comprometimento-trabalho

O que é comprometimento no trabalho?

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de setembro de 2019

Comprometimento é o ato de realizar o que se propôs a fazer. Trata-se da congruência entre atitudes, comportamentos e palavras. O indivíduo comprometido se esforça para sempre honrar seus compromissos. A responsabilidade é inseparável do comprometimento e, portanto, uma pessoa que se mostra irresponsável dificilmente será comprometida com seus afazeres.

Na carreira, o comprometimento é determinante para conduzir o profissional ao alcance do estado desejado. É um dos elementos fundamentais para o sucesso: profissionais comprometidos se destacam no mercado e são requisitados pelas empresas, pois entregam desempenho e resultados mais satisfatórios.

Ser comprometido no trabalho é muito mais que cumprir sua carga horária e realizar suas atividades. Significa assumir postura e atitudes favoráveis para o crescimento da empresa. Trata-se de estar verdadeiramente envolvido, sendo ativo e participativo com os projetos, propondo possibilidades de melhoria e aumento de resultados e, principalmente, tomando ações concisas com as metas e objetivos almejados.

15 Dicas Para Aumentar Seu Comprometimento Com a Empresa

Conduta ativa

Nas reuniões da empresa, mantenha-se focado do início ao fim e anote os pontos de discussão trazidos em pauta. Tente dar sugestões e propor possibilidades de melhoria. Expresse sua opinião e seja, de fato, participativo.

Preste suporte ao seu superior

Não restrinja seu potencial fazendo apenas suas funções e atividades: ouse ir além. Se disponibilize para ajudar o líder, seja treinando novos integrantes, desenvolvendo relatórios ou ajudando os colegas de equipe. Seja proativo!

Seja voluntário

Principalmente em empresas de grande porte, fóruns, congressos, eventos e palestras acontecem com maior frequência. Se prontifique a colaborar de alguma forma, pois esta é uma maneira diferente de se envolver nos projetos da empresa.

Seja consciente

As despesas de uma empresa são muito altas. Uma excelente forma de mostrar comprometimento com a instituição, portanto, é tomando atitudes conscientes, como economizar água ao lavar as mãos, utilizar copos descartáveis com moderação, desligar a luz ao sair de um ambiente, etc.

Organize sua agenda

Tenha o hábito de organizar sua agenda todas as noites para o próximo dia estar com todas as suas tarefas listadas. Isso vai te ajudar a ser mais produtivo e não se perder com o que vai fazer no dia seguinte. Você não será produtivo a menos que planeje tudo o que vai fazer na manhã seguinte. Uma dica importante é não preencher toda sua agenda sem deixar uma brecha para alguma tarefa importante de última hora. 

Mantenha sua mesa organizada

Qualquer ambiente de trabalho que esteja desorganizado vai te causar distrações. Quem trabalha em “home office” sabe bem o que estou falando. Portanto, comece com sua mesa. Mantenha ela em ordem para não desequilibrar seu dia. Ambiente organizada ajuda a pensar com mais clareza e executar as tarefas mais ordenadamente. 

Comece cedo

Se quer que seu dia tenha um rendimento melhor, sugiro que pule mais cedo da cama. Já ouvir falar do ditado: “Deus ajuda a quem cedo madruga”? Então! Aproveite o tempo. Levante a tempo para fazer acontecer. Ainda mais se você tem o costume de fazer meditação e tomar um café, o seu despertar deverá ser bem mais cedo ainda. E é claro, você vai ter que deitar mais cedo para que tenha uma noite suficiente de sono.

Meditação

Evidências científicas mostram que o exercício matinal pode nos fazer pensar melhor, trabalhar melhor e se tornar mais produtivo. Faz muito bem para o cérebro a meditação e exercitar diariamente faz com que você alcance altos níveis de desempenho em trabalhos que exigem muito de seu intelecto. Uma seção de ioga pode preparar você para um dia de muitas tarefas com sucesso na execução. 

Faça pausas para descanso

As pausas são necessárias e importantes para você dar um tempo para sua mente. Principalmente quando você está completamente absorvido em sua atividade. Parar por alguns 10 a 20 minutos vai fazer com que você volte a realizar as tarefas com mais concentração, mais produtividade e engajamento. 

Tome decisões assertivas

A tomada de decisão é uma atitude que, na maioria das vezes, tem um tempo muito curto para pensar sobre ela. Quando você se depara com uma decisão no decorrer do seu trabalho, dê a si mesmo um limite de tempo para que seja assertiva. 

Use fones de ouvido

Fones de ouvido podem impedir distrações e manter você focado. Pesquisas comprovam que trabalhadores que usam fones de ouvido são mais produtivos. 

Realize as tarefas mais difíceis primeiro

Deixar as tarefas mais fáceis para depois tem suas vantagens. Faça sua maior e mais feia tarefa primeiro, o resto do dia será mais leve e produtivo. 

Evite reunião desnecessárias

Se você está no mercado há muito tempo, sabe que a maioria das reuniões é uma perda de tempo. Evite reuniões desnecessárias, desgastantes e sem foco. 

Cuidado com as mensagens de e-mail

O canal de comunicação eletrônica pode ser tão destrutivo quanto as reuniões. Claro, você precisa lidar com e-mail. É importante, mas não deixe que isso te distraia e consuma o seu dia. Isso vale também para as mensagens do seu smartphone. 

Crie sua rotina de trabalho

Se você fizer algo repetidamente, será capaz de fazer melhor e mais rápido a cada dia. Depois de identificar a rotina que melhor se adapte ao seu desenvolvimento diário de trabalho, fique com ela. Sua rotina é o caminho para sua produtividade.

 

O importante é compreender que, quando sua conduta favorece o aumento de resultados da empresa, seu desenvolvimento profissional também é impactado positivamente. Ser comprometido no trabalho é ser comprometido com própria carreira.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Copyright: © Depositphotos.com

Deixe seu Comentário: