você terá mais condições de resolver as questões pendentes.

Uma ótima forma de começar a se acostumar a fazer isso é exercitando a habilidade de manter o foco no presente. Sempre que notar que está com a mente longe, traga-a de volta, focando no que está fazendo. É importante dizer que não se trata de algo que conseguirá da noite para o dia, mas com esforço e persistência, logo isso se tornará natural.

5 – Invista no seu lazer

Quem disse que descansar é ficar parado? Aproveite seu tempo de descanso para fazer as atividades que você gosta, como ir ao cinema, ao teatro, a um bom restaurante, shows, estar com a família e encontrar seus amigos. Lembre-se que, ao fazer programas de que gosta, suas energias também estão se renovando.

Outro ponto importante a ser citado em relação ao lazer é que, muitas vezes, essas experiências podem agregar ao seu desenvolvimento. Assistir a um filme que gera reflexão, ler bons livros, conhecer lugares diferentes, tudo isso pode contribuir para que adquira novas conhecimentos e se desenvolva.

6 – Desfrute da sua casa

Quando foi a última vez que curtiu a sua casa e aproveitou de cada espaço dela? Parece óbvio pensar que desfruta do ambiente em que vive, mas a verdade é que muitas pessoas não o fazem porque estão sempre na correria, preocupadas com as tarefas que precisam realizar.

Se você tem uma varanda, por exemplo, experimente sentar-se lá pela manhã ou ao entardecer para tomar um café e apreciar a paisagem, olhar para o céu. Pequenas atitudes assim farão com que se conecte com o seu lar e o sinta como um ambiente ainda mais acolhedor.

7 – Pratique meditação

A meditação é uma prática milenar que, há alguns anos, vem sendo recomendada por especialistas da saúde como uma forma de relaxamento. Ao contrário do que muitos acreditam, meditar não é esvaziar a mente totalmente, o que seria impossível, e sim mantê-la focada em um objeto, palavra, frase ou pensamento positivo.

Atualmente, é possível encontrar aplicativos e vídeos na internet com instruções para meditar, o que facilita bastante para quem está começando. Se deseja experimentar, inicie com cerca de cinco ou dez minutos por dia, assim, conforme for se sentindo confortável, poderá aumentar o tempo e desfrutar de todos os benefícios.

8 – Passe tempo de qualidade com seus entes queridos

Passar tempo de qualidade com os entes queridos é diferente de apenas estar na presença deles, principalmente se cada um estiver atento ao seu celular. Mesmo se divida a mesma casa com a sua família, é importante que tenham momentos de conexão, em que todas as outras preocupações sejam deixadas de lado.

Vocês podem fazer um passeio, cozinhar um prato especial, assistir a um filme e comentar depois o que acharam ou simplesmente se sentarem para conversar. Esses momentos são únicos e devem ser vividos ao máximo, é uma maneira de estreitar os laços e, ao mesmo tempo, relaxar.

9 – Divirta-se com jogos que estimulam a mente

Se você é do tipo de pessoa que gosta de usar os momentos de descanso de forma produtiva, vai gostar de passar algum tempo se divertindo com jogos que estimulam a mente, como: caça-palavras, sudoku, quebra-cabeça, dama, dominó, entre outros. Alguns podem ser jogados em grupo, uma forma interessante de seguir a dica anterior.

10 – Aproveite suas férias

A última dica é para ser aplicada com menor frequência, já que geralmente as férias acontecem uma vez ao ano, podendo ser dividida em parcelas. Independentemente de qual seja o tempo que tem de férias, desfrute ao máximo desses dias. Desconecte o e-mail do trabalho do seu celular e computador e simplesmente relaxe, assim, quando o período acabar, poderá retornar cheio de energia para o trabalho.

Às vezes, a melhor coisa que pode fazer é relaxar e descansar, porque assim conseguirá aquietar a mente e tomar decisões com mais sabedoria. Aproveite para deixar seu comentário abaixo contando se tem levado a sério os seus momentos de descanso ou se está acumulando cada vez mais obrigações.

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: