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O que é motivação no trabalho e motivação organizacional

Por: José Roberto Marques | Blog | 30 de julho de 2018

A busca por profissionais produtivos, comprometidos e com foco em resultados é constante na maioria das organizações. Para que isso aconteça, entretanto, a empresa deve oferecer capacitação, treinamento, benefícios e, principalmente, investir em motivação e desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.

Quando estão motivados, os colaboradores trabalham com mais prazer e afinco, têm melhor rendimento e, consequentemente, seus resultados também tendem a ser melhores.

A motivação é o combustível que impulsiona os profissionais e colaboradores a se dedicar e dar o seu melhor em suas tarefas diárias e atingir seus objetivos, melhorando seu rendimento e contribuindo para a conquista de resultados positivos para a empresa.

 

O Que é Motivação no Trabalho e Motivação Organizacional?

A motivação no trabalho é a junção de comportamentos e razões que impulsionam as atitudes de um colaborador. Ela influencia diretamente a disposição, a vontade e o comprometimento do indivíduo com seu trabalho. Quanto mais motivado um profissional está, melhor será o seu desempenho e produtividade.

Já a motivação organizacional está relacionada ao conjunto de fatores que a empresa deve oferecer a seus colaboradores para manter todos motivados e engajados na busca de bons rendimentos. É importante lembrar que um profissional desmotivado produz menos, tem um rendimento menor e pode influenciar outros colegas a ter o mesmo comportamento, daí a importância da organização combater as causas da baixa motivação entre seus colaboradores.

 

Como a Empresa Detecta se o Colaborador Está com Baixa Motivação?

Um dos sinais mais visíveis está relacionado com o baixo rendimento do colaborador. Se ele se mostra desmotivado, com certeza o resultado desse comportamento irá resultar em consequências negativas e prejuízos para a empresa.

Fique atento nos sinais e tente realizar esse diagnóstico o mais rápido possível para saber se apenas alguns colaboradores estão desmotivados ou a equipe inteira. Confira alguns desses indícios:

  • Indisposição para executar suas tarefas diárias
  • Uso excessivo de palavras negativas
  • Isolamento dos demais colegas de equipe
  • Seu rendimento é notoriamente baixo
  • Mal consegue esperar o término do expediente para ir embora
  • Deixa de ser proativo e realiza somente as tarefas necessárias e às vezes não as finaliza
  • Não consegue atingir as metas estabelecidas pelo gestor
  • Sempre está criticando as mudanças feitas pela empresa
  • Discorda de tudo
  • Recusa a participação de novos treinamentos
  • Falta ao trabalho com frequência

Detectando o problema, é hora de o gestor da equipe começar a pensar nas alternativas para mudar esse quadro. O desempenho do colaborador depende do que a empresa fornece, ou que mudanças ela faria, para que ele se inspire no que está fazendo. Desempenhar tarefas rotineiras causa um certo desânimo.

É preciso que a empresa adote atitudes que motive toda a equipe. Lembre-se que a motivação do seu colaborador está intrinsicamente ligada ao sucesso de sua empresa, garantindo uma vantagem competitiva no mercado.

 

Veja quantas dicas valiosas você pode implantar na rotina de sua empresa para promover a motivação no ambiente de trabalho:

  • Delegue tarefas de acordo com a capacidade de cada profissional;
  • Estabeleça metas factíveis;
  • Promova desafios constantes;
  • Dê os feedbacks para que ele saiba como está se saindo;
  • Valide-o sempre que alcançar a meta ou contribuir com uma boa ideia;
  • Ofereça benefícios aos colaboradores;
  • Reconheça o bom trabalho dos profissionais e da equipe;
  • Promova capacitação e treinamentos, visando melhora no desempenho e alta performance;
  • Promova um ambiente de trabalho saudável e propício ao desenvolvimento de cada colaborador;
  • Cultive a cultura dos bons relacionamentos dentro da organização;
  • Estimule a criação, criatividade e colaboração.
  • Trate todos de forma igual

 

A Importância da Liderança no Processo de Motivação no Trabalho

Segundo Idalberto Chiavenato, “a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos”. Grandes resultados são obtidos através do envolvimento entre líderes e colaboradores em um ambiente motivado.

Existe uma grande diferença em ser líder e ser um chefe. Ser líder é inspirar e empoderar seus colaboradores, validando seus resultados, orientando-os e sendo servidor.

A liderança servidora é o que há de mais efetivo e assertivo para uma equipe trabalhar de forma motivada. Os colaboradores costumam copiar as atitudes de seu gestor, este, sendo servidor, com certeza irá fazer de sua equipe uma equipe também que contribui, participa e compartilha dos obstáculos e também dos resultados positivos.

A postura de um líder não é estar acima de nenhum de seus colaboradores, mas lado a lado, seguindo numa mesma direção pelo bem e sucesso da empresa.

 

Você tem Perfil de Liderança? Conheça 5 Características de um Líder Motivador:

  1. Saber ouvir: Se comunicar de forma que o seu interlocutor compreenda as informações corretamente. O bom líder é aquele que sabe ouvir sua equipe, portanto, falar no momento certo e ouvir mais. Participação com o grupo
  2. Fortalecer a confiança e o respeito – O líder que participa e respeita toda a equipe na participação dos projetos e metas, dando espaço para a criatividade e contribuição de cada colaborador para o alcance desses projetos, fortalece o sentimento de confiança e respeito. Isso faz com que a equipe cresça junto.
  3. Estabelecer proximidade com a equipe – Ajuda a evitar barreiras que acabam prejudicando o desempenho de toda equipe. A proximidade ajuda a entender melhor as competências de cada colaborador.
  4. Solucionar conflitos – Neste momento o líder tem que ter muita sensibilidade e cuidado para a solução de algum conflito entre a equipe. Deverá encontrar uma solução rápida e adequada para o problema.
  5. Delegar tarefas e responsabilidades – E mostrar que confia no trabalho dos colaboradores. Essa é uma das atitudes mais motivadoras dentro de ambiente de equipe. Reconhecer que o colaborador fez um bom trabalho é uma atitude positiva e de grande incentivo.

Quer saber mais como criar um ambiente motivador na sua empresa? Como capacitar sua liderança e sua equipe para atingir as competências necessárias para o bom convívio no trabalho? Conheça as ferramentas do coaching para estimular seus colaboradores e impactar seus resultados.

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