A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinamismo e respeito, obtendo o retorno esperado. Quando funciona bem, cria um canal aberto, que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração.

No contexto empresarial, as falhas de comunicação são um dos principais gargalos. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem grandes dificuldades nas relações, na execução dos processos e no alinhamento das demandas. Como consequência, as ações acabam sendo limitadas, bem como o alcance dos resultados.

Se o líder precisa ensinar à sua equipe uma nova forma de executar determinada tarefa, mas não o faz, o grupo certamente continua a executá-la do modo antigo. Por outro lado, se os profissionais são comunicados pelo gestor e têm suas dúvidas resolvidas, todos aprendem como proceder e, dali em diante, suas ações serão mais produtivas e efetivas.

Aprender a se expressar de forma verbal e não verbal é fundamental para o sucesso das relações interpessoais nas empresas. Na vida pessoal, saber se comunicar também facilita o andamento das relações e a manutenção de um canal de comunicação aberto com familiares, colegas e amigos.

A comunicação assertiva tem fundamental importância em nosso dia a dia. Por esta razão, o artigo de hoje vai falar exatamente sobre o que ela é e como funciona. Continue comigo nesta leitura e confira!

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O que é comunicação assertiva?

Quando falamos em comunicação assertiva, estamos falando de uma forma de transmitir, com clareza e objetividade, todo e qualquer tipo de mensagem. São pessoas, por exemplo, que sabem como ninguém passar adiante as informações que desejam, de maneira clara, construindo, com isso, bons relacionamentos e executando atividades com uma rapidez ainda maior. Isso faz com que elas alcancem suas metas e objetivos e também com que se tornem cada vez mais efetivas e produtivas em seu dia a dia. 

Este é um tema que, ano após ano, ganha espaço, principalmente nos ambientes organizacionais. Isso porque os profissionais que se comunicam assertivamente são mais diretos, em suas falas e ações, e também mais verdadeiros e dinâmicos. São indivíduos que prezam bastante pela clareza e por dizer o que desejam com precisão, ou seja, sem deixar brechas para interpretações errôneas.  

De forma resumida, a comunicação assertiva está relacionada ao comportamento da pessoa e do profissional, que diz o que precisa ser dito, sempre respeitando o espaço, a liberdade e o direito daqueles que estão ao seu redor. 

7 Dicas Para ter uma Comunicação Mais Assertiva

Depois de entender melhor o que é e como funciona a comunicação assertiva, confira, abaixo, as dicas que elaboramos, para que você desenvolva e aprimore ainda mais este tipo de comunicação em seu dia a dia, tanto pessoal, quanto profissional.

1 – Aprenda a entender o outro

Ao observar o modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas, você demonstra respeito a elas e facilita a troca de informações. Perceba e sinta o modelo de cada pessoa.

2 – Aprenda a ouvir na essência

Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é importante estar atento a estes sinais para adequar-se e comunicar-se assertivamente.

3 – Atenção à sua fala

Será que o modo como você se expressa é adequado? Muitas vezes nos esquecemos de observar a forma como falamos, e não avaliamos se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Portanto, preste atenção se o seu tom de voz, palavras, expressões físicas e faciais estão passando uma mensagem contrária ao que você deseja.

4 – Acerte o momento

Escolha o momento e o tempo certo para se manifestar. Isso porque, embora o que você tenha a dizer seja importante, é essencial sentir e perceber a hora certa de falar. Muitas vezes, por falta de sensibilidade, acabamos nos comprometendo e comprometendo outras pessoas ao falar coisas no momento errado.

5 – Tenha embasamento

Características como conhecimento técnico, boas leituras e domínio da língua falada e escrita conferem embasamento e maior capacidade de argumentação e diálogo, fortalecendo sua comunicação e tornando-a mais assertiva possível.

6 – Seja um bom intermediador

Caso seus colegas de trabalho e amigos tenham dificuldades de expressar seus conhecimentos e opiniões, você pode ajudá-los a tornarem públicas suas mensagens. Com seu exemplo, eles podem se encorajar a praticar melhores formas de comunicação. Seja solicito, inspire e ensine o que você sabe.

7 – Busque evolução contínua

Trabalhar para manter sua capacidade de comunicação é essencial para obter bons resultados e garantir o andamento de suas relações interpessoais. Invista em aprimoramento e continue a comunicar-se bem.

Siga estas dicas extraordinárias e aprenda a se comunicar assertivamente em qualquer ambiente e com todos os tipos de pessoas. Esta competência comportamental é essencial a todo profissional e a todos aqueles que desejem conquistar uma carreira de sucesso.

Gostou do artigo? O que você faz para ter uma comunicação assertiva em seu dia a dia? Deixe um comentário, me contando suas experiências, lembre-se de continuar acompanhando meus conteúdos diários e de compartilhá-los com seus familiares e amigos.