Qual é a pessoa nesse mundo que não possui metas? Objetivos? Na verdade, não precisa nem mesmo ser algo estruturado e planejado, pode ser, até mesmo, os seus sonhos, aqueles que, embora você possa negligenciar, permanecem latentes dentro de sua mente.

Todos nós temos algumas expectativas de progresso, sejam elas voltadas para a nossa vida pessoal ou profissional. Casar, ter filhos, constituir uma boa família, ter bons amigos, comprar uma casa, ter um bom emprego, ser promovido, ganhar bastante dinheiro, a, e não vamos esquecer da saúde que é indispensável para que estejamos aptos a aproveitar cada uma dessas conquistas.

A vida do ser humano é repleta de muitos sonhos, desejos e fantasias, não é mesmo? Entretanto, durante a nossa trajetória, precisamos nos atentar a um detalhe que faz toda a diferença.

Afinal de contas, você veio a este mundo para apenas sonhar ou gostaria também de realizar cada um desses anseios. É uma questão que devemos colocar em pauta, afinal de contas, muitas pessoas não concretizam essas conquistas.

Isso se deve a algumas causas, pode ser que a vontade para conquistar esses sonhos não seja de fato grande o suficiente para enfrentar os desafios, decorrentes do trajeto, ou, também, que a pessoa tenha a cega esperança de que esses desejos se concretizem apenas com base na sua esperança, que eles ocorram.

Entretanto, saiba que para realizar cada um desses objetivos é preciso que você se prontifique a batalhar, enfrentando cada um dos desafios que encontrar durante o trajeto. A realização de seus depende apenas de você.

Evidente que, no decorrer de sua vida, você encontrará situações que irão se opor às suas conquistas. Mas é preciso ter em mente que, caso você não assuma o protagonismo dessa situação, ela não mudará. Portanto aja e construa um legado verdadeiramente extraordinário.

PSC

Está pronto para iniciar essa batalha em prol da sua felicidade? No decorrer deste texto eu vou falar um pouco mais da importância que reside no seu protagonismo a fim de tornar os seus sonhos realidade e, também, lhe conferir algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. Acompanhe-me nesta leitura.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

Como realizar os seus sonhos

A responsabilidade pelo alcance das suas conquistas é apenas sua e, como tal, é você quem deve traçar os planos e as estratégias para realizá-las.

Os sonhos são aqueles objetivos que desejamos alcançar íntima e profundamente. Só de pensar neles, sentimos conforto, amparo e sensações boas de plenitude, autoconfiança e satisfação. São eles que dão um sentido maior à nossa existência, guiam nossas ações e refletem nosso propósito de vida.

Sonhar é um direito de todo ser humano, mas a realização dos nossos sonhos é uma responsabilidade individual. Digo isso, porque embora fosse mais fácil ter um gênio da lâmpada e vários desejos para nos ajudar, a realidade é outra e, exige de nós, mais ação e mais comprometimento.

É preciso desenvolver um conjunto de habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais para tirar esse planejamento do papel, transformando sonhos e objetivos em conquistas concretas.

Alguns bons exemplos de habilidades que podem contribuir para isso são:

  • Foco;
  • Resiliência;
  • Proatividade;
  • Comprometimento;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança;
  • Desenvolvimento de habilidade técnicas e cognitivas;
  • Dedicação;
  • Autoconhecimento.

E, por falar em autoconhecimento, esse conceito possui um grande peso, afinal de contas, de que outro modo seremos capazes de lutar batalhas se ao menos temos a convicção do propósito dessas lutas.

É preciso conhecer-se profundamente para que, enfim, sejamos capazes de entender e compreender a importância de cada um dos nossos sonhos. Fornecendo-lhes assim o seu devido valor 

Conhecer a si é Conhecer seus Sonhos

O autoconhecimento é um elemento muito importante quando tratamos das nossas realizações. Ele permite conhecer nossa essência, entender a origem dos nossos desejos e as motivações que nos levam a buscar este ou aquele sonho.

Sem isso, a pessoa tende a viver sem grandes expectativas e a se deixar levar apenas pelas circunstâncias. Os sonhos iluminam e enchem nossa vida de esperança e nos impulsionam a conquistar aquilo que consideramos ser muito importante, ter ou ser, em nosso processo evolutivo.

Independente do que se queira alcançar, a prerrogativa da realização de sonhos é se lançar ao desafio de vencer medos, superar crenças limitantes, as dificuldades do dia a dia e as limitações financeiras e, seguir firme, sempre acreditando que é possível.

Essa esperança positiva é nossa importante aliada, no entanto, para não se frustrar, a pessoa deve pensar longe, mas sempre buscar manter seus pés no chão. Se por exemplo, você deseja viajar para o exterior – vai esperar ganhar um sorteio ou começar agora a economizar para isso?

Se deseja comprar seu primeiro carro, sair do aluguel, dar uma grande festa de casamento, fazer um curso de Coaching, um intercâmbio ou mesmo viajar, saiba que é você que deve agir e se programar para alcançar estas metas.

Esta consciência maior ajuda a visualizar nosso estado atual e o estado desejado, a fazer um planejamento assertivo das ações, estipular datas e seguir um roteiro que nos levará a conquistar efetivamente nossos sonhos.

Pode parecer que esta fórmula não combine com a “magia do sonhar” que vemos em filmes e novelas, mas com certeza, é um método mais eficaz do que esperar que algo aconteça ou que alguém surja para lhe ajudar.

Para não ficar esperando é preciso agir; colocar-se em ação, definir os caminhos, os prazos e ter em mente que você é o principal responsável pela realização dos seus sonhos pessoais e profissionais.

E por mais difícil que o caminho possa ser, lembre-se sempre que vale muito a pena tentar e buscar viver o seu melhor. Invista em seus sonhos, invista em sua felicidade, invista em você!

E você, quais sonhos deseja realizar? Comente e compartilhe!

Imagem: Por Evgeny Atamanenko