O que é Coaching?

Olá, querida pessoa! Você acredita em acasos? Eu, particularmente, tenho observado que tudo acontece por um motivo. Então eu quero, antes de qualquer coisas, te parabenizar por ter chegado até aqui. Afinal, você tem uma pergunta: o que é Coaching?

Isso significa que, em algum nível, você quer se tornar um ser humano melhor. Não importa qual seja a razão:

  • Você almeja crescer rápido profissionalmente;
  • Você deseja desenvolver relacionamentos positivos e duradouros;
  • Alguém te falou sobre as transformações de vida que teve com o Coaching;
  • Você está em busca de algo maior, mesmo sem saber exatamente o que.

E o meu objetivo a partir de agora é ir além. No decorrer deste artigo, muitas outras dúvidas surgirão - e várias delas serão respondidas imediatamente.

Mas, quando chegarmos lá, você terá uma visão muito mais clara sobre:

Por que o Coaching cresce tanto a cada ano?

"Seja a melhor pessoa que você puder ser".
logo JRM

Primeiramente, vamos entender porque o Coaching tem crescido cada vez mais, não só no Brasil como em todo mundo.

Essa ciência tem como premissa básica levar a pessoa de um estado atual até um estado desejado.

Para isso, ela se baseia em técnicas, ferramentas e estudos especialmente dedicados a entender a fundo como funciona a mente humana - e qual o exato passo a passo para reprogramar o nosso cérebro para que se consiga atingir qualquer objetivo.

Seja ele:

  •  Aprender uma nova habilidade;
  •  Ser reconhecido em seus contextos sociais;
  •  Desenvolver-se profissionalmente;
  •  Melhorar a qualidade de vida;
  •  Relacionar-se de forma sadia e duradoura (com amigos, parceiros, filhos, colegas de trabalho…).

Ou qualquer outra meta que você pensar.

Essa capacidade de alcançar a excelência é o que motiva cada vez mais pessoas a recorrerem ao Coaching como elemento impulsionador do sucesso.

De onde surgiu o termo Coaching - e como ele se tornou o que é hoje

Como várias outras coisas maravilhosas que existem no mundo, o termo Coaching como conhecemos hoje surgiu de uma metáfora.

Inicialmente, a palavra era usada para se referir aos coches (antigas carruagens). Por ser um meio de transporte, você já sabe o que os coches faziam, certo?

Eles transportavam pessoas de onde estavam até onde gostariam de chegar!

Com o tempo, a expressão foi se modificando e, em algum momento na história, passou a chamar-se os professores, mestres e tutores das Universidades americanas de Coaches.

Essa virada aconteceu com Tim Gallwey, que começou a treinar sua equipe de tênis para despertar a alta performance e excelência nas quadras a partir de habilidades físicas e emocionais.

Ele então começou a aplicar o que sabia em empresas que requisitaram suas consultorias... Assim, as práticas do Coaching vêm se popularizando no mundo todo para desenvolvimento de negócios, carreiras e vidas.

Foi assim que os termos finalmente chegaram à forma como conhecemos hoje:

Coaching

O processo de sair de um estado presente para se chegar ao estado desejado.

Coaching

Coach

Aquele que guia o caminho de quem passa pelo processo de Coaching através de uma série de indagações pertinentes.

Coaching

Coachee

A pessoa que almeja atingir algum objetivo.

Coaching

E como tudo isso chegou em terras tupiniquins?

Solicitar Atendimento

Tudo começou lá no final dos anos 90, quando empresas estrangeiras e multinacionais começaram a utilizar o Coaching como metodologia de treinamento de suas equipes aqui no Brasil.

No meio disso tudo, eu, um grande nerd apaixonado por estudar e aplicar as mais diversas técnicas de desenvolvimento humano, descobri esse processo incrível que é o Coaching.

Comecei, então, a me especializar no assunto e quanto mais eu aprendia, mais eu me apaixonava.

Só que tinha uma coisa que eu sentia muita falta no Coaching tradicional… Comecei a perceber que ele era um processo essencialmente técnico. O que faltava era criar uma conexão real entre o Coach e o Coachee.

Foi por esse motivo que comecei a desenvolver minha própria vertente desse método extraordinário. Apelidei-o carinhosamente de Coaching Com Alma.

Descobri meu chamado no Coaching: eu queria multiplicar meus conhecimentos para o máximo de pessoas possível.

Eu queria que todo mundo pudesse aprender a aplicar o processo que eu criei e aprimorei (e até hoje ainda desenvolvo) com tanto amor e, assim, chegasse a resultados extraordinários em suas próprias vidas.

Foi assim que surgiu, lá em 2007, há mais de 10 anos, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, uma organização que já foi capaz de unir mais de 750 mil pessoas em prol de uma única missão: formar e desenvolver pessoas que mudam o mundo.

Como o Coaching gera resultados?

Você já percebeu como as crianças aprendem rapidamente qualquer habilidade a que se disponham?

Com cerca de 1 ano, bebês já são capazes de andar, manipular objetos, comunicar-se verbalmente… Eles ainda não são experts em nada. Mas é inegável (e impressionante) a forma com que somos capazes de nos desenvolver.

Ao longo dos últimos anos, a neurociência se desenvolveu bastante.

Este campo de estudo da biologia é focado em entender como o cérebro reage diante dos mais variados estímulos. Assim, esse é um estudo fundamental para compreendermos como e porque aprendemos e nos desenvolvemos.

Há muitos questionamentos em relação à validade de um processo de

Coaching, porque este promete uma enorme transformação em um curtíssimo período.

É normal que as pessoas tenham desconfianças quanto a isso. E bastante saudável também, pois são esses pensamentos que nos protegem de sermos enganados por charlatões.

Entretanto, existe um motivo pelo qual o Coaching gera resultados de forma tão ágil. A explicação está justamente na compreensão de como funciona o processo cognitivo de aprendizagem dos seres humanos e utilizar-se de técnicas e ferramentas que extraiam o máximo deste potencial, utilizando-se o mínimo esforço.

O Coaching, quando realizado por um profissional habilitado, é tão extraordinário somente porque o Coach e o Coachee estabelecem uma relação de confiança real.

tudo sobre coahing

Baixe o E-book

Preencha seus dados para receber o material

Tire todas suas dúvidas a respeito desta metodologia que desenvolveu mais de 500 mil pessoas.

tudo sobre coahing

Processo cognitivo

Para te provar que não estou falando besteira, olha só como o cérebro funciona enquanto você está aprendendo algo novo.

O que é Coaching?

Como você já entendeu, o Coaching nada mais é do que um processo que se utiliza de técnicas e ferramentas, cuja eficiência foi cientificamente comprovada, para auxiliar que uma pessoa saia de um estado atual e chegue a um estado desejado.

Existe até mesmo uma tese de PhD, elaborada pela Dra. Vikki Brock, cuja publicação foi realizada pela editora IBC: Guia da História do Coaching.

Contudo, como tudo que existe, há algumas superstições e crenças que ainda fazem com que as pessoas questionem a validade desse método tão incrível.

E é sobre isso que eu quero conversar com você agora.

Todos os dias você se depara com situações nas quais você precisa tomar decisões. 100% delas são tomadas com base nas crenças que você possui e alimenta.

Se você deseja alcançar o sucesso, em qualquer atividade que seja, é preciso alinhar suas crenças, seus valores e suas ações. E isso significa que você precisa se abrir a conhecer novos pontos de vista.

Somente a partir do desenvolvimento de um novo sistema de crenças que você será capaz de alterar os resultados que você tem obtido atualmente.


Formação


em Coaching

para quem quer mudar e alcançar o

Próximo nível

Solicitar Atendimento

Mitos do Coaching

Então quais são os principais mitos e preconceitos que as pessoas costumam ter sobre o Coaching?

Mentoria e Coaching é tudo a mesma coisa

O primeiro deles é de que Coaching é um tipo de mentoria. Isso não é uma verdade, por um motivo tão simples que chega a ser bobo.

Em um processo de mentoria, o mentor diz ao seu mentorado o que fazer, como fazer e quando fazer.

Por outro lado, o Coach nunca fala ao Coachee como deve se comportar.

Muito pelo contrário: o papel do Coach é somente orientar o Coachee quanto às perguntas que este deve se fazer para que possa realizar o que deseja.

Coaching é "Magia"

Nada nessa vida acontece por mágica.

Se você espera que o Coaching resolva milagrosamente toda a sua vida, sem que você realize nenhum esforço para isso, você não obterá absolutamente nenhum resultado.

É preciso esforço e força de vontade para fazer com que algo aconteça na sua vida. Isso é uma lei universal, imutável e inexorável.

Até mesmo para ganhar na Mega Sena é preciso, primeiro, comprar um bilhete.

Contudo, você pode reduzir a energia e o desgaste aos quais você estará naturalmente exposto para chegar aos resultados que deseja. É aqui que o Coaching entra: como um mediador, como um orientador de quais perguntas devem ser respondidas para seguir um caminho mais direto para os objetivos.

“Ah, mas Coaching nem tem embasamento”

Além da neurociência, o Coaching ainda se embasa em teorias da Psicologia, da Administração, da Filosofia, da Programação Neurolinguística (PNL), do Marketing, da Economia, da Antropologia, da Biologia, da Educação, dos Esportes, da Gestão e diversos outros campos de estudo.

Existem mais de 200 autores cujas teorias são estudadas e abordadas durante a formação de um Coach.

Imagem grafico da pagina 141 da Vikki
Abrir

“O Coach é um cara despreparado e desesperado”

Você já teve aula com um professor que fosse completamente despreparado para ministrar uma disciplina.

Também já viu um advogado se sair mal em uma audiência por não ter lido com atenção ao processo.

Já percebeu que há alunos que chegam ao final de um semestre sem saber de absolutamente nada do conteúdo que foi ministrado.

Você diria que todos os professores, ou que todos os advogados, todos os alunos do mundo são despreparados somente com base nesses exemplos pontuais? Evidente que não.

Assim também funciona no Coaching. Há Coaches que estão preparados para atendê-lo. Porém, também há profissionais que denigrem a imagem de toda a classe.

Mas é um tanto injusto com aquele que se dedicam e dão o melhor de si afirmar que todos são despreparados, não é mesmo?

“O Coaching não é pra mim”

É muito comum observar pessoas recém-ingressas no universo do Coaching dizendo essa frase… E é compreensível. Afinal, nós duvidamos daquilo que é novo.

Só que o Coaching é tão poderoso, tão maravilhoso, que ele realmente se aplica a qualquer pessoa.

Seja no âmbito pessoal ou profissional. Ele não distingue raça, credo, gênero, sexualidade… O que interessa nesse processo é apenas se o Coachee tem um objetivo. E, ainda que não tenha, será possível desenvolver um que atenda às suas necessidades e desejos.

E, uma vez que se passa por uma formação adequada, com profissionais competentes, é possível tornar-se um Coach preparado.

Mas tenha muito cuidado ao escolher sua escola de Coaching!

Com a popularização dessa prática tão incrível, surgiram muitas instituições no mercado e, infelizmente, nem todas elas irão te servir com um material de altíssima qualidade.

Procure realizar sua formação com quem é referência e tem reconhecimento de Instituições Internacionais que são autoridades globais em Coaching, como é o caso do IBC. Além disso, oferecemos total apoio ao Coach, mesmo depois de concluída a formação. Somente aqui você desenvolverá mais que técnica: você viverá o Coaching com Alma.

Coaching com Alma

Embora o Coaching seja amplamente difundido mundialmente e esteja em profunda ascensão, é preciso salientar algo muito importante:

NENHUM PROCESSO DE COACHING É IGUAL A OUTRO!

Mesmo quando realizado com o mesmo Coach e o mesmo Coachee, não há como haver duas sessões iguais. Isso acontece porque as pessoas mudam. Os pensamentos mudam. Os estados internos mudam.

Como falei antes, eu percebo que o Coaching tradicional é bastante técnico. Por esse motivo tenho desenvolvido cada vez mais o meu próprio estilo de Coaching, que é o Coaching com Alma.

Aqui, o Coach e o Coachee estabelecem uma conexão real, transcendente. É inexplicável o sentimento grandioso que toma conta da gente durante uma sessão dessas.

Além disso, os objetivos do processo podem variar bastante, de acordo com as motivações do Coachee. Veja só alguns dos tipos de Coaching que existem.

Self Coaching

Mais do que uma metodologia criada por mim, o Self Coaching é a essência do IBC.

Aqui ocorre uma análise profunda da própria mente consciente e da mente inconsciente. É o momento em que a gente assume que nós somos feitos de coisas boas, mas que somos imperfeitos.

A compreensão de que devemos lidar, primeiro, no nosso interno tudo aquilo que acontece no mundo externo é o que fará a grande diferença em todos os demais processos.

Para saber mais sobre o Self Coaching, leia este artigo.

atendente Icon

Solicitar Atendimento

Professional Coaching

Essa é a parte do Coaching que lida com o desenvolvimento profissional, seja de carreiras ou de empresas.

É bastante focada em metas, business, liderança. Pode ser trabalhada tanto em empresas como diretamente com o profissional. Vamos ver alguns exemplos:

Icone professional

Coaching Corporativo

Como o próprio nome sugere, esse tipo de Coaching é focado no desenvolvimento de corporações.

Sua metodologia é bastante otimizada para encontrar e eliminar gaps administrativos, tanto na liderança, como nos processo ou gestão de pessoas. Isso ocorre em função das mudanças profundas na cultura organizacional, que torna-se cada vez mais prática e adequada.

Junto a isso, soma-se uma maior motivação por parte de toda a equipe, que se sente mais valorizada ao perceber seu verdadeiro propósito dentro do meio em que atua.

Mais do que os resultados, essa metodologia deve humanizar o profissional, levando-o a sentir-se parte de um amplo sistema que provoca uma evolução para a sociedade.

icone-carreira

Coaching para concursos

Você já ouviu falar que passar em um concurso é necessário muito mais o controle emocional durante a prova do que efetivamente o seu conhecimento?

Agora imagine um candidato que, além de inteligência emocional, possui uma capacidade 10 vezes maior que seus concorrentes de deter e absorver o conteúdo que estuda.

Imagine esse candidato entrando confiante para fazer a prova, livre dos típicos bloqueios mentais que todos os outros compartilham.

Pense, por alguns instantes, em todo o poder que esta pessoa tem, e quantas conquistas ela terá.

Pois saiba que este tipo de candidato existe. E ele é um Coachee determinado, pronto para enfrentar qualquer desafio.

icone-carreira

Coaching de Carreira

Dificuldades para escolher uma profissão? Coaching de Carreira.

Não sabe como entrar ou se recolocar no mercado? Coaching de Carreira.

Está em busca de uma promoção? Coaching de Carreira.

Ser reconhecido, aprimorar-se, crescer profissionalmente… O Coaching de Carreira é a resposta para quase todos os cenários possíveis.

Ao reconhecer seus pontos fortes e de melhoria, o Coachee torna-se muito mais capaz de evoluir profissionalmente, alcançando a excelência em qualquer área que deseje atuar.

icone-carreira

Coaching de Equipes

Todo mundo que passou por uma escola ou faculdade tem certo trauma de trabalho em grupo.

Estamos acostumados a conviver em uma sociedade individualista, na qual é difícil interagir e co-criar com outras pessoas. Assumimos que essa é a ordem natural das coisas e evitamos, a todo custo, nos envolver em situações em que envolvam o esforço conjunto de mais de três pessoas.

É justamente para corrigir essa percepção e ressignificar o trabalho em equipe que realiza-se esse tipo de Coaching

O intuito é desenvolver a parte emocional e comportamental dos colaboradores, ao mesmo tempo que otimiza a produtividade por meio da alta performance e aprimora a capacidade de resolver conflitos.

Em contrapartida, a organização passa a ser capaz de reduzir o turnover, aumentar a confiança nas equipes, alcançar metas mais arrojadas e gerar resultados cada vez mais extraordinários.

icone-carreira

Coaching em Vendas

Um vendedor conhece seu produto.

Um bom vendedor conhece seu negócio.

Um vendedor imbatível conhece seu cliente.

O Coaching de Vendas oferece mais do que meras ferramentas e técnicas para que o profissional obtenha êxito no processo de negociação e vendas.

Ele fornece um caminho para compreender as reais necessidades de cada cliente, aumentando a percepção e estreitando relacionamentos para, assim, desempenhar uma trilha de confiança entre o cliente e o vendedor.

Isso provoca uma fidelização e, consequentemente, um maior aproveitamento dos recursos investidos.

icone-carreira

Coaching de Empreendimento

“A atividade de gestão de criação através de comunicação única, clima, ambiente e contexto que empoderam pessoas e equipes para gerar resultados” - Evered e Selman.

Para o empreendedor moderno de sucesso não devem existir preconceitos.

Ele deve estar disposto a fazer o que tem de ser feito, com ética e respeito aos demais, para garantir a sobrevivência de seu negócio.

Torna-se, portanto, indispensável ao empreendedor de alta performance que conheça suas forças e fraquezas, tanto em seu interno como nos ambientes externos.

Assim, o Coaching de Empreendimento é uma fonte que o leva aos mais altos patamares no cuidado com sua empresa, pois este permite construir uma visão sistêmica de todo o negócio, capaz de fazê-lo crescer e evoluir a um ritmo constante.

icone-carreira

Coaching de Recrutamento

A seleção de colaboradores tem se tornado cada dia mais desafiadora.

Encontrar profissionais com preparo técnico, adequados à cultura da empresa e altamente motivados não é uma tarefa simples.

A má escolha de novos colaboradores pode gerar incontáveis prejuízos. Dentre eles, a perda de tempo e de dinheiro.

E o Coaching de Recrutamento tem como principal objetivo aumentar a assertividade na seleção de candidatos, uma vez que suas ferramentas permitem conhecer o perfil comportamental e a personalidade de um colaborador com uma alta precisão.

Essa facilitação do processo pode reduzir bastante o turnover, além de criar ambientes de trabalho cada vez mais agradáveis.

Imagem grafico da pagina 141 da Vikki
Abrir

icone-carreira

Coaching em Liderança

Líderes de excelência são aqueles capazes de formar novos líderes.

O Coaching permite que qualquer pessoa desenvolva de forma espetacular as competências necessárias a tornar-se um líder inspirador.

A comunicação, o feedback, alta produtividade, foco, percepção, inteligência emocional e diversas outras habilidades podem ser aprimoradas por meio de um processo bem elaborado.

Essas são características fundamentai para criar-se um ambiente organizacional seguro e com resultados acelerados.

icone-carreira

Life Coaching    

Coaching Familiar

A família é a base de tudo. É a partir dela que existimos e, por isso, devemos ser bastante gratos.

Nas Constelações Sistêmicas Familiares nós aprendemos a honrar e respeitar a história da nossa família.

Todo mundo sabe que não existe família perfeita. Somos todos seres humanos e, por isso, possuímos falhas.

Precisamos, contudo, buscar sempre o pertencimento de cada um à família. Porque toda exclusão em uma geração gera um desequilíbrio sistêmico. E o desequilíbrio familiar é capaz de causar traumas no ser humano em diversos sentidos.

Os conflitos sempre existirão… Mas é possível minimizá-los por meio do autoconhecimento e do conhecimento do outro. Por esse motivo o Coaching Familiar é tão importante: ele permite criar ambientes e relacionamentos interpessoais cada vez mais saudáveis e duradouros.

icone-carreira

Coaching de Relacionamentos

Quando pensamos em um casal, a primeira coisa que nos vêm à mente são as palavras “parceria” e “respeito”.

Contudo, muitas pessoas têm certa dificuldade para encontrar o equilíbrio entre o que se pode ceder ou não dentro de uma relação.

O Coaching de Relacionamento existe para auxiliar o casal a estabelecer esse equilíbrio por meio de uma comunicação mais assertiva, superando os julgamentos e assumindo postura mais flexíveis para que haja uma maior harmonia entre eles.

Nessa modalidade de Coaching é aplicada uma teoria importantíssima, chamada as 5 linguagens do amor, que se refere à forma particular com que cada ser humano tem que compreender e de demonstrar o amor.

Veja como o Coaching foi importante para o resgate dos relacionamentos na vida da Edjaine:

icone-carreira

Coaching Financeiro

Você já percebeu que, não importa quanto dinheiro ganhem, algumas pessoas estão sempre em crise financeira?

Isso acontece principalmente porque o sistema de crenças dessas pessoas trabalha de forma que elas sempre se auto sabotem. E essa é uma das questões que o Coaching Financeiro trabalha.

O objetivo principal aqui é levar o Coachee a uma vida mais segura e confortável financeiramente, independentemente de quanto ganham.

Através de um mapeamento de dívidas, receitas e crenças, o Coach auxilia e leva o cliente a reflexões para que haja uma mudança consistente dos comportamentos nocivos ao enriquecimento.

icone-carreira

Coaching Esportivo

O que diferencia atletas de alta performance de atletas comuns é, essencialmente, a mentalidade.

No preparo para grandes competições, um profissional deve vencer a própria mente para se tornar cada vez mais produtivo, obter um rendimento cada vez mais alto, quebrar o máximo de recordes.

Inteligência emocional, psicologia esportiva e PNL são apenas alguns dos elementos trabalhados no Coaching Esportivo e que geram resultados inacreditáveis.

icone-carreira

Coaching de Emagrecimento

Quem nunca se incomodou ao olhar para o espelho?

Todos nós, em algum momento da vida, já passamos por algum momento de descontentamento com o próprio corpo. Por ser muito alto, muito baixo, muito gordo ou muito magro. Por ter um nariz assim, ou as bochechas daquele outro jeito.

Faz parte do processo de evolução consciente perceber cada detalhe que nos agrada e que nos incomoda sobre nós mesmos. Especialmente no que tange aos aspectos físicos.

Alguém que passa pelo processo de Coaching de Emagrecimento está em busca de mais saúde, mais qualidade de vida, mais autoestima.

Com um trabalho consistente, é possível identificar e alterar padrões mentais, sentimentais e comportamentais, conduzindo o Coachee ao emagrecimento saudável e definitivo.

Basicamente, Coaching é isso

Para resumir tudo o que você leu até aqui, vamos a uma definição única do que é Coaching:

Coaching é uma metodologia pautada em técnicas e ferramentas com embasamento científico, que é utilizada para facilitar o processo de evolução de alguém, levando-o de um estado atual a um estado desejado.

Ele pode atuar em diversas áreas da vida, tanto pessoal quanto profissional, auxiliando na conquista de objetivos, e pode ser utilizado por qualquer pessoa.

Ainda tem dúvidas?

Cadastre-se no formulário abaixo e para solicitar atendimento com um especialista!

Solicitar Atendimento

“Se você sabe aonde quer chegar, já está no caminho certo.”

José Roberto Marques