Engajar um cliente significa torná-lo mais ativo em seu relacionamento com a empresa. Isso ocorre nos diferentes meios de comunicação que uma marca utiliza para fortalecer a sua imagem. Na atualidade, a comunicação de marcas tem se tornado uma via de mão dupla, pois a interação do cliente também é importante.

O engajamento do cliente revela que ele está interessado naquilo que a empresa tem a lhe oferecer. Isso não se resume aos produtos ou serviços oferecidos, mas também a todas as experiências, conteúdos e informações que ela tem a fornecer.

A seguir, você confere 7 dicas para aumentar o engajamento entre marcas e clientes.

1. Conheça bem o seu público

Para que a comunicação promova engajamento, é preciso que as marcas abordem os assuntos de interesse do seu público. Além disso, é necessário que essa comunicação ocorra nos meios que são mais utilizados por esse público e empregando uma linguagem correspondente a essas pessoas.

Por isso, o primeiro passo para produzir um conteúdo que engaja as pessoas é conhecer a quem esse conteúdo se destina. Cada marca possui um perfil particular e ideal de consumidores.

Isso vai muito além das tradicionais segmentações demográficas, que basicamente levam em consideração fatores como idade, gênero, escolaridade, faixa de renda e localização geográfica. Hoje em dia, as empresas têm apostado muito mais no chamado perfil psicográfico, que leva em consideração aspectos como: interesses, desejos, necessidades, rotina, estilo de vida, crenças, valores, hábitos e preferências.

2. Esteja presente nas redes sociais

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Quando se fala em comunicação com engajamento, automaticamente nos vem à mente o conjunto de redes sociais mais utilizadas atualmente. De fato, elas oferecem diversos mecanismos de engajamento de clientes, como curtidas, comentários e compartilhamentos de conteúdo.

No entanto, é importante ressaltar que atuar em redes sociais é um trabalho de pesquisa e análise. Não é inteligente estar presente em todas elas, mas escolher aquelas que são mais utilizadas pelo público-alvo. Jovens geralmente são mais ativos no Instagram. Pessoas mais velhas preferem o Facebook. Já a comunicação corporativa B2B (de uma empresa para outra) tem mais sucesso no Linkedin.

Além de escolher a rede ideal, é preciso que as marcas se empenhem em alimentá-las com conteúdos de qualidade e com frequência. É impossível engajar sem um ritmo constante de produção de conteúdos relevantes (e não apenas postagens promocionais).

3. Não deixe de utilizar o e-mail marketing

O e-mail não morreu, ao contrário do que algumas pessoas afirmam. Ele ainda é uma estratégia muito benéfica de comunicação empresarial, mas utilizá-lo requer alguns cuidados. Para que a comunicação por esse meio não seja invasiva, é fundamental que a empresa envie os seus conteúdos apenas para as pessoas que autorizarem esse envio. Jamais compre listas de contatos, pois essa estratégia trará um engajamento muito baixo.

Quanto aos assuntos, o ideal é intercalar e-mails promocionais com e-mails de conteúdo, que podem incluir artigos de um blog, infográficos, vídeos, dicas, tutoriais, e-books, enquetes, entre outros formatos ricos.

Por fim, a frequência de disparo também é algo que precisa ser estudado, conforme os hábitos do público-alvo. As empresas devem conhecer bem os dias e os horários em que o seu público é mais ativo na internet. Além disso, devem chegar a um padrão de frequência de disparos que não seja invasivo, mas também que não seja muito baixo.

4. Alimente regularmente o blog da empresa

Você se lembra de que dissemos que o ideal é enviar e-mails apenas às pessoas que autorizarem? Isso só pode ocorrer se as pessoas, por espontânea vontade, concederem os seus dados pessoais à empresa. Para isso, é preciso colocar estrategicamente formulários no site e no blog da organização.

O blog é uma ferramenta de marketing essencial para que a empresa possa ser encontrada sempre que alguém digitar algum tema pertinente nos mecanismos de busca. A produção frequente de artigos ajuda a empresa a ser mais facilmente encontrada nesses sites, conquistando mais clientes em potencial. Além disso, os artigos também podem ser enviados por e-mail ou compartilhados nas redes sociais.

Para que isso ocorra, é fundamental que a empresa conte com redatores de qualidade, que produzam conteúdos informativos, focando exatamente nas principais dúvidas e curiosidades do público. Novamente, vale a pena fazer uma pesquisa sobre quais são os temas que mais atraem o interesse das pessoas para produzir textos atrativos. Além disso, é importante que esses textos sejam redigidos numa linguagem compatível com o perfil do público.

5. Não se esqueça dos canais de atendimento tradicionais: telefone, e-mail e chats

Uma marca que engaja os seus clientes e constrói com eles um relacionamento produtivo não faz isso apenas por meio da produção de conteúdo. A comunicação mais rotineira, com equipes de vendedores e consultores, também é essencial para garantir uma experiência satisfatória.

Por isso, é importante contar com equipes treinadas para orientar, tirar dúvidas e resolver os problemas dos clientes por meio dos diferentes canais que a empresa utiliza para essas finalidades — e-mails, telefones, WhatsApp, chats de redes sociais, entre outras plataformas.

Os profissionais por trás dessas ferramentas precisam ter sensibilidade para colocarem-se no lugar dos clientes, agilidade para resolver os seus problemas e muito conhecimento acerca dos produtos, serviços e procedimentos corporativos.

6. Encontre o estilo individual da sua marca

Atualmente, é muito difundida a ideia de que a comunicação que engaja é aquela mais descontraída, informal e jovial, não é mesmo? De fato, esse estilo pode funcionar para muitas empresas, mas não há nenhuma garantia de que seja unanimidade. Existem marcas que atuam em segmentos que exigem um perfil mais sério e formal. Em outras, o segmento pode não ser assim, mas o público é mais conservador.

Isso quer dizer que, quando o assunto é comunicação, não existem respostas prontas. Cada marca precisa entender qual é o seu posicionamento de mercado, o contexto em que está inserida e o perfil de pessoas com as quais deve se relacionar

Esse somatório de fatores permitirá que a marca encontre o seu estilo particular: sério, engraçado, formal, informal, jovial, conservador, entre outros.

7. Monitore os seus resultados e recalcule a rota quando necessário

Para produzir uma comunicação que de fato provoque engajamento, as empresas devem não apenas seguir as dicas acima na hora de criar, mas também monitorar os resultados depois que essa comunicação tiver sido publicada.

Para isso, é necessário acompanhar as estatísticas: quais e-mails têm maior taxa de abertura? Em quais horários isso ocorre? Quais assuntos atraíram mais pessoas para o blog? Quais posts tiveram mais curtidas e comentários nas redes sociais?

Monitorar o desempenho da comunicação é essencial para que a empresa identifique quais estratégias foram bem-sucedidas e podem ser empregadas novamente, bem como quais não surtiram o efeito esperado e devem ser reformuladas ou mesmo deixadas de lado.

Como você pode perceber, não existem respostas definitivas para que uma estratégia de comunicação seja de fato uma ferramenta de engajamento. É preciso conhecer bem o público-alvo da empresa, produzir conteúdos relevantes aos interesses dessas pessoas, marcar presença nos meios de comunicação mais utilizados por esse público e, por fim, monitorar os resultados obtidos.

Que as dicas acima sejam úteis em suas estratégias de comunicação para engajar. Se você gostou delas, deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo.