O que é comunicação assertiva e como ela funciona?

Por: José Roberto Marques | Blog | 21 de janeiro de 2015
homem com megafone

© Depositphotos.com / coolfonk Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.

A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Quando funciona bem, cria um canal aberto que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração.

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No contexto empresarial, as falhas de comunicação são um dos principais gargalos. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem grandes dificuldades nas relações, na execução dos processos e no alinhamento das demandas. Como consequência, as ações acabam sendo limitadas, bem como o alcance dos resultados.

Se o líder precisa ensinar à sua equipe de colaboradores uma nova forma de executar determinada tarefa, mas não o faz, o grupo certamente continua a executá-la do modo antigo. Por outro lado, se todos os profissionais são comunicados pelo gestor e têm suas dúvidas resolvidas, todos aprendem como proceder e, dali em diante, suas ações serão mais produtivas e efetivas.

Aprender a se expressar de forma verbal e não verbal é fundamental para o sucesso das relações interpessoais nas empresas. Na vida pessoal, saber se comunicar também facilita o andamento das relações e a manutenção de um canal de comunicação aberto com familiares, colegas e amigos.

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7 Dicas Para ter uma Comunicação Mais Assertiva

  1. Aprenda a entender o outro – ao observar o modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas, você demonstra respeito a elas e facilita a troca de informações. Perceba e sinta o modelo de cada pessoa;
  1. Aprenda a ouvir na essência – segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é importante estar atento a estes sinais para adequar-se e comunicar-se assertivamente;
  1. Atenção à sua fala – será que o modo como você se expressa é adequado? Muitas vezes nos esquecemos de observar a forma como falamos, e não avaliamos se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Portanto, preste atenção se o seu tom de voz, palavras, expressões físicas e faciais estão passando uma mensagem contrária a que deseja;

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  1. Acerte o momento – escolha o momento e o tempo certo para se manifestar. Isso porque, embora o que você tenha a dizer seja importante, é essencial sentir e perceber a hora certa de falar. Muitas vezes, por falta de sensibilidade, acabamos nos comprometendo e comprometendo outras pessoas ao falar coisas no momento errado;
  1. Tenha embasamento – características como conhecimento técnico, boas leituras e domínio da língua falada e escrita conferem embasamento e maior capacidade de argumentação e diálogo, fortalecendo sua comunicação assertiva;
  1. Seja um bom intermediador – caso seus colegas de trabalho e amigos tenham dificuldades de expressar seus conhecimentos e opiniões, você pode ajudá-los a tornarem públicas suas mensagens. Com seu exemplo, eles podem se encorajar a praticar melhores formas de comunicação. Seja solicito, inspire e ensine o que você sabe;
  1. Busque evolução contínua – trabalhar para manter sua capacidade de comunicação é essencial para obter bons resultados e garantir o andamento de suas relações interpessoais. Invista em aprimoramento e continue a comunicar-se bem.

Siga estas dicas extraordinárias e aprenda a se comunicar assertivamente em qualquer ambiente e com todos os tipos de pessoas. Esta competência comportamental é essencial a todo profissional e a todos aqueles que desejem conquistar uma carreira de sucesso.

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