Em muitos lares brasileiros vivem famílias que não são formadas apenas por seres humanos e contam com um ou mais fiéis companheiros, os cachorros. Eles são seres verdadeiramente especiais, pois sua fidelidade a aqueles que lhe dão amor é eterna. Além disso, você sabia que os benefícios de ter um cachorro incluem muito mais do que ter uma companhia ou alguém para vigiar a sua casa? Continue acompanhando e descubra todos os motivos que fizeram com que o cão fosse considerado o melhor amigo do homem.

O Cão é o Melhor Amigo do Homem – Conheça a História Por Trás da Expressão

Você já ouviu a frase que diz que o cão é o melhor amigo do homem? Já parou para pensar a respeito dela? A história dessa frase começa nos anos 70, em uma pequena cidade localizada no estado de Missouri, nos Estados Unidos. Charles Burden era agricultor e tinha como fiel companheiro um cachorro chamado Old Drum. Um dia, um vizinho que não gostava nem um pouco de animais cometeu um ato perverso e tirou a vida do cão.
Charles ficou completamente desolado e resolveu buscar a justiça, para que o culpado fosse punido. Contudo, naquela época, a vida dos animais era vista de outra maneira, considerada inferior, e ninguém levou a sério aquele processo. Até que George Graham Vest, um advogado renomado, decide pegar o caso e um novo julgamento se inicia. A defesa do vizinho continuava afirmando que o animal não tinha valor algum e que, portanto, Charles não teve nenhum prejuízo com o ocorrido.
Então, o advogado começou a fala que mudou a visão de todas as pessoas presentes sobre a perda de Old Drum e de muitas que ouviram a história posteriormente. Ele disse que qualquer pessoa pode se voltar contra a outra, mesmo aquelas mais próximas, que reviravoltas podem acontecer, mas que o único que nunca abandona seu dono é o cão, o amigo mais desinteressado que se pode ter e, por isso, o melhor amigo do homem. Todos se emocionaram e o juiz determinou que o vizinho cumprisse a sentença pelo crime que havia cometido.

7 Benefícios de Ter um Cachorro

Depois de conhecer essa história tão marcante que mostra a força que o relacionamento entre uma pessoa e seu cachorro pode ter, veja quais são os principais benefícios de ter um melhor amigo de quatro patas.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

1 – Melhora a Saúde do Coração

O impacto de um cão no coração de uma pessoa vai além de preenchê-lo de amor e envolve, também, melhorar sua saúde. Pesquisas mostraram que ter um companheiro peludo pode ajudar a diminuir a pressão arterial, reduzir o colesterol e diminuir os níveis de triglicérides, o que contribui para uma melhor saúde cardiovascular e, consequentemente, menos chances de se sofrer ataques cardíacos.

2 – Promove uma Vida Mais Ativa

Quando se tem um cachorro em casa, existem algumas obrigações a serem cumpridas que vão além de dar água e comida, como é o caso dos passeios diários. Assim, pessoas que não tinham o costume de sair de casa a pé tornam-se mais ativas, o que é ótimo para a saúde, tanto do corpo quanto da mente. O indivíduo passa a ter uma motivação para sair, pois sabe que aquele cachorro depende dele para passear e se distrair.

3 – Incentiva a Socialização

PSC

Se você tem problemas para socializar, experimente ir até a pracinha mais próxima da sua casa com um cão. É impressionante o quanto as pessoas se aproximam com mais facilidade daquelas que estão na companhia de um animal de estimação, eles funcionam como um ímã. Além disso, existem locais e eventos voltados especificamente para cachorros, que são oportunidades bastante interessantes para conhecer gente nova e com interesses em comum.

4 – Reduz o Estresse

Você sabia que passar apenas alguns minutos com um animal de estimação pode diminuir a ansiedade e o estresse?  Isso acontece porque esse contato diminui a pressão sanguínea e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores que desempenham um papel importante na promoção da tranquilidade e do bem-estar. Outro fator interessante é que o convívio com um cão faz com que as pessoas se tornem mais pacientes e deixem de perder o controle em situações banais.

5 – Ajuda no Tratamento da Depressão

Quando uma pessoa está com depressão, a vida costuma perder o sentido para ela. Nesse momento, contar com a companhia de um cão pode ser extremamente positivo, tanto que diversos médicos indicam isso aos seus pacientes. O amor ao pet faz com que o indivíduo se sinta motivado a sair de casa e a realizar todos os cuidados que um animal precisa, fazendo com que volte a ver sentido em sua vida. Contudo, é importante deixar claro que um cachorro não substitui o tratamento e é apenas uma medida que pode auxiliar na recuperação.

6 – Faz Você Sorrir Mais

Os cães são seres adoráveis que estão a todo o momento fazendo peripécias, caretas e é impossível vê-los sem dar uma gargalhada ou pelo menos um sorriso. Mesmo que tenha tido um dia ruim, chegar em casa e ver aquele bichinho tão adorável te esperando, fará com que se sinta mais feliz. Tenho a certeza de que ter um animalzinho fará com que sorria com muito mais frequência, o que é ótimo para a saúde física e emocional, além de fazer com que viva de forma mais leve.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Companhia Para Todas as Horas

Ter um cachorro é ter um companheiro fiel para todas as horas, pois, independente do que aconteça, ele sempre estará ao seu lado. Assim como disse o advogado de Charles Burden, as pessoas podem te decepcionar, te abandonar, mas o cão sempre estará ali, independente se você tenha muito ou pouco dinheiro, esteja saudável ou doente, feliz ou triste.
Mesmo com todos os benefícios, é importante que pense antes de adotar um cachorro. Afinal, trata-se de uma vida que ficará sob a sua inteira responsabilidade pelos próximos anos. Desse modo, é fundamental que reflita se está realmente pronto para oferecer todos os cuidados e o carinho que ele precisa.
Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam todos os benefícios de se ter um melhor amigo canino.
 
Copyright: 708732331 – https://www.shutterstock.com/pt/g/4pmproduction