Estabelecer um plano de carreira é fundamental para qualquer profissional que busca uma carreira sólida e almeja o sucesso. Afinal, alcançar esse patamar de êxito é resultado de uma longa trajetória que exige planejamento, foco e muita dedicação, uma vez que os resultados não vêm da noite para o dia e são consequência de disciplina e perseverança.

Nesse sentido, montar um plano de carreira pode ajudar, pois ele serve como guia para o profissional alcançar todos os seus objetivos de forma rápida e assertiva.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Confira algumas dicas e saiba como fazer um plano de carreira eficaz:

Faça uma avaliação pessoal

Fazer uma avaliação pessoal é fundamental para definir com clareza o que você quer e aonde almeja chegar. Reflita sobre o seu momento atual, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado, bem como seus valores e talentos que contribuem para alcançar seus objetivos.

Defina objetivos

PSC

Para criar um plano de carreira eficaz, é importante definir seus objetivos pessoais e profissionais, bem como suas reais necessidades. Reflita sobre como você quer estar daqui a 5, 10, 15 ou 20 anos, o que poderá fazer e quais ferramentas utilizar para alcançar esses objetivos. Uma promoção, um novo emprego ou montar um negócio são alguns exemplos realistas de objetivos.

Elabore estratégias

Outra dica importante para quem busca montar um plano de carreira eficiente é definir estratégias específicas para ficar mais próximo dos objetivos almejados. O que você pode fazer hoje para estar mais próximo do que deseja? O que falta acontecer para atingir suas metas?
Invista, por exemplo, em capacitação profissional, desenvolva suas habilidades, faça novos cursos, amplie seus conhecimentos, estude uma nova língua… enfim, avalie o que você realmente necessita e mãos à obra.

Inspire-se nos exemplos de sucesso

Inspire-se em profissionais que atingiram o sucesso e aprenda com o relato de cada um deles. Busque saber sobre suas carreiras e trajetória. Use esses cases como estímulo para correr atrás de seus próprios objetivos. O que não faltam são bons exemplos de pessoas que ousaram, acreditaram e conquistaram grandes resultados.

Coloque seu plano de carreira no papel

Colocar no papel todos os pontos listados acima é fundamental para você gerenciar melhor a sua carreira, acompanhando os desafios e metas propostos. Dedique um momento do seu dia para lê-lo e atualizá-lo. Isso o ajudará a não se esquecer dos seus planos, mesmo diante das dificuldades.

O primeiro passo é definir o seu objetivo específico. Em seguida, liste cinco competências comportamentais que já possui e outras cinco que precisa desenvolver ou adquirir para alcançar o resultado almejado. Determine também cinco capacidades técnicas que já possui e outras cinco que deve aperfeiçoar para atingir seus propósitos. Depois, é só ir colocando as ações para realizá-los até completar o período estabelecido.

Ao final, escreva novamente o seu objetivo específico e deixe um espaço para preencher com a data que ele será atingido. Embaixo, coloque uma avaliação geral do plano, com as seguintes alternativas:

  • Consegui cumprir todas as ações propostas e atingi meu objetivo
  • Não cumpri as ações e não atingir meu objetivo
  • Cumpri as ações e atingi o objetivo fora do prazo estipulado

Você deverá escolher a alternativa que se enquadra ao resultado de seu plano de carreira. Deixe um espaço para colocar observações gerais, com aprendizados e lições que tirou dessa experiência. Essas anotações podem ajudá-lo na elaboração de outros planos, caso seja necessário.

Além dessas informações, você também fique à vontade para incluir outras que o ajudem a gerenciar o seu plano de carreira. Da mesma forma, conforme você vai descobrindo mais sobre si mesmo, inclua potenciais que precisam ser desenvolvidos. A única regra é não abandonar seu objetivo ou torná-lo algo inalcançável. Fique atento se estiver fazendo muitas mudanças, pois isso pode indicar que você não sabe o que realmente quer e está perdendo tempo com uma formação profissional inadequada para sua verdadeira vocação.

E você, tem um plano de carreira ou já desenvolveu algum para alcançar seus objetivos profissionais? Relate a sua experiência nos comentários!