Você tem gastado muito tempo focando em problemas supérfluos? Problemas pequenos?

Ocorre que, em muitos dos casos, na falta de definirmos um grande objetivo para as nossas vidas, acabamos por orientar os nossos esforços para coisas desnecessárias e que não propiciar quaisquer tipos de crescimento e evolução para as nossas vidas.

O que eu quero dizer é que é importante nos orientarmos segundo um propósito que nos guie. Elaborar um conjunto de metas que possam contribuir positivamente para o seu crescimento pessoal e profissional.

Quer saber mais como tudo isso ocorre? Acompanhe-me nessa leitura

Foco nos  grandes Objetivos

Os problemas, as dificuldades e obstáculos são inerentes à nossa vida, e eu posso afirmar, com toda a convicção do mundo, que isso é bom. Eu posso lhe explicar:

É bom pois, caso vivêssemos uma vida sem desafios, sem obstáculos e sem dificuldades, não haveria espaço para o desenvolvimento, para as conquistas e para o sucesso. Seria estar preso em uma vida estagnada, apenas observando o seu curso linear.

PSC

Os problemas nos movem em direção à sua superação, servem de motivação e combustível para irmos além e alcançar os nossos objetivos, segundo o nosso propósito de vida, aquilo que definimos como sendo o sentido maior de nossas vidas.

Mas de que forma poderemos aspirar todo esse sucesso se não definimos metas que correspondam a grandeza de nossas vidas?

Focar em pequenos problemas, aqueles que comumente ocorrem, dia após dia, é o mesmo que não dar espaço para aspirações grandiosas, capazes de mudar as nossas vidas. Pois, a partir do momento que não focamos nos nossos verdadeiros objetivos, corremos o risco de ter a nossa mente na busca por encontrar problemas até mesmo onde eles não existem.

Você já ouviu aquele ditado, “mente vazia oficina do Diabo”?, pois bem, ele complementa bem essa ideia de que, quando não focamos naquilo que realmente importa, damos espaço para coisas que não agregam em nada para a nossa vida, muito pelo contrário, têm o potencial de prejudicá-la.

Foque naquilo que fará a diferença, esteja atento aos seus sonhos, desejos, objetivos e aspirações e não os perca de vista.

Dicas para não perder o foco

Agora que entendemos a importância dos grandes objetivos em nossas vidas, devemos bolar estratégias para que possamos cumprir, passo a passo, esses objetivos e não perdê-los de vista. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

Definir quais são nossas metas e objetivos

Antes de mais nada é necessário compreender aonde queremos chegar. Identificar tudo aquilo que não irá contribuir no alcance daquilo que almejamos e também entender que, para promover um verdadeiro movimento em nossas vidas, gerando motivação e desenvolvimento, é necessário estabelecer grandes desafios a serem alcançados

Planejamento

Agora que sabemos aonde queremos chegar é imprescindível definirmos como chegaremos lá. Pode parecer uma ideia muito simples mas é importante entendermos que o trajeto pode ser bastante problemático. Definir estratégias e compreender a dinâmica do processo são importantes aspectos que devemos estar atentos.

Foco

Alcançar um grande objetivo, ou mesmo viver segundo um propósito maior de vida, é ter comprometimento, foco. As distrações virão, você pode ter certeza que sim, mas a forma como você enxerga a linha de chegada e se dedica à alcançá-la fará toda a diferença.

Dedicação

Você conhece o livro O pequeno príncipe? Em um dos seus tantos marcantes trechos encontra-se o seguinte: Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante. Percebeu o poder dessa afirmação? É muito simples entendermos a aplicação dessa frase. Encontre àquilo que te faz verdadeiramente feliz, se orientando sempre segundo o seu propósito, e você perceberá que a seu desempenho e dedicação serão infinitamente maiores.

E para finalizar eu te convido a conhecer melhor a si mesmo e concentre-se na seguinte reflexão, o que você é agora e o que você quer ser. Foque nessas questões e não deixe que pequenas coisas possam se sobrepor ao seu crescimento.