fidelidadeo-que-e

O Que é Fidelidade e Por Que Ela é Importante nos Relacionamentos?

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de abril de 2019

Você sabe realmente o que é fidelidade e o que ela representa em nossas vidas? Saiba que, de acordo com o dicionário, é a postura de quem honra os compromissos que assume. Embora isso tenha ligação com relacionamentos amorosos, é importante deixar claro que envolve muito mais do que não ter relações extraconjugais, pois inclui principalmente os sentimentos que se tem. Nesse sentido, se você ama uma pessoa, deverá ser fiel ao que sente e evitar agir de modo que pareça que esse laço não existe, o que vale também para amizades, relações familiares, crenças, valores, sonhos.

Saiba o Que é Fidelidade e Qual a Sua Importância

Como disse no início deste artigo, a fidelidade é a qualidade das pessoas que são fiéis aos seus compromissos, estejam eles ligados a laços com terceiros ou aos seus próprios sentimentos. Desse modo, podemos dizer que um amigo fiel é aquele que sempre age de forma verdadeira, é sincero e está sempre ao seu lado, pois honra a amizade que existe entre vocês. O mesmo se aplica aos seus próprios sentimentos e valores, pois é importante ser fiel a eles para viver de modo coerente e equilibrado.

A fidelidade é importante nos relacionamentos de uma forma geral, incluindo aquele que se tem com terceiros e consigo mesmo, porque preza pela verdade, por viver de acordo com aquilo que se pensa e sente. Assim, quando um indivíduo fiel percebe que os seus sentimentos mudaram em relação a algo ou alguém, jamais finge que nada aconteceu e busca solucionar aquela questão do modo mais honesto possível.

Considerando tudo isso, podemos concluir que uma pessoa verdadeiramente fiel não terá relacionamentos extraconjugais, mas não por essa ser uma atitude reprovada pela sociedade e sim por ser verdadeiro demais para enganar alguém que ama. Por tudo isso, jamais devemos exigir a fidelidade de alguém, pois se trata de algo que é natural que se deve ter por livre e espontânea vontade.

Principais Características das Pessoas Fiéis

Agora que já entendeu o verdadeiro significado da palavra fidelidade e o que ela representa, veja quais são as principais características das pessoas fiéis. Aproveite para fazer uma reflexão a respeito do seu comportamento, do que está indo bem e do que precisa trabalhar em seu interior.

1 – Apenas Prometem o Que Podem Cumprir

Ser fiel é ser verdadeiro e, portanto, é de se imaginar que pessoas assim não deixem de cumprir suas promessas. Nesse caso, mais do que isso, elas procuram apenas prometer as coisas que sabem que podem, de fato, cumprir, mostrando que têm responsabilidade e empatia. Assim, evitam problemas e, também, demonstram-se respeitosas em relação aos outros, porque, com esse comportamento, diminuem as chances de causar decepções e sofrimento.

2 – Vivem de Acordo Com os Seus Valores e Princípios

Chamamos de valores o conjunto de regras que norteiam, ou pelo menos deveriam nortear, o comportamento de uma pessoa e que determinam o que ela acha ser certo ou errado. Os indivíduos fiéis conhecem bem os valores que carregam dentro de si e, assim, buscam sempre agir de acordo com eles. Com isso, mostram coerência em relação ao que fazem e ao que exigem de terceiros, pois sabem que é preciso respeitar para ser respeitado.

3 – Respeitam Seus Sentimentos

Além de considerarem os seus valores, as pessoas fiéis respeitam os seus sentimentos. Nesse sentido, você nunca verá alguém que é realmente fiel e que diz amar o seu par verdadeiramente, se envolver em um relacionamento extraconjugal, por exemplo, e enganar o outro. Isso porque, indivíduos assim, reconhecem e honram o que sentem, pois sabem que o que está em seu coração faz parte da sua verdade e da sua essência.

4 – Prezam Sempre Pela Verdade em Seus Relacionamentos

A verdade é sempre a base dos relacionamentos das pessoas fiéis, pois elas acreditam que compartilhar a vida com alguém somente vale a pena quando realmente se deseja estar ali. Nesse sentido, é bem improvável que você veja uma pessoa fiel mantendo amizades, namoros ou qualquer tipo de relação por comodismo ou insegurança. Da mesma maneira que, caso ela venha a cometer um erro, pois é um ser humano, irá assumir sua responsabilidade e arcar com as consequências de seu ato.

5 – Sentem Empatia Pelas Outras Pessoas

A empatia é outra importante base da fidelidade, em qualquer tipo de relacionamento, pois é através dela que um indivíduo consegue se colocar no lugar de terceiros e evitar fazer com os outros coisas que não gostaria que fizessem com ele. Se todos se abrissem para esse pensamento e os considerasse antes de agir, certamente haveria mais pessoas fiéis no mundo. Vale lembrar que ser empático tem, sim, os seus desafios, contudo, se você quiser verdadeiramente agir dessa maneira, dará o seu melhor para evoluir a cada dia.

6 – Honram a Confiança Que Lhe Depositaram

Quando uma pessoa está em um relacionamento, ela demonstra que deposita sua confiança naquele indivíduo com quem mantém um namoro, casamento, uma amizade ou mesmo uma relação profissional. Dessa maneira, ao prezar pela fidelidade, um indivíduo mostra que honra essa confiança que lhe foi depositada, pois reconhece o quanto é valiosa. Começar a enxergar as suas relações assim fará com que dê a elas a importância que realmente merecem, afinal, os sentimentos alheios são coisa séria e merecem todo o nosso respeito.

7 – São Autênticas

Por último, está uma característica bastante importante das pessoas fiéis, a autenticidade. Ser autêntico é ser verdadeiro e agir da maneira que acredita ser o certo, sem se deixar levar por influências apenas para se sentir aceito. Considerando isso, você jamais verá um indivíduo fiel falando mal de um amigo apenas porque todos perto dele estão fazendo isso, simplesmente porque essa atitude não condiz com o sentimento que carrega dentro de si, de amizade, respeito e carinho.

Depois de saber mais a respeito da fidelidade e das características das pessoas que prezam por ela em seu comportamento, responda: você se considera uma pessoa fiel? Saiba que sempre é tempo de aprender, se desenvolver e evoluir.

Para encerrar, deixo uma frase bastante interessante do grande pensador Goethe para que reflita: “A fidelidade é o esforço de uma alma nobre para se igualar a outra maior do que ela”. Pense nisso!

 

Copyright: 752728837 – https://www.shutterstock.com/pt/g/thitarees

Deixe seu Comentário: