estresse-emocional-dicas

Entenda o Que é Estresse Emocional

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de setembro de 2019

Você já ouviu falar em estresse emocional? Este tipo de transtorno, diferente do estresse comum, que geralmente é proveniente de fatores externos como aquelas situações de filas no trânsito, discussões ou problemas no trabalho, vêm de dentro da pessoa, ou seja, de uma insatisfação interna com sua vida que acaba se espelhando em seu estado físico, emocional e mental.

Ansiedade, grande irritação, frustração, tristeza constante, descrença, insegurança, pesar, mágoa: são alguns dos sentimentos e sensações constantes no cotidiano dos indivíduos estressados emocionalmente.  Assim, tanto no trabalho com em sua vida pessoal, o profissional não consegue estar bem e atender suas demandas e responsabilidades de forma produtiva e positiva.

Pelo contrário, tudo parece ser um grande fardo, com um peso totalmente desproporcional às energias que a pessoa tem para realizar suas tarefas, o que só aumenta sua insatisfação. Por isso, é importante estar atento não apenas ao estresse como já conhecemos, mas também ao estresse emocional, que causa inúmeros malefícios e pode levar a uma grave depressão.

Principais Sintomas do Estresse Emocional

  • Insônia e irritação frequente;
  • Queda de cabelos, perda ou aumento de peso;
  • Sensação de fraqueza, vazio e desânimo constante;
  • Afastamento social e isolamento;
  • Foco no negativo e falta de entusiasmo com tudo;
  • Insatisfação, raiva e queda na produtividade no trabalho;
  • Dificuldades de concentração e lapsos de memória;
  • Dores de cabeça e no corpo, frequentes, e sem foco físico.

Esteja Alerta e Cuide do Estresse Emocional

Além disso, existem também os sintomas físicos, debelados pelo nosso corpo e, que muitas vezes, fazem com que a pessoa sinta-se doente, mas internamente não haja realmente nenhum problema desta origem. Estou falando de diarreias, gastrites, prisões de ventre, pressão alta e dores musculares e de cabeça provenientes do desequilíbrio emocional.

Sim, quando nossa mente está adoecida nosso corpo padece. Esta é uma forma de nosso sistema chamar a atenção e dizer que algo vai mal. Por isso mesmo, não é raro ao fazer exames para descobrir as causas chegar ao diagnóstico de estresse emocional, pois externamente a pessoa não tem absolutamente nada.

Por isso, é essencial que estes sintomas sejam identificados e tratados de modo correto para que não se transforme em depressão e acaba incapacitando a pessoa em diversos sentidos. Ter um acompanhamento especializado vai ajudar muito entender as origens e tratar, da forma certa, o problema.

Quero ressaltar ainda que o estresse emocional não é frescura, preguiça ou moleza como muitas pessoas erroneamente podem crer. Não, é um sinal de que o indivíduo está sofrendo muito e precisa de ajuda para conseguir vencer e superar suas dificuldades emocionais.

Muitos de nós sofremos muitos traumas, perdas e problemas sérios ao longo da vida e que nos causam grandes estragos emocionais e psicológicos. Ás vezes, nós não lidamos com as situações do modo certo e, isso, vai virando uma bola de neve em nossa mente e coração; adoecendo nossos sentimentos, nos enfraquecendo, deixando tristes, estressando e nossa vida sem sentido.

11 MANEIRAS DE CURAR O ESTRESSE EMOCIONAL

1 – Preencha sua vida com atividades divertidas

Você gosta de praticar algum esporte como tênis, voley, natação ou mesmo uma caminhada? Procure incorporar pelo menos uma dessas atividades em sua vida diária. Assim você vai manter sua mente e corpo ocupados com atividades que farão bem à você, tirando do foco as preocupações do dia a dia. 

2 – Fale sobre seus sentimentos

Muitas pessoas não gostam de expressar sentimentos. Acham que isso as enfraquece ainda mais e ainda pode demonstrar fraqueza. Pense na possibilidade de falar dos seus sentimentos e fazer de você uma pessoa mais forte. Pedir ajuda nesse momento pode lhe fazer bem. Não se sinta mal por levar alguma emoção negativa para outra pessoa. Isso é uma troca, hoje é você, amanhã poderá ser seu amigo. 

3 – Não lute contra seus sentimentos 

Já ouviu um ditado que diz sobre: “Não resistir para não persistir?” Ele se aplica aqui. Tente não lutar contra seus sentimentos a todo tempo. Abrace suas emoções e comece a aprender a conviver com elas. Se você está vivenciando essas emoções estressantes, você é parte da causa delas. Então aprenda a lidar com o que você ajudou a criar. Depois de aceitar que você desempenhou um papel na criação do estresse, você pode, conscientemente, trabalhar esse estresse para estabelecer melhores resultados

4 – Faça meditações

A meditação é uma ferramenta poderosa para várias situações na vida da pessoa, inclusive fugir de situações estressantes do dia a dia. Meditar relaxa e acaba proporcionando você a passar um tempo em sua própria companhia, em recuperação e relaxamento. Separe um tempo, todos os dias, de manhã é um excelente horário, para sua meditação. A meditação ajuda no raciocínio porque religa o cérebro e o deixa em estado de profunda tranquilidade. 

5 – Contemple a natureza

Quanto mais tempo você passar contemplando a natureza, que é gratuita, mais você poderá aproveitar toda a beleza natural do universo. Aprecie tudo a sua volta, flores, vegetação, árvores e seja grato por ter recebido isso da natureza. Caminhe um pouco sob o sol, respire profundamente. Passe uma tarde sentada do lado de fora vendo o dia se desdobrar diante de você; faça isso com frequência. Sua alma agradecerá. 

6 – Faça algo que te dê prazer

Tire férias, vá passear em algum lugar que sonha tanto. Coma o seu bolo favorito sem se preocupar com dietas. Faça coisas para você se sentir bem. Uma massagem, uma caminhada, ao cinema, assistir filme e comer pipoca. Você merece, principalmente por ter passado por experiências estressantes. Se dê de presente um pouco de atenção e amor. 

7 – Recomece

Se você sente que sofreu tanta dor e que não aguenta mais passar por tudo isso novamente. Comece tudo novamente. Isso pode significar mudar para uma nova cidade, conseguir um novo emprego, sair de um relacionamento tóxico ou apenas se reinventar. Você não pode criar seu futuro se ficar preso no passado, então deixe isso para trás e lembre-se de que a cada novo nascer do sol você pode se tornar quem e o que você deseja.

8 – Pratique exercícios regularmente

O estresse emocional indica apenas que você direciona sua energia de uma maneira que não lhe é mais útil. Redirecione essa energia para algo mais benéfico, como o exercício. Os cientistas descobriram que o exercício físico pode ser um dos melhores desestressante natural do mundo, por isso certifique-se de suar pelo menos trinta minutos por dia durante cinco dias por semana. Além disso, faça atividades que você goste – faça exercícios parecer uma atividade divertida e gratificante, para não procrastinar. 

9 – Descubra a fonte do estresse e elimine

Passe algum tempo sozinho avaliando sua vida e pensando sobre o que você pode mudar para mover algumas das maiores fontes de estresse. Talvez seja necessário fazer algumas mudanças significativas em sua rotina diária ou repensar nos seus relacionamentos. Isso pode parecer desconfortável e doloroso, mas você precisa fazer o que for necessário para encontrar sua paz de espírito. Deixar de lado os principais indutores de estresse permitirá que você se concentre em criar uma vida mais feliz para si mesmo.

10 – Perdoe a si mesmo e aos outros.

As vezes somos insuportáveis por nós mesmos. Esperamos a perfeição e não entendemos porque precisamos de tanto tempo para nos curar do passado. No entanto, você precisa permitir-se passar pelas emoções necessárias e fases de cura antes de seguir em frente. Além disso, perdoe os outros que lhe causaram dor. Você tem que perceber que a dor deles se tornou grande demais para eles, então eles tiveram que descontar em outras pessoas. Ame o outro e ame-se! 

11 – Tenha a certeza que “tudo passa!” 

Sem sofrimento, não saberíamos o que é a felicidade. Sem dor, não conheceríamos prazer. Provavelmente, você sentiu todas essas emoções em sua vida e talvez tivesse percebido que elas não durariam para sempre. Você pode e vai passar por isso, mas deixe as coisas seguirem seu curso natural. Verá que a tempestade passará mais rápido que você imagina. 

Se você se sente assim ou conhece alguém com estes sintomas, esteja alerta e busque auxilio especializado. Existem diversos profissionais que podem ajudar a tratar os sintomas e o problema e ajudar o indivíduo a libertar-se das dores e dilemas que trazem este estresse emocional. Fique atento, cuide-se e tenha uma vida melhor em todos os sentidos. Faça isso, você merece!

Copyright:Antonio Guillem/Shutterstock

Deixe seu Comentário: